Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Modelagem Criativa

Modelagem Criativa

Formato: presencial

Objetivo
Especializar o profissional em processos criativos de desenvolvimento e construção de peças para o vestuário adulto, tendo como base a manipulação da forma por meio das técnicas de modelagem plana e tridimensional (moulage) para resultar em produtos de moda com identidade.

Diferenciais
O egresso terá competência para combinar conhecimentos teóricos e práticos da área de Estilismo e Modelagem, que normalmente são oferecidos separadamente pelas instituições de ensino, apropriando-se do processo criativo por meio da experimentação de técnicas de modelagem de peças do vestuário e da valorização da forma e dos materiais aplicados. Terá um domínio maior de sua identidade criativa e de como empregá-la na criação de produtos do vestuário adulto.

O curso explora as relações antropométricas e ergonômicas do corpo e da roupa com foco na vestibilidade e funcionalidade; na compreensão do material que envolve o corpo e suas possibilidades de utilização, além de narrativas sobre modelagem e construção para entender o processo histórico do vestir até a contemporaneidade, de maneira a estimular a criatividade, proporcionando novas formas e descobertas de construção da roupa.

Este curso se mostra, portanto, inovador entre as ofertas do mercado nacional, atendendo às necessidades de um setor em constante transformação e à busca por diferenciação e soluções produtivas.

Carga horária: 366 horas

Aplicação
O profissional formado por este curso estará apto a desenvolver produtos de moda com maior autonomia, versatilidade e ousadia, utilizando a criatividade e a modelagem como ferramentas estratégicas para alcançar os objetivos propostos resultando em produtos com diferencial competitivo.

Panorama de mercado
Para atender às exigências de um mercado altamente competitivo e em constante transformação, é essencial um investimento e evolução constantes de educação em Moda, articulando conceitos e fundamentos de processos criativos com técnicas de modelagem e moulage na construção de peças do vestuário, de modo a aprimorar os resultados na atuação dos profissionais tanto da área de modelagem quanto de estilismo.
O curso destina-se a profissionais e alunos graduados na área de moda, estilistas, modelistas, designers de moda e profissionais atuantes no setor, além de profissionais, graduados em áreas afins (design, arquitetura, artes visuais, têxtil), interessados em especializar-se em modelagem e moulage no processo criativo, desde que disponham de conhecimentos básicos de modelagem.
O curso destina-se a portadores de diplomas de graduação nas áreas de moda, estilismo, modelagem, design ou desenho de moda, ou áreas afins, como design, arquitetura, artes visuais, têxtil, interessados em especializar-se em modelagem e moulage como processo de criação, desde que disponham de conhecimentos teóricos e práticos de modelagem.
PENSAMENTO E EXPERIMENTAÇÃO GEOMÉTRICA EM ROUPAS
Apresenta a relação geométrica do corpo na planificação das roupas - identificando técnicas de modelagem e os possíveis moldes resultantes desse processo - e estimula a criatividade, valorizando a tridimensionalidade do produto de moda em sua forma e volumetria, com a finalidade de refletir e construir resultados criativos, valorizando o comportamento têxtil e as possibilidades do vestir.
MODELAGEM: DESCONSTRUÇÃO E CRIAÇÃO
Promove a criação de produtos de moda pelo processo de desconstrução, relacionando-o historicamente com as técnicas de construção - moulage e planificação dos moldes para a confecção em grande escala - até o pensamento contemporâneo, com a finalidade de estimular soluções criativas.
DESIGN DE SUPERFÍCIE APLICADO A MODELAGEM
Estimula a pesquisa e a experimentação de materiais, por meio do design de superfície e propõe o estudo da modificação na estrutura têxtil, aplicada ao desenvolvimento da modelagem, ampliando as possibilidades criativas e as decisões quanto à escolha adequada de materiais.
MODELAGEM: DIVERSIDADE, FUNÇÃO E VESTIBILIDADE
Propõe o estudo das relações antropométricas e ergonômicas do corpo humano - masculino e feminino adulto - e analisa as diferentes tabelas de medidas e a variação de tamanhos e morfologias corporais, para estimular a percepção e compreender a diversidade, a função dos corpos e suas vestibilidades como o suporte para a criação de peças para o vestuário.
MODELAGEM CONTEMPORÂNEA
Apresenta os movimentos contemporâneos na modelagem - desde as décadas de 1980 a 1990 - e os processos de criação e construção que redesenham o produto de moda, incorporando objetos ou conformações inusitadas em técnicas de construção inovadoras para o desenvolvimento de peças do vestuário.
MODELAGEM: SOLUÇÕES CRIATIVAS E SUSTENTABILIDADE
Promove o processo criativo pela experimentação e aplicação dos conhecimentos técnicos de modelagem, da planificação e elaboração de encaixe de moldes, eliminando resíduos materiais, com a finalidade de estimular a construção de produtos de moda com soluções inovadoras de aproveitamento e reutilização de matéria prima e produtos.
TECNOLOGIA APLICADA A MODELAGEM
Propicia o uso de ferramental digital específico para o desenvolvimento de produtos para o vestuário, apresentando soluções tecnológicas que colaboram para os processos de criação, representação gráfica, interpretação de projetos ou modelagem de roupas, com a finalidade de possibilitar a descoberta digital e tecnológica no vestir contemporâneo.
MODA E CONEXÕES
Aborda o cotidiano na área de Moda, por meio de discussões acerca das demandas atuais de mercado, das conjecturas, das inovações que surgem como agentes criativos ou participativos do processo de construção de produtos de moda. Tem a finalidade de apresentar o panorama - nacional e internacional - contemporâneo da Moda.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: PESQUISAS E REGISTROS
Orienta a elaboração da primeira fase do Projeto de Produto de Moda, por meio da construção do Memorial Descritivo do Processo Criativo, que ilustra o início do processo de criação da minicoleção, utilizando da pesquisa bibliográfica, de campo, imagética e de mercado, relacionando método, técnica e tecnologia.
PROCESSOS CRIATIVOS, REGISTROS E IDENTIDADE
Subsidia o aluno na elaboração do Projeto de Produto de Moda, estimulando a constituição da identidade pessoal e autoral do processo de criação, por meio do registro do procedimento adotado no Memorial Descritivo do Processo Criativo, com a finalidade de propor relações com o trabalho criativo de estilistas, costureiros ou designers que se destacam pela técnica de construção.
ATELIÊ DE CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO
Subsidia a elaboração pelo aluno do Projeto de Produto de Moda para a construção e montagem da minicoleção, aplicando metodologias criativas autorais e o empenho da prática na construção de formas e volumes, em suporte tridimensional, adequando tecidos, cores e texturas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO
Orienta a continuidade do desenvolvimento, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de construção e acabamento para o produto de moda proposto, fomentando a confecção da minicoleção. Finaliza o registro do processo de criação, despertando o olhar do aluno para o desenvolvimento de projetos de comunicação que divulguem seus trabalhos com identidade.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
A organização curricular propicia ao aluno a ampliação de seus conhecimentos para a atuação profissional em Moda. Para tanto, o curso articula-se em três blocos temáticos:

No Bloco Temático 1, Corpo, Técnicas e Materiais, a abordagem sugere a percepção do corpo humano, estimulando o pensamento criativo e valorizando a vestibilidade. Estimula a pesquisa de materiais têxteis e não têxteis, a percepção dos seus comportamentos e reações sobre o corpo nos diferentes produtos de moda. Promove ainda a reflexão histórica da modelagem e das peças do vestuário. Estimula a criação de produtos e percepção da relação existente entre as técnicas de construção.

No Bloco Temático 2, Geometrização das Roupas, a proposta é estimular a criatividade valorizando a tridimensionalidade do produto de moda em sua forma e volumetria, por meio da experimentação e aplicação dos conhecimentos técnicos de modelagem, incentivando o pensamento produtivo com soluções sustentáveis e a normatização no registro do processo.

O Bloco Temático 3, Criação e Construção, propõe a reflexão individual da identidade do aluno como elemento de formação de seu processo de criação, desenvolvendo metodologias criativas próprias. Compreende práticas laboratoriais na construção de formas e volumes, promovendo a organização do processo de planejamento e controle da execução de um produto de moda.

O desenvolvimento dos conteúdos abordados nos Blocos Temáticos objetiva sensibilizar o aluno para reconhecer, experimentar, aplicar e contextualizar a temática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório para os cursos de pós-graduação lato sensu. Pedagogicamente, o TCC situa-se como eixo integrador do currículo para o qual deverão convergir todos os demais componentes curriculares, materializando a interdisciplinaridade pretendida.

O aluno, desde o início do curso, vivenciará oportunidades de pesquisa, reflexão e experimentação por meio dos componentes curriculares. Tais conteúdos colaborarão para que o aluno direcione suas preferências e habilidades no universo da criação em moda.
Pós-graduação lato sensu - Especialista em Modelagem e Moulage no Processo de Criação (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  6 de maio a 31 de julho de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso