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Design - Branding: estratégias de marcas

Formato: presencial

Objetivo
Especializar profissionais para desenvolver projetos, criar marcas e desenvolver estratégias de comunicação e implantação de branding; a atuar em contextos que demandam profissionais com autonomia, criatividade, poder de decisão e capacidade de integrar e coordenar projetos em equipes multidisciplinares.

Diferenciais
Aplica e explicita processos e métodos de design. Estabelece relação entre diferentes áreas de conhecimento: design gráfico, comunicação visual, gestão de marcas, administração, planejamento estratégico e marketing.
Estimula o desenvolvimento de projeto de marca para instituições, produtos e serviços.

Carga horária: 366 horas

Aplicação
Agências de comunicação e publicidade. Estúdios de design gráfico. Escritórios especializados em gestão de marcas.

Panorama de mercado
A especialização para a área é recente e o mercado está se estruturando gradualmente para oferta de projetos de desenvolvimento e implantação de marcas para instituições, produtos e serviços.

O curso é dirigido a profissionais formados em cursos de graduação das áreas de design, comunicação, administração de empresas e economia, que podem ou não atuar na área de gestão e branding.
OBS: no caso de outras formações será solicitada, ao interessado, no momento de inscrição, carta de intenções em que o mesmo deverá expor e justificar seu interesse no curso.
DESIGN SISTÊMICO
Apresenta os conceitos e fundamentos de Design e seus desdobramentos como sistema no contexto de metodologias projetuais, dentre elas, o Design Thinking. Fornece instrumentos para diagnóstico da marca e seus mercados de atuação, assim como expansão de marca e negócio, possibilitando a discussão sobre Arquitetura de Marcas.
ESTRUTURAS NARRATIVAS: HERÓIS E MITOS
Discute a construção de personagens, principalmente heróis e mitos, em sua relação com os processos de identificação dos sujeitos e construção de subjetividades, permitindo entender os elementos de estruturação das estratégias de comunicação e persuasão utilizadas por grandes marcas globais.
TIPOGRAFIA, SINAIS E SÍMBOLOS
Reflete sobre os valores tangíveis e intangíveis da marca, no contexto de representação simbólica da experiência do consumidor com a marca, seus desdobramentos e relações entre símbolo gráfico/produto/consumidor. Leva à compreensão dos elementos gráficos que contribuem para a visibilidade da marca nos espaços urbanos.
DESIGN E BRANDING: IMERSÃO E PROBLEMATIZAÇÃO
Instiga o mapeamento de problemas, a construção de perguntas e a geração de possibilidades de resolução, na perspectiva do design corporativo, considerando o processo de racionalização, elasticidade e expansão de marcas. Estimula a construção de repertório que possibilita experimentação gráfica e a reflexão sobre acertos e erros na construção de identidades corporativas, de produtos e serviços.
COMUNICAÇÃO E IMAGEM CORPORATIVA
Problematiza aspectos relacionados à visão e imagem desejadas pela marca, seu diferencial, sua identidade, relevância e valores, com ênfase em como esses aspectos são apresentados e percebidos pelo usuário-consumidor. Apresenta a função do Manual de Identidade para a implantação, consolidação e gerenciamento dos pontos fortes e fracos de uma marca, diante do ambiente competitivo de mercado, com o objetivo de compreender as lacunas e oportunidades que podem ser ocupadas.
GESTÃO DE MARCAS E ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
Aprofunda os conceitos de micro e macroeconomia. Discute os desdobramentos administrativos da marca: logística, produção, pontos de distribuição. Apresenta o conceito de prossumidor - produtor/consumidor, e os debates em torno de mercado global e de mercado local, com o objetivo de detectar oportunidades e perceber a função das tecnologias administrativas e estratégicas de marketing para o gerenciamento, a inovação e definição de planos de negócios.
ANTROPOLOGIA E COMPLEXIDADES CONTEMPORÂNEAS
Examina os conceitos e fundamentos da cultura como um dos eixos de desenvolvimento humano, com ênfase na diversidade cultural. Apresenta a reflexão sobre a necessidade de pertencimento, a importância dos vínculos afetivos, a busca de conquistas sociais, status, na perspectiva histórica e global, a partir de teorias que trabalham a complexidade da sociedade nos espaços urbanos. Provoca uma compreensão da noção de sustentabilidade para o setor e fornece instrumentos para a reflexão crítica sobre os valores hegemônicos.
DESIGN E BRANDING: PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Desenvolve mecanismos para planejamento estratégico em Design, considerando os ciclos de produto, impactos de produção e consumo, estratégias de ativação, conceitos de sustentabilidade e otimização de recursos, com a finalidade de estimular a identificação e experimentação para mercados alternativos.
DESIGN, CONSUMO E SUBJETIVIDADES
Analisa a importância das estratégias de comunicação, persuasão, sedução e encantamento implementadas pelo design de marcas, que instigam experiências de compra e experiências de uso, na perspectiva da discussão da cultura material e da crítica à cultura de consumo, como base da construção de identidades e subjetividades, portanto de relações entre o eu e o outro, o eu e o mundo.
BRANDING E NOVAS MÍDIAS
Aborda a complexidade e desdobramentos de projetos de branding e discute a rede de significados que se estabelecem por meio do uso de novas mídias, que garantem a interatividade e conectividade no âmbito social. Reflete sobre como os diversos suportes auxiliam na implementação dos valores da marca e seu registro na memória dos sujeitos, para garantir que se estabeleçam e/ou se mantenham vínculos de afeto e confiança com relação à marca.
GESTÃO DE BRANDING
Discute a gestão de marcas para diferentes mercados, considerando as especificidades de produção e consumo das diversas áreas de aplicação, no contexto de relação entre marca e público. Apresenta e discute a complexidade do Branding e as relações entre administração, marketing e design. Reflete sobre os Pontos de Conexão e Relacionamento (PCR), para estabelecer processos de métricas para avaliação de resultados e novas tomadas de decisão.
DESIGN E BRANDING: IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO
Estimula a criação de novas possiblidades para produtos e serviços, diante dos problemas e desafios de maior complexidade, com a finalidade de propor soluções e estratégias de desenvolvimento e implantação de marcas, respeitando a história, ao mesmo tempo em que se estabelecem parâmetros inovadores.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta e acompanha o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Identifica e orienta a utilização de bibliografia específica para cada projeto. Estabelece cronograma com etapas de desenvolvimento e finalização de projeto de cada aluno.
 
   TOTAL
Design sistêmico
Apresenta os conceitos e fundamentos de Design e seus desdobramentos como sistema no contexto de metodologias projetuais, dentre elas, o Design Thinking. Fornece instrumentos para diagnóstico da marca e seus mercados de atuação, assim como expansão de marca e negócio, possibilitando a discussão sobre Arquitetura de Marcas.
Estruturas Narrativas: heróis e mitos
Discute a construção de personagens, principalmente heróis e mitos, em sua relação com os processos de identificação dos sujeitos e construção de subjetividades, permitindo entender os elementos de estruturação das estratégias de comunicação e persuasão utilizadas por grandes marcas globais.
Tipografia, sinais e símbolos
Reflete sobre os valores tangíveis e intangíveis da marca, no contexto de representação simbólica da experiência do consumidor com a marca, seus desdobramentos e relações entre símbolo gráfico/produto/consumidor. Leva à compreensão dos elementos gráficos que contribuem para a visibilidade da marca nos espaços urbanos.
Design e Branding: imersão e problematização
Instiga o mapeamento de problemas, a construção de perguntas e a geração de possibilidades de resolução, na perspectiva do design corporativo, considerando o processo de racionalização, elasticidade e expansão de marcas. Estimula a construção de repertório que possibilita experimentação gráfica e a reflexão sobre acertos e erros na construção de identidades corporativas, de produtos e serviços.
Comunicação e imagem corporativa
Problematiza aspectos relacionados à visão e imagem desejadas pela marca, seu diferencial, sua identidade, relevância e valores, com ênfase em como esses aspectos são apresentados e percebidos pelo usuário-consumidor. Apresenta a função do Manual de Identidade para a implantação, consolidação e gerenciamento dos pontos fortes e fracos de uma marca, diante do ambiente competitivo de mercado, com o objetivo de compreender as lacunas e oportunidades que podem ser ocupadas.
Gestão de Marcas e Administração Empresarial
Aprofunda os conceitos de micro e macroeconomia. Discute os desdobramentos administrativos da marca: logística, produção, pontos de distribuição. Apresenta o conceito de prossumidor produtor/consumidor, e os debates em torno de mercado global e de mercado local, com o objetivo de detectar oportunidades e perceber a função das tecnologias administrativas e estratégicas de marketing para o gerenciamento, a inovação e definição de planos de negócios.
Antropologia e complexidades contemporâneas
Examina os conceitos e fundamentos da cultura como um dos eixos de desenvolvimento humano, com ênfase na diversidade cultural. Apresenta a reflexão sobre a necessidade de pertencimento, a importância dos vínculos afetivos, a busca de conquistas sociais, status, na perspectiva histórica e global, a partir de teorias que trabalham a complexidade da sociedade nos espaços urbanos. Provoca uma compreensão da noção de sustentabilidade para o setor e fornece nstrumentos para a reflexão crítica sobre os valores hegemônicos.
Design e Branding: planejamento e estratégia
Desenvolve mecanismos para planejamento estratégico em Design, considerando os ciclos de produto, impactos de produção e consumo, estratégias de ativação, conceitos de sustentabilidade e otimização de recursos, com a finalidade de estimular a identificação e experimentação para mercados alternativos.
Design, consumo e subjetividades
Analisa a importância das estratégias de comunicação, persuasão, sedução e encantamento implementadas pelo design de marcas, que instigam experiências de compra e experiências de uso, na perspectiva da discussão da cultura material e da crítica à cultura de consumo, como base da construção de identidades e subjetividades, portanto de relações entre o eu e o outro, o eu e o mundo.
Branding e novas mídias
Aborda a complexidade e desdobramentos de projetos de branding e discute a rede de significados que se estabelecem por meio do uso de novas mídias, que garantem a interatividade e conectividade no âmbito social. Reflete sobre como os diversos suportes auxiliam na implementação dos valores da marca e seu registro na memória dos sujeitos, para garantir que se estabeleçam e/ou se mantenham vínculos de afeto e confiança com relação à marca.
Gestão de Branding
Discute a gestão de marcas para diferentes mercados, considerando as especificidades de produção e consumo das diversas áreas de aplicação, no contexto de relação entre marca e público. Apresenta e discute a complexidade do Branding e as relações entre administração, marketing e design. Reflete sobre os Pontos de Conexão e Relacionamento (PCR), para estabelecer processos de métricas para avaliação de resultados e novas tomadas de decisão
Design e Branding: implementação e gestão
Estimula a criação de novas possiblidades para produtos e serviços, diante dos problemas e desafios de maior complexidade, com a finalidade de propor soluções e estratégias de desenvolvimento e implantação de marcas, respeitando a história, ao mesmo tempo em que se estabelecem parâmetros inovadores.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta e acompanha o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Identifica e orienta a utilização de bibliografia específica para cada projeto. Estabelece cronograma com etapas de desenvolvimento e finalização de projeto de cada aluno.
 
   TOTAL
Proposta metodológica:
O curso inclui aulas expositivas teóricas, práticas, estudos de casos, seminários e palestras, pesquisas bibliográficas, debates em sala de aula, projetos experimentais e workshops com profissionais da área.

Trabalho de Conclusão de Curso:
A experiência do TCC dará ao aluno do curso de Design - branding: estratégia de marcas a oportunidade de desenvolver competências técnicas e de se aproximar da realidade da profissão, integrando teoria e prática de forma sistematizada. A carga horária prevista para orientações personalizadas é de 6 horas por trabalho.
Especialista em Design - branding: estratégias de marcas (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

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Pós-graduação em Design - Branding - Estratégias de Marcas - Senac São Paulo from Senac São Paulo
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