Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Tipografia

Formato: presencial

Objetivo
Especializar profissionais para desenvolver projetos tipográficos, contemplando as etapas de concepção, produção e aplicação de sistemas tipográficos.

Diferenciais
Apresenta teoria e história de tipografia com aplicação e desenvolvimento de sistemas tipográficos. Desenvolve tipografia. Apresenta as aplicações da tipografia para diferentes mídias e suportes. Apresenta as aplicações de tipografia para publicações impressas e eletrônicas.

Carga horária: 366 horas

Aplicação
Desenvolvimento de identidade corporativa por meio de tipografia.
Aplicação adequada de tipografia para diferentes finalidades, editoriais impressos e eletrônicos.

Panorama de mercado
A tipografia adequada pode contribuir para a construção de identidade visual, assim como propiciar maior conforto para leitura. Desta forma, publicações impressas e eletrônicas podem ganhar melhor performance quando o projeto gráfico respeita e aplica adequadamente a tipografia.

Estúdios de comunicação e design, editoras e agências de comunicação e de publicidade são mercados potenciais de trabalho para a área.
Público-alvo
O curso é destinado a profissionais com diploma de graduação nas áreas de design, arquitetura e comunicação social, além de profissionais que atuam no segmento de design gráfico, tipografia e produção editorial.

História da Tipografia
Apresenta a história da escrita, da caligrafia e da tipografia, desde o desenvolvimento dos tipos móveis. Aborda suas nomenclaturas e classificações, a partir da perspectiva de que é uma construção cultural dependente do contexto, com o objetivo de levar à compreensão dos fundamentos e critérios de aplicação de tipos. Contextualiza o panorama da produção tipográfica no Brasil.
Tipografia: Uso em Contexto
Discute a relação entre tipografia e contexto de uso. Analisa a aplicação de tipografias em projetos gráficos, estimulando a percepção de diferenças sutis, a partir de conceitos de semiótica aplicada, com a finalidade de ressaltar a relação entre a escolha de tipos e significados desejados, e assim aplicar esses conhecimentos com propriedade em peças gráficas.
Caligrafia, Desenho e Composição Manual
Aborda os fundamentos teóricos e práticos da caligrafia, do lettering, da composição manual e da impressão tipográfica, destacando os elementos diferenciadores e seus aspectos mais significativos, para traduzir os conhecimentos e habilidades adquiridas no desenho de letras e suas aplicações.
Type Design I: Harmonia e Experimentação
Apresenta uma introdução ao desenho e o design de tipos como sistema, considerando forma e construção, harmonia e consistência, conceito e expressão, forma e função. Aborda as principais ferramentas dos softwares para a produção de
tipos, com a finalidade de produzir criativamente uma fonte experimental.
Mercado Tipográfico
Aborda a tipografia contemporânea, estilos e tendências. Estuda o mercado global de fontes digitais, considerando fundidoras e vendedores, para entender como se configuram os contratos, valores e licenciamento (marketing). Discute aspectos de direitos autorais e ética, com o objetivo de compreender questões referentes à comercialização e ao uso de fontes digitais.
Tipografia: Projeto Editorial
Identifica os elementos e estratégias da comunicação gráfica, mais especificamente de seleção, combinação e hierarquia tipográfica, manipulação de variáveis, arquétipos, convenções e regras, considerando à adequação ao públicoalvo, suporte, massa de texto e tipo de projeto, com o objetivo de viabilizar a
realização de um projeto editorial.
Type Design II: Textos e Publicações
Apresenta arquétipos, convenções e regras da tipografia para textos. Discute as estratégias de hierarquização de acordo com a função no texto, considerando proporções, ritmo/cor e contraste, na perspectiva dos conceitos de legibilidade e leiturabilidade, propiciando as condições de se projetar uma fonte para textos longos.
Produção de Fontes Digitais
Aborda as ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de fontes digitais. Apresenta os aspectos técnicos relativos ao hinting, para garantir a nitidez da leitura em tela, e discute a relação e as diferenças entre vetor e pixel, com a finalidade de garantir a adequação e aplicação dos conceitos na produção.
Tipografia: Mídias Digitais
Aborda questões conceituais e técnicas relativas à webfonts e à aplicação de tipografia em mídias digitais, considerando o uso dos tipos em movimento, propiciando habilidades de aplicação em projetos gráficos digitais para diferentes
suportes, como tablets, celulares, vídeo, cinema, dentre outros.
Type Design III: Família Tipográfica
Subsidia, estimula e acompanha a concepção e o desenvolvimento, de forma criativa, de uma nova família tipográfica, a partir do levantamento de necessidades e
situações específicas de comunicação e contexto.
Trabalho de Conclusão de Curso
Componente curricular voltado à orientação, por parte de professor orientador, de projeto final de curso de especialização. Compreende encontros periódicos, nos quais serão discutidos encaminhamentos, métodos e escolhas
projetuais, metodologia de pesquisa e a articulação de saberes em uma práxis integrada.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O Projeto prevê história e aplicação de tipografia e o desenvolvimento de tipografia. Oferece também, além da produção, conhecimento dos mecanismos de comercialização de fontes digitais.

Em cada um dos blocos temáticos os alunos são estimulados a:
- Desenvolver seu repertório: pesquisar e identificar categorias e estilos diferentes em tipografia (Bloco Temático I - História e contexto).
- Iniciar conceituação e escolhas, dentre as diferentes categorias, para o desenvolvimento de sistema tipográfico (Bloco Temático II - Editorial)
- Desenvolver um sistema tipográfico (Bloco Temático III - Criação e produção).

Trabalho de Conclusão de Curso:
O aluno terá também a opção de desenvolver uma monografia ou a aplicação de um sistema tipográfico justificando suas escolhas para a composição de um projeto gráfico que tenha a tipografia como elemento de destaque.
Especialista em Tipografia (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

20% de desconto para comerciários

Pos-graduação em Tipografia - Centro Universitário Senac from Senac São Paulo

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
curso Design gráfico, curso de tipografia, design de fontes digitais, curso projetos gráficos, type design, comunicação visual, sinalização, identidade corporativa, identidade visual, lettering, curso logotipo, marca, design digital, pós-graduação, senac sp, especialização em tipografia, curso de projetos tipográficos,



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.