Curso Técnico

 

Técnico em Programação de Jogos Digitais

Objetivo
Desenvolvimento de jogos digitais para web e dispositivos móveis, desempenhando funções relativas à produção de conteúdo para games, ao desenvolvimento de games adaptáveis a diferentes plataformas e ao controle de qualidade de jogos digitais.

A proposta foi estruturada contemplando as exigências do mercado no que diz respeito ao desenvolvimento de conteúdo para games (roteiros, textos, imagens, estruturas de códigos, sons e trilhas sonoras), ao próprio desenvolvimento de games para web e dispositivos móveis e ao aprimoramento e controle de qualidade de jogos digitais com base na utilização de engenharia de software, além da identificação de oportunidades de negócio para empreendimentos do setor.

(Carga horária: 1.000 horas)
Resolução CRS nº 25/2013 de 26/11/2013
Atuação no mercado de trabalho
O Técnico em Programação de Jogos Digitais é o profissional que atua em equipes
multidisciplinares, desempenhando funções relativas à produção de conteúdo, ao
desenvolvimento e manutenção de jogos digitais multiplataforma, ao controle de qualidade, realizadas com base em engenharia de software e metodologia ágil de desenvolvimento e gestão de projetos de software. Reúne também competências inerentes à identificação de oportunidades de negócio para os produtos desenvolvidos, com base em conhecimentos de marketing e na visão sistêmica do mercado de jogos digitais, sua evolução histórica e suas tendências.

As possibilidades de atuação desse profissional são amplas, podendo trabalhar como
autônomo, em produtoras de jogos, departamentos de tecnologia, equipes de criação de
conteúdo para web, agências de publicidade, instituições de ensino ou qualquer empresa
que desenvolva conteúdo digital para web e mobile.

Panorama de mercado
O mercado mundial de games (termo mais utilizado no mercado brasileiro para se referir aos jogos digitais) é hoje em dia maior que os mercados cinematográfico e audiográfico, com um faturamento anual na ordem de US$ 68 bilhões. No Brasil, mesmo com as vendas informais (jogos piratas), o segmento tem alcançado números significativos, uma vez que, desde 2010, grandes fabricantes do setor produzem consoles no território nacional. Atualmente, as empresas Microsoft e Nintendo fabricam seus consoles, especificamente para o mercado nacional, na Zona Franca de Manaus. As duas empresas também contam com modelos de mercado voltados aos games online, sejam apenas para entretenimento ou para desenvolvedores. Nesse último caso, o desenvolvedor pode disponibilizar seus jogos em uma página de comércio eletrônico específica para jogos digitais.
Para matrícula na Habilitação Técnica de Nível Médio, o (a) candidato (a) deve estar
cursando, no mínimo, a 2ª série do ensino médio e ter, no mínimo, 16 anos de idade

Concluintes ou egressos do ensino médio que se identificam com TI e games;

Profissionais da área que necessitem desenvolver competências técnicas em programação de jogos digitais
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
As situações de aprendizagem previstas para o curso têm como eixo condutor um projeto, que será construído no decorrer dos módulos, ou seja, por etapas, considerando as especificidades de cada módulo.

O trabalho por projeto favorece o desenvolvimento das competências previstas em cada módulo, na medida em que considera contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimula a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios.

Clique aqui para visualizar o plano do curso.

Àquele que concluir com aprovação os módulos I, II e III será conferido o certificado de
Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente de Game Designer.

Àquele que concluir com aprovação os módulos I, II, III e IV será conferido o certificado de
Qualificação Técnica de Nível Médio de Programador (a) de Jogos para Web e
Dispositivos Móveis.

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular
desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio será
conferido o Diploma de TÉCNICO(A) EM PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS, com
validade nacional.
               
Requerimento de matrícula.

Documento de Identidade (RG) (cópia simples).

Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do ensino médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada) ou,

Declaração de escola comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

Livro:
Glossário de Termos Técnicos de TI.. Autor: Marcos Aurélio Bianchi, Alex de Lima Cabral e Francisco Gyenge.. Editora: Senac São Paulo
 
Livro:
Adobe Photoshop CS5. Autor: ANDRADE, M. S.. Editora: Senac São Paulo
 
Livro:
Como formatar seu roteiro: um pequeno guia de master scenes. Autor: MOSS, H.. Editora: Aeroplano
 
Livro:
Design de games: uma abordagem prática. Autor: SCHUYTEMA, P. Editora: Cengage Learning
 
Livro:
Algoritmos e lógica de programação. 2ª edição. Autor: FURLAN, M. A. S. de; MARQUES, M. G.; VIEIRA, M. S.; CONCILIO, R.. Editora: Cengage


 



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Tags
Senac são paulo, Curso Técnico, Habilitação Técnica, Nível Médio, Jogos Digitais, Game Tablet , Web, Jogos Eletrônicos, Dispositivos Móveis, Produção e Gerenciamento de Games
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