Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Auriculoterapia Francesa

Desenvolve o aluno para aplicar a técnica de auriculoterapia francesa, reequilibrando disfunções orgânicas e/ou energéticas por meio de estímulos em pontos no pavilhão auricular - parte externa da orelha.
O método é baseado na avaliação integral do indivíduo e vem sendo incorporado, com sucesso, como terapia complementar no processo de reequilíbrio orgânico e na promoção da saúde e bem-estar.
Este curso se diferencia por preparar o aluno para atuar em um mercado carente hoje de profissionais que dominem essa técnica.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto
Curso livre Auriculoterapia Francesa

Mercado de Trabalho

Há duas linhas diferentes e complementares na auriculoterapia: a chinesa e a francesa.
A aurículo francesa difere da chinesa em vários aspectos, sobretudo no que diz respeito à diagnose que baseia-se mais fortemente nos conceitos da medicina ocidental do que nos elementos da medicina tradicional chinesa, e no mecanismo de ação, que tem como base respostas neuro-endocrino-fisiológica e não respostas energéticas.
Hoje, a auriculoterapia é difundida mais fortemente no Brasil pela vertente chinesa, fato impulsionado pela expansão da acupuntura e das bases filosóficas da medicina tradicional chinesa, especialmente após a aprovação, pelo Ministério da Saúde, da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) - Lei 971/06 que incluiu a acupuntura como recurso terapêutico de atuação multiprofissional no Sistema Único de Saúde.
Esse foi um marco no cenário de crescimento e impulsão das terapias complementares no país. Em contrapartida, existe uma carência de profissionais que dominem a técnica da Auriculoterapia Francesa.
O profissional formado por este curso poderá atuar em clínicas, consultórios ou hospitais, junto à equipe multidisciplinar, identificando condições orgânicas e emocionais do indivíduo, articulando conhecimentos anatomofisiológicos, insumos da ficha de avaliação e da observação de pontos patológicos do pavilhão auricular, a fim de elaborar um plano de atendimento; e aplicando a técnica conforme o plano elaborado e reelaborado a cada sessão, se necessário, orientando o cliente sobre procedimentos posteriores que garantam a eficácia do tratamento.

Público-alvo

Este curso destina-se a estudantes ou profissionais da área de saúde e bem-estar que desejam aprimorar seus conhecimentos em Auriculoterapia Francesa.

Método

O curso Auriculoterapia Francesa prevê exposições dialogadas, pesquisas, atividades em grupo com apresentação em plenária, jogos, atividades individuais de internalização, simulações e experimentações.

Programa

Anatomia do pavilhão auricular
Fisiologia: disfunções orgânicas
Pontos do pavilhão auricular
Ficha de avaliação: elaboração e análise
Planos de atendimento
Intervenção terapêutica: aplicação, materiais e orientação

Certificação

Estará aprovado no curso/programa aquele que tiver frequência igual ou superior a 75% da sua carga horária total

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Observações

Portadores de marca-passo devem acessar www.sp.senac.br/marcapasso para mais informações.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
auriculo, auriculoterapia francesa, medicina tradicional chinesa, tratamento complementar, terapia complementar, reequilibrio organico.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.