Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Estomatologia

O curso visa formar especialistas em Estomatologia, capacitando-os a diagnosticar as doenças bucais. Assim como as alterações sistêmicas, os efeitos farmacológicos e as condições genéticas que afetam a saúde bucal da população, realizando procedimentos adequados para a investigação, prevenção, tratamento e controle desses achados, por meio das aplicações das informações científicas necessárias para o diagnóstico e controle dos problemas de saúde bucal em nível individual e coletivo, nas diversas realidades epidemiológicas.

O curso está baseado na integração entre os aspectos teóricos e a aplicabilidade clínica, permitindo condições efetivas para a especialização, estando os conteúdos de cada módulo interligados entre si, propiciando a interdisciplinaridade.

Carga horária: 856 horas

Atuação no mercado de trabalho
Ao término do curso o aluno estará capacitado para a realização do exame clínico, diagnóstico e tratamento das lesões bucais, amparando o paciente, oferecendo segurança como parte integrante do processo de cura, atuando em todos os níveis de atenção à saúde.

Poderá atuar em consultórios e/ou clínicas odontológicas, em unidades básicas de saúde, centro de especialidades odontológicas e em hospitais, tanto no setor público quanto privado.

Panorama de mercado
A Estomatologia é a especialidade da Odontologia cujo objetivo principal é conhecer e estudar as estruturas bucais, nos seus aspectos normais e patológicos, assim como relacionar estes estudos e conhecimentos do organismo humano como um todo, abordando aspectos que interligam a Odontologia com as demais especialidades na área da saúde.

O especialista em Estomatologia tem papel fundamental no minucioso exame clínico de pacientes com objetivo preventivo e curativo de doenças bucais e/ou sistêmicas de etiologia local ou emocional, bem como a prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Neste sentido, torna-se necessária a capacitação de profissionais com estes conhecimentos específicos e avançados para a atenção ao paciente portador de lesões bucais benignas, potencialmente malignas e/ou malignas, em especial, o câncer bucal.
Público-alvo: Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
Pré-requisitos: Portadores de diploma de graduação e ter obrigatoriamente registro no Conselho Regional de Odontologia.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Proposta Metodológica:
O modelo educacional pautado pelo desenvolvimento de competências da área da saúde exige a significação da aprendizagem no contexto da vivência dos processos profissionais, sendo neste curso viabilizada pela clínica odontológica.

De acordo com as características do módulo, são utilizadas estratégias metodológicas como:
- Atendimento a pacientes, sob o acompanhamento e supervisão dos docentes, seguindo o correto planejamento dos casos;
- Acompanhamento e discussão dos procedimentos adotados no atendimento a pacientes;
- Seminários sobre casos clínicos pré e pós-atendimento;
- Realização de procedimentos laboratoriais;
- Visitas técnicas a instituições e empresas parceiras, além da participação dos alunos em workshops e eventos da área.

Trabalho de Conclusão de Curso:
Para obtenção do título de especialista, além de cursar e obter aprovação em todos os
módulos do currículo, o aluno deverá desenvolver e obter aprovação no Trabalho de
Conclusão de Curso – TCC.
Pós-graduação lato sensu – Especialização em Estomatologia. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2015 a 28 de abril de 2016.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
curso de Estomatologia, especialização em estomatologia, tecidos, neoplasias benignas bucais, pós-graduação, senac sp, radiografia digital, especialização, monitoração de parâmetros fisiológicos, Senac São Paulo



 Fale Conosco
0800 883 2000
© 2016 Senac São Paulo