Cursos Livres

Desenho Arquitetônico

Ensina o aluno a desenhar em duas dimensões (vistas ortogonais) e representar detalhes arquitetônicos, utilizando as normas técnicas de desenho e as ferramentas es-pecíficas prancheta, esquadros, escalímetro e software gráfico, para atender demandas de projetos executivos de arquitetura, design de interiores, paisagismo, vitrinismo e áreas afins.
O curso é dinâmico e prepara o profissional para transmitir de forma compreensível e universal seus projetos conforme as normas e práticas vigentes ao mercado, englobando plantas, cortes, fachadas, detalhamentos, elementos arquitetônicos e projetos complementares.

Carga horária: 80 horas

Pré-requisito
Ter conhecimento de desenho técnico e AutoCAD 2D.

Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho da Arquitetura, bastante ativo nas metrópoles, tornou-se mais competitivo nos últimos anos com a crescente complexidade do setor, recursos envolvidos, aumento do nível de exigência dos clientes e oferta de profissionais atuantes. Consequentemente, demanda constantes atualizações, tanto pela velocidade das evoluções tecnológicas, como pelo perfil do usuário, sempre em busca da inovação.
O profissional, com este curso, deverá ser capaz de identificar e desenhar os elementos arquitetônicos contidos em um projeto, por meio de técnicas de desenho manual, a de fim de produzir um anteprojeto; desenhar os elementos arquitetônicos, especificando todas suas características, por meio de técnicas de desenho manual ou assistido, com o objetivo de produzir um projeto legal. Poderá ainda desenhar detalhadamente os elementos arquitetônicos, especificando todas suas características, por meio de técnicas de desenho assistido, com o objetivo de produzir um projeto executivo.


Público-alvo

Profissionais e estudantes de Arquitetura, Design, Edificações e áreas correlatas, que desejam aprimorar-se no desenho arquitetônico.

Método

O curso Desenho Arquitetônico prevê exposições dialogadas, e exercícios práticos de desenho para identificar e desenhar elementos arquitetônicos contidos nos projetos, por meio de técnicas de desenho manual ou assistido.

Programa

- Técnicas de desenho arquitetônico com base nas normas técnicas, convenções de desenho e legislação
- Símbolos e elementos de arquitetura e engenharia
- Características do anteprojeto, projeto legal e projeto executivo
- Compatibilização de plantas estruturais, de instalações hidráulica e de gás com a planta de arquitetura
- Planta de pontos elétricos, luminotécnica, forro, cobertura, paginação de pisos e caixilhos
- Planta de "a construir", "a demolir" e "existente regular


Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos originais:
- RG
- CPF

Lista de Materiais

Para a realização do curso é necessária a compra de materiais que serão utilizados no decorrer do período. No primeiro dia de aula, os participantes serão orientados quanto à compra dos itens. 

Materiais: 

- Borracha 
- Canudo/tubo/pasta para desenho
- Compasso
- Escalímetro
- Fita crepe 
- Gabaritos
- Jogo de esquadros
- Lapiseiras
- Papéis para desenho
- Trena


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de desenho arquitetônico, curso de 2D, curso de desenho, Senac, desenho arquitetônico, desenhista cadista, cadista.