Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Como Organizar Informações para um Processo de Aprendizagem Eficaz

Neste curso o participante aprende a elaborar mapas mentais claros e conceituais, com o uso de ferramentas específicas que favorecem o processo de ensino-aprendizagem e sua utilização em situações cotidianas.

Carga horária: 12 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio

Mercado de Trabalho

Conforme o autor Tony Buzan explica em seu livro Mapas Mentais, o mapa mental é um conjunto de estratégias para organização de informações em diagramas úteis na compreensão e comunicação de ideias, solução de problemas, estudo, memorização e aprendizagem. Mapas mentais favorecem todas as etapas do processo de ensino/aprendizagem, quando auxiliam na preparação e organização dos conteúdos de uma aula ou palestra, quando são empregados como meio (audio) visual para tornar uma apresentação mais clara e interessante, quando são elaborados durante atividades de discussão e estudo.
Neste curso, os participantes aprendem a usar mapas mentais por meio de atividades práticas. As atividades desenvolvidas se aplicam à superação de necessidades cotidianas: Como aprender mais e se desenvolver melhor? Como organizar suas ideias em um texto ou apresentação? Como falar em público com mais segurança? Como memorizar rapidamente informações?
Como guardar seus documentos e objetos para encontrá-los facilmente depois? Como conduzir negociações e discussões?
Cada uma destas necessidades humanas de contato social e familiar, inserção no mercado de trabalho ou desenvolvimento pessoal devem ser adequadamente compreendidas e atendidas. Consciente de que as abordagens lineares de cursos focados em conteúdos e procedimentos precisam ser complementadas, o Senac São Paulo oferece este curso na qual o público em geral tem oportunidades cognitivas de elaborar a profundidade e a complexidade dos temas da vida atual por meio de mapas mentais diagramas claros, leves, intuitivos e espontâneos.


Público-alvo

Professores, alunos, candidatos a concursos e todos que desejem desenvolver suas habilidades cognitivas e conhecer a técnica de mapa mental e suas aplicações.

Método

O curso Como Organizar Informações para um Processo de Aprendizagem Eficaz abrange o uso prático e tradicional do lápis e papel com a apresentação e exploração de aplicativos para computadores que permitem a construção facilitada de diagramas, o uso compartilhado e a divulgação de ideias por meio de mapas mentais.

Programa

- Introdução ao mapa mental como um conjunto de estratégias para organização de informações. Origens da técnica, técnicas semelhantes, técnicas associadas.
- Exposição da técnica, exemplos e exercícios individuais.
- Uso coletivo da técnica em situações de (a) resolução de problemas; (b) descrição de objeto ou definição de conceito; (c) memorização de conteúdo; (d) apresentações.
- Discussão de técnicas para escolha de palavras-chave. Recursos adicionais, técnicas de
estudo com mapa mental.
- Apresentação de funcionalidades de aplicativo para edição de mapas mentais; exercícios individuais e coletivos.
- Comparação da técnica em papel e automatizada; discussão dos recursos oferecidos pelos aplicativos gratuitos Labyrint2, FreeMind3, GrampsGenealogy4, FreePlane5 e kGraphEditor6; informações adicionais sobre instalação e uso do aplicativo FreePlane.


Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação)


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso em sp, senac são paulo, mapa mental na prática, processo de aprendizagem eficaz, como organizar as informações.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.