Cursos Técnicos

Radialista - Operação de Áudio

Prepara o aluno para captar, mixar, tratar, armazenar e reproduzir o som em transmissões ao vivo, rádio, televisão, cinema, shows, peças teatrais e eventos em geral, operando mesa, processos de mixagem, controle do fundo musical, escolha e posicionamento de microfones e a utilização de periféricos para garantir a fidelidade, a harmonia e a qualidade sonora.
Entre os diferenciais do curso, destacam-se um plano atualizado por profissionais sintonizados com as tendências do segmento; docentes com experiência profissional na área; e aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho uso de equipamentos utilizados no mercado de trabalho.

Carga horária: 232 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Senac. Descontos para tirar seus planos do papel. Em todos os cursos presenciais livres, técnicos e de idiomas. Veja o percentual que seu curso oferece.

Mercado de Trabalho

O rádio e a televisão são os mais importantes meios de comunicação no Brasil, responsáveis pela difusão de entretenimento e informação para grande parte da população. Esses veículos de comunicação atuam como instrumentos de disseminação de notícias, informações, prestação de serviços, entretenimento, cultura, educação e publicidade.
Vive-se, hoje, uma verdadeira explosão de canais de distribuição da comunicação: TVs públicas, TVs legislativas, TV digital, canais comunitários e educativos, programadoras e operadoras de TV por assinatura, webtvs, produtoras de conteúdo audiovisual, webrádios, rádio digital, circuitos internos de rádio, rádio empresa e mídia out of home, apenas para citar algumas ramificações dessa nova configuração da indústria do audiovisual, que impulsionam o crescimento do mercado de produções.
A digitalização dos processos de captação e produção de programas para rádio e TV e a implantação, desde dezembro de 2007, do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD) instituído pelo Decreto nº 4901/2003 e implantado pelo Decreto 5820/2006, vem impulsionando um novo nicho de mercado.
Neste novo contexto proporcionado pela TV digital, a multiprogramação ganha destaque por permitir que cada emissora transmita, simultaneamente, até quatro programações, criando a necessidade de desenvolvimento de mais conteúdo e a possibilidade de interatividade do telespectador, que vai exigir novas competências do profissional de rádio e TV.
Isso tem provocado novas demandas do setor produtivo audiovisual, decorrentes das conquistas tecnológicas, do crescimento do recente mercado de formatos de programas, da expansão da produção do cinema nacional e do aumento do número de produtoras de conteúdo de áudio e vídeo, gerando transformações no segmento da radiodifusão.
O operador de áudio é o profissional responsável pela operação da mesa de áudio durante gravações e transmissões ao vivo, em emissoras de rádio e televisão, cinema, como também em shows e eventos em geral. Realiza os processos de mixagem, controle do fundo musical, respondendo por sua qualidade.


Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 06/2012, de 31/01/2012.

Público-alvo

Pessoas interessadas em se profissionalizar na área.

Método

O curso Radialista - Operação de Áudio abrange aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação o módulo 1 e o módulo 5 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Radialista Operador de Áudio.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
- CPF (apresentação do original);
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
- Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso