Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Periodontia

Periodontia

Objetivo
Curso de pós-graduação (lato sensu) tem como objetivo promover o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos com o intuito de devolver ao periodonto sua integridade fisiológica. Será dada ênfase à área de cirurgia plástica periodontal e implantodontia.

Diferenciais
O Senac fornece aos alunos os motores e kits cirúrgicos / protéticos de Implantodontia para uso no curso.

Curso de pós-graduação (lato sensu) reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Carga horária: 856 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado no curso pode atuar nos setores público e privado, assim como em consultórios particulares, clínicas e convênios, prestando atendimento a pacientes de todas as idades. Pode também atuar em hospitais e escolas/creches desenvolvendo trabalho preventivo para controle da placa bacteriana.

Público-alvo: Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
Pré-requisitos: Portadores de diploma de graduação e ter obrigatoriamente registro no Conselho Regional de Odontologia.
Obs: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a cirurgiões-dentistas.
BASES BIOLÓGICAS DA DOENÇA PERIODONTAL
Fornece subsídios para avaliação de forma integrada dos problemas periodontais. Aborda conhecimentos básicos de histologia, fisiologia, anatomia, microbiologia oral, farmacologia e radiologia voltada à Periodontia, assim como biossegurança e emergência médica em odontologia, com a finalidade de obter um diagnóstico global, desenvolvendo o planejamento e o protocolo de tratamento.
DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO PERIODONTAL
Discuti as etapas de diagnóstico integrado às demais especialidades da Odontologia e aborda os conceitos em Periodontia referente aos procedimentos curativos e preventivos, além das técnicas atuais de cirurgia plástica periodontal, visando o refinamento das habilidades técnicas operatórias a fim de se obter sucesso no tratamento periodontal.
PROCEDIMENTOS CLÍNICOS EM PERIODONTIA
Aplica os fundamentos técnico-científicos da Periodontia, desenvolvendo habilidades para o manuseio dos procedimentos periodontais com utilização das diversas técnicas de raspagem e polimento coronário radicular, além das cirúrgicas, a fim de realizar a correta sequência dos procedimentos clínicos, para o restabelecimento da saúde do periodonto, da saúde bucal e geral do paciente.
DEONTOLOGIA E METODOLOGIA DE PESQUISA
Problematiza as questões éticas, bioéticas e a legislação que envolve o exercício profissional. Apresenta também os referenciais de ordem metodológica necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, propiciando o desenvolvimento profissional e pessoal.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Desenvolvimento de atividades laboratoriais como simulação de procedimentos a serem realizados na clínica;
Atendimento a pacientes, obedecendo ao correto planejamento do caso feito com auxílio docente, com abordagem na área de cirurgia plástica periodontal e implantodontia.
Toda sequência de tratamento clínico acontece com supervisão do corpo docente, que também propõe aulas expositivas e práticas com recursos audiovisuais e dinâmicas de grupos. As atividades de ensino-aprendizagem serão, predominantemente, práticas.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Elaboração de trabalho de conclusão a ser desenvolvido aplicando os conhecimentos construídos ao longo do curso.
Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Periodontia (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso