Pós-Graduação

Computação Gráfica 3D

Formato: presencial

Objetivo
O curso de especialização em Computação Gráfica 3D tem por objetivo capacitar o profissional a produzir, por intermédio dos conhecimentos e domínio dos processos anteriormente citados, imagens digitais estáticas ou em movimento, bidimensionais ou estereoscópicas de alta qualidade para as mais diversas aplicações. Essas aplicações são inúmeras e a cada ano se expandem, tornando-se componentes indispensáveis em diversos ramos.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Computação Gráfica 3D do Senac preenche uma lacuna no cenário de processamento gráfico do país.

A fundamentação teórica, em concomitância com situações práticas e contato com pesquisadores e profissionais de mercado, é inovadora em cursos de computação gráfica, principalmente se comparada a instituições públicas e particulares que oferecem programas na mesma área.

Carga horária: 366 horas

Aplicação
O profissional com esta especialização poderá atuar em áreas como:

- Publicidade: produção de vinhetas, efeitos especiais, apresentação de produtos, personagens animados etc.;
-Televisão: aberturas de programas, reconstituição de acidentes e outras aplicações com fins jornalísticos, como explicações de eventos e infográficos e cenários virtuais;
-Cinema: efeitos especiais, filmes de animação, aberturas;
-Visualizações científicas: explicações detalhadas sobre processos fisiológicos, reconstrução de animais, viagens espaciais etc.;
-Apresentação de produtos na impressão gráfica, vinhetas animadas ou prototipagem rápida;
-Visualizações arquitetônicas: na apresentação de espaços ainda não construídos e tour virtual;
-Games: na modelagem de ambientes, texturização e iluminação de ambientes virtuais imersivos, animação e cenas cinemáticas.

Panorama de mercado
Os sistemas gráficos estão se tornando cada vez melhores, mais rápidos e baratos. Seu crescimento tem impulsionado o desenvolvimento de novas técnicas. Consequentemente, esse processo expande o mercado de trabalho, que tem absorvido, com maior frequência, profissionais que prestam serviços de desenvolvimento, projeto e pesquisa de aplicações gráficas.

A computação gráfica, em particular, desempenha um papel central em processamento gráfico. Técnicas de síntese de imagens encontram aplicações bastante variadas nos cenários acadêmico e industrial. Universidades, institutos de pesquisa, empresas de marketing, de animação e televisão, indústria cinematográfica e de jogos são clientes potenciais de tais técnicas.

Pesquisadores e profissionais com formação sólida nos diversos processos de síntese de imagens, passando das fases iniciais de modelagem à finalização de produção, têm um mercado bastante promissor à disposição.
Público-alvo:
Profissionais com diploma de ensino superior em Arquitetura, Design Gráfico, Desenho Industrial, Propaganda, Artes, Webdesign, Cinema, Audiovisual e áreas afins, que queiram especializar-se em computação gráfica 3D.
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA 3D
Proporciona uma adaptação ao ambiente e as ferramentas que serão utilizadas na computação gráfica 3D, permitindo a compreensão de todos os processos envolvidos na produção de imagens digitais tridimensionais estáticas ou animadas, a fim de construir repertório sólido referente a computação gráfica e síntese de imagem.
MODELAGEM DIGITAL I
Estuda a representação por primitivas gráficas, polígonos, curvas e superfícies, geometria construtiva sólida, a subdivisão de espaço, a questão dos objetos implícitos e os operadores de deformação, estimulando a prática com desafios complexos de modelagem.
MODELAGEM DIGITAL II
Amplia as possibilidades de modelagem por meio da utilização de softwares de escultura digital, estimulando a prática com desafios complexos de modelagem, a fim de potencializar o produto da computação gráfica.
ILUMINAÇÃO, TEXTURIZAÇÃO E RENDERING
Discute metodologia de síntese de imagens, representação de materiais, aplicação de shaders e a criação e mapeamento de texturas. Utiliza, ainda, esquemas de iluminação, aplicando conceitos básicos de composição de imagens, fotografia e teoria das cores a computação gráfica, com a finalidade de apresentar ferramentas, conceitos e técnicas de finalização e composição de peça audiovisual.
PÓS-PRODUÇÃO
Aborda tratamento de imagem, correção de cor, efeitos, composição, edição e fechamento de arquivo, proporcionando uma experiência com os principais processos de finalização de um produto audiovisual.
RIGGING
Aborda temas como o uso de constrains, bones, FK e IK, blend shapes, skinning, e todas os recursos disponíveis para tal finalidade, proporcionando um estudo sobre as principais técnicas para se criar estruturas articuláveis dentro dos softwares 3D.
ANIMAÇÃO DIGITAL
Discute conceitos de percepção de movimento, aplicando princípios de animação tradicional à digital, objetivando o estudo dos quadros-chaves, do processo de criação e da interpolação de movimento
GESTÃO DE PROJETOS
Apresenta técnicas, recursos e informações úteis para desenvolvimento e gestão de projetos audiovisuais. Propõe discussões sobre legislação existente no país para incentivo e desenvolvimento de projetos de tal natureza e dará apoio e suporte para o planejamento do trabalho de conclusão de curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta metodológica:
O curso inclui aulas teóricas e práticas em laboratório, com o uso de softwares. Além disso, o Senac possui parcerias educacionais para este curso com os principais players do mercado: Adobe, Autodesk e Corel.

O Senac possui parcerias educacionais com os principais players do mercado: Adobe, AutoDesk, Borland, Corel, Macromedia, Microsoft, Oracle, Cisco Systems, Furukawa, Docuprint - MOS e GNOSIS IT

Trabalho de conclusão de curso:
Consiste na elaboração de projeto e monografia.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Computação Gráfica 3D. O certificado será fornecido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  2 de outubro de 2017 a 1º de março de 2018.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Pós-graduação em Computação Gráfica 3D Modelagem, Animação e Rendering - Centro Universitário Senac from Senac São Paulo

Comerciários tem 20% de desconto na graduação

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação computação gráfica 3D, especialização, curso de modelagem e animação digital, rendering digital, renderização, processamento gráfico, produção de filmes, peças publicitárias, vinhetas, modelagem para video games, produção de ilustrações, curso de aplicações gráficas, Softimage XSI, modelagem geométrica digital, iluminação, texturização, Senac.