Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Formato: presencial

Objetivo
Formar profissionais aptos a desenvolverem todas as atividades relacionadas ao gerenciamento de áreas contaminadas, com ênfase em sua caracterização e remediação.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do Senac é pioneiro e amplia o leque de formação dos programas de curta duração oferecidos hoje no mercado. Um dos diferenciais é a formação de profissionais com aptidão para atuarem nas diferentes etapas e funções do processo de gerenciamento de áreas contaminadas, com ênfase em sua caracterização e remediação, que desejem colaborar profissionalmente, com visão crítica, na solução de problemas.

Para isso, a integração entre a teoria e a prática permeia todo o curso, incluindo visitas técnicas e atividades de campo. Para essas atividades, o Senac dispõe de uma área experimental e também de laboratório de informática com softwares específicos.

Carga horária: 406 horas

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado nesse curso estará habilitado a desempenhar as funções de gestor de projetos de gerenciamento de áreas contaminadas, bem como executar e coordenar ações voltadas à caracterização e à remediação dessas áreas, atuando nos campos governamental e não-governamental (administração, assessoria e consultoria).

Panorama de mercado
Entre os principais desafios enfrentados por organizações públicas e privadas, sobretudo empresariais, e especialmente em regiões com densidade de empreendimentos econômicos, destaca-se o de definir e implementar estratégias para a recuperação de áreas contaminadas.

A origem das áreas contaminadas está relacionada com o desconhecimento, em épocas passadas, de procedimentos seguros para o manejo de substâncias perigosas, pelo desrespeito aos procedimentos corretos, pela ocorrência de acidentes e existência de pequenas e perenes perdas durante o desenvolvimento do processo produtivo ou de armazenamento. A necessidade de administrar e equacionar os problemas causados pelo crescente número de áreas contaminadas determina que as agências ambientais, assim como as empresas de consultoria ambiental e as empresas causadoras da contaminação, qualifiquem-se, criando a estrutura necessária e proporcionando a capacitação de seus recursos humanos, de modo a atingir a solução dos problemas ambientais, de maneira técnica e financeiramente adequada.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos cerificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a engenheiros, geólogos, biólogos e químicos. E demais graduados das diversas áreas de conhecimentos, com interesse ou atuação na área de gerenciamento, investigação e remediação de áreas contaminadas.
MÓDULO 1: Caracterização do Meio Físico
Introduz e desenvolve conceitos básicos e aplicados de Geologia, Pedologia, Hidrogeologia, Geoquímica e outras ciências relacionadas ao meio físico, proporcionando a compreensão das características das zonas saturadas e não saturadas, da dinâmica do movimento da água em subsuperfície, dos mecanismos de interação e transporte de contaminantes em meio saturado e não saturado e das técnicas de determinação das propriedades hidráulicas do meio. Orienta a elaboração de um modelo conceitual adequado que apresente, em escala de detalhe, as características do meio físico e sua interação com os contaminantes.
MÓDULO 2: Aspectos Legais e Metodológicos do Gerenciamento das Áreas Contaminadas
Apresenta os princípios básicos do Direito Ambiental e as principais normas legais a ele relacionadas, priorizando a legislação e os instrumentos aplicáveis ao gerenciamento de áreas contaminadas. Introduz o Procedimento de Gerenciamento de Áreas Contaminadas adotado pelo Estado de São Paulo, destacando as etapas que o compõem e como elas se relacionam.
MÓDULO 3: Investigação de Áreas Contaminadas
Apresenta os fundamentos e as principais e mais atuais técnicas, metodologias, protocolos e equipamentos do processo de investigação de áreas contaminadas, com ênfase nas principais técnicas de amostragem de solo, água subterrânea e ar, destacando as técnicas de investigação em alta resolução. Contempla o planejamento da investigação a partir do modelo conceitual prévio e dos resultados, obtidos nas etapas anteriores àquela que se desenvolverá, e a elaboração e apresentação do novo modelo conceitual final, no qual devem constar, além da massa de contaminantes e sua interação com o meio físico, os caminhos e as vias de exposição e os possíveis receptores.
MÓDULO 4: Diagnóstico dos Cenários de Risco em Áreas Contaminadas
Introduz as metodologias que permitem avaliar a existência de risco em áreas contaminadas, estabelecer as metas de remediação e subsidiar o estabelecimento de medidas de intervenção. Apresenta ferramentas de modelagem matemática de fluxo e transporte que permitem prever o comportamento dos contaminantes no meio físico, a expansão da pluma ao longo do tempo e a avaliação de alternativas destinadas à remediação da área a partir de simulações de cenários de remediação.
MÓDULO 5: Planejamento e Execução de Medidas de Intervenção em Áreas Contaminadas
Apresenta os protocolos mais atuais para o planejamento e execução das medidas de intervenção em áreas contaminadas empregando técnicas apropriadas de remediação de solos e águas subterrâneas. Propõe o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento e avaliação de planos de intervenção que contemplem as medidas necessárias ao gerenciamento de uma área contaminada.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta metodológica:
As aulas teóricas acontecem em salas equipadas com recursos de multimídia e em laboratório de informática com a utilização de programas consagrados da área. As aulas práticas são realizadas na estação experimental, em poços de monitoramento. São previstas visitas técnicas e palestras com profissionais da área.

Trabalho de Conclusão de Curso:
Concede ao aluno a possibilidade de atuar com autonomia em seu processo de aprendizagem, fazendo uso das tecnologias e ferramentas obtidas no decorrer do curso.

Parceiros para a realização do curso:
- Clean Environment Brasil Engenharia e Comércio Ltda;
- Servmar Serviços Técnicos Ambientais Ltda;
- Tecnohidro Projetos Ambientais Ltda.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gerenciamento de Áreas Contaminadas (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  6 de maio a 31 de julho de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Desconto 20% para o Ensino Superior