Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

IPv6 - Implementação em Redes LAN

Objetivo
Preparar o participante para implementar redes locais com o protocolo IPv6, a fim de preparar o ambiente computacional corporativo e fornecer serviços de redes pertinentes à nova versão do protocolo.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
Pré-requisitos
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
É necessário que o participante esteja familiarizado com as tradicionais tecnologias de administração de Redes, incluindo TCP/IP avançado (roteamento e cálculo de subredes), sistemas operacionais Windows e Linux.

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado estará apto a implementar o protocolo IPv6 em redes locais e poderá trabalhar em empresas de diferentes portes ou até mesmo atuar como prestador de serviços para empresas que desejam migrar para a nova tecnologia.

Panorama de mercado
O protocolo IP versão 6 vem sendo discutido por muitos anos no ambiente acadêmico com pouca repercussão no mundo corporativo até então. Porém, o esgotamento de endereços IPv4 está fazendo com que as empresas migrem rapidamente para esse novo serviço adequando suas redes e plataformas, de forma que um colapso na Internet seja evitado.

Para o Gartner Group, um dos maiores institutos de pesquisa e consultoria em TI no mundo, resolver as limitações de espaço de endereçamento do IPv4 é necessário para o crescimento contínuo da Internet, mas por outro lado, a tarefa de transformar toda o ambiente de TI das empresas de TI para o IPv6 é desafiador e os custos são grandes. Estima-se, aproximadamente, em 6% do orçamento anual de TI da empresa para migrar do IPv4 para o IPv6. Os custos em curso, uma vez que a transformação ocorreu, serão equivalentes a aproximadamente 1% do orçamento de TI para os anos seguintes, em comparação com os custos de uma empresa que continuou com o IPv4.

Ainda de acordo com o Gartner, treinar as equipes de TI das empresas é um grande desafio e o início de uma implementação bem sucedida. As empresas devem começar a treinar seu pessoal que será envolvido com IPv6. Isto deve ser feito urgentemente com administradores e arquitetos de rede para que possam estar envolvidos na criação do roteiro de implementação e migração do IPv6.

Método

Proposta Metodológica
O curso prevê aulas teóricas e práticas com exercícios e exposições sobre temas relacionados.

Programa

- Protocolo IPv6
- Endereçamento IP
- Cabeçalho: formato da versão 6 do IP
- Serviços nativos do IPv6: stateless
- Cálculos de subredes
- Serviços básicos: DHCPv6 e DNSv6
- Roteamento e tunelamento
- IPv4 x IPv6: coexistência entre as redes

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
IPv6, Redes LAN, IPv4, Protocolo IP, Protocolo IPv6, Protocolo Internet, Senac SP, Curso Senac