Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Balconista de Farmácia

Objetivo
Capacitar os alunos a atuarem no balcão das farmácias e drogarias, sob a supervisão do farmacêutico, por meio do atendimento a clientes, interpretação de prescrições, disposição de produtos e controle de estoque, a fim de promover a venda e uso correto de produtos farmacêuticos, cosméticos e correlatos, de acordo com os princípios éticos e legislação vigente.

Carga horária: 240 horas

Pré-requisito
Para o desenvolvimento das atividades é necessário possuir habilidades de leitura, escrita e cálculos matemáticos básicos.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Conhecer o contexto do segmento farmacêutico, a fim de situar o balconista de farmácia como um profissional da área de saúde.
- Reconhecer-se profissionalmente na organização dos ambientes da farmácia e drogaria e em suas rotinas cotidianas, a fim de atuar como balconista de farmácia.
- Auxiliar na dispensação de medicamentos, cosméticos e correlatos, sob a supervisão do farmacêutico, interpretando prescrições e fornecendo informações, a fim de contribuir para o processo de assistência farmacêutica.
- Organizar os medicamentos, cosméticos e correlatos de acordo com a legislação vigente, considerando as boas práticas de recebimento, armazenagem, estocagem, exposição, entrega e descarte, otimizando a dispensação.
- Realizar atendimento ao cliente e venda, a partir da identificação de suas necessidades e comunicação assertiva, a fim promover a fidelização pautada nos princípios da ética.

Panorama de mercado
O segmento farmacêutico vem experimentando mudanças no país, determinadas por um mercado em constante evolução tecnológica e com fortes tendências de crescimento. Isso é evidenciado pela presença de indústrias farmacêuticas no país (tanto internacionais quanto de capital nacional); pela dinâmica e evolução do segmento dos medicamentos genéricos e correlatos (outros produtos para saúde); pelo aumento significativo no número de estabelecimentos farmacêuticos; pela disseminação de drogarias e farmácias, estas inclusive em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS); pelo movimento de fusões de empresas do setor (indústrias e redes de drogarias); pela disseminação do uso de medicamentos magistrais e pelas exigências cada vez maiores dos clientes por produtos e atendimento com qualidade.

A expansão do segmento farmacêutico tem sido acompanhada pela crescente demanda por profissionais qualificados e bem preparados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão responsável por regular o setor farmacêutico, publicou várias regulamentações principalmente nos últimos anos, objetivando a segurança sanitária dos produtos e serviços e a saúde da população. Desse modo, torna-se necessário a capacitação dos interessados que desejam ingressar no setor, inclusive o balconista de farmácia, que atua no varejo farmacêutico, tanto em drogaria quanto em farmácia.

Público-alvo

Este curso destina-se àqueles que necessitam de formação inicial para ingressar na área de balconista de farmácia.

Método

Proposta metodológica
Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais, tais como: apresentação e discussão de vídeo, atividade em grupos, dramatização, exposição dialogada, pesquisas e visita técnica.

Programa

- Postura e perfil profissional do balconista de farmácia
- Interpretação de prescrições
- Dispensação de medicamentos, cosméticos e correlatos
- Armazenamento e estoque de produtos em farmácia e drogaria
- Boas práticas e legislação vigente
- Atendimento ao cliente em farmácia e drogaria.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF


Livro:
Balconista de Farmácia. Autor: Naldinho, A.C; Caresatto, C.T.. Editora: Senac São Paulo


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
Balconista de farmácia, balconista de farmácia Senac, farmácia, balconista, atendente de farmácia, Senac SP, pronatec, curso Senac
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.