Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão de Planos de Saúde

Gestão de Planos de Saúde

Objetivo
Especializar profissionais para a atuação na gestão de planos de saúde e nas relações envolvendo operadoras, corretoras, administradoras de benefícios, prestadores de serviços, fornecedores e entidades governamentais de regulação e fiscalização, discutindo e aprofundando os conteúdos relativos aos aspectos administrativos, econômico-financeiros, ético-legais e operacionais do setor suplementar de saúde.

Carga horária: 366 horas

Área de atuação
O profissional com essa especialização poderá atuar na gestão de operadoras de planos de saúde, corretoras, administradoras de benefícios, empresas prestadoras de serviços, fornecedores e em órgãos governamentais.

Panorama de mercado
A gestão da saúde suplementar configura-se como um desafio, frente à escalada dos custos assistenciais no setor saúde, às políticas de sistemas de pagamento pelos serviços prestados e ao contexto regulatório deste setor, evidenciado pela figura da Agência Nacional de Saúde.

Este cenário agrava-se ao considerar alguns fatores contributivos para a complexidade de gestão deste segmento, como, por exemplo: a transição demográfica evidenciada pelo envelhecimento populacional, a transição epidemiológica por meio da maior ocorrência de doenças crônico-degenerativas, o avanço tecnológico que contribui para o diagnóstico e tratamento precoce, o incremento do número de beneficiários provenientes da ascensão das classes sociais C e D, a prática da judicialização da saúde, os conflitos de interesse na negociação por serviços prestados entre operadoras e prestadores, entre outros.

Todos esses aspectos indicam a necessidade de capacitação diferenciada dos profissionais que atuam ou desejam atuar neste segmento do setor saúde, visando atender às atuais exigências da saúde suplementar.
Portadores de diploma de graduação.
Obs.: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.
Este curso destina-se a graduados que tenham interesse em atuar ou se especializar na área de gestão de planos de saúde.
Fundamentos de Gestão
Apresenta os conceitos básicos da Administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da Administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor.
Regulação do Mercado de Saúde Suplementar e ANS
Aborda o conceito de regulação e sua aplicabilidade ao universo da saúde suplementar. Discute a lei 9961/00 que cria a Agência Nacional de Saúde Suplementar, destacando a sua estrutura, funções e características fundamentais na condução do processo de regulação do mercado. Discute a Legislação de Saúde suplementar, as características gerais do marco regulatório ( Lei 9656/98), outras leis com repercussão no mercado e as resoluções setoriais fundamentais com o objetivo de oferecer ao gestor um panorama abrangente da legislação que incide sobre sua área de atuação profissional.
Fundamentos e Características do mercado de Saúde
Apresenta os conceitos básicos de saúde suplementar por meio da discussão de noções fundamentais do setor como o problema da assimetria de informações na área de saúde suplementar, a seleção adversa e o risco moral (moral hazzard). Analisa a concorrência no setor, desenvolvimento de produtos e a composição de preço. Aborda a evolução do sistema de saúde suplementar no Brasil, o financiamento do setor, o impacto dos avanços tecnológicos nos custos e as características da saúde suplementar no Brasil e no mundo com o objetivo de apresentar, além do estado atual do mercado, projeções e perspectivas do negócio para o futuro.
Sistemas e Políticas de saúde
Apresenta a evolução histórica das idéias e políticas de Saúde no Brasil, discute a estrutura e organização do sistema de saúde brasileiro, analisa as diretrizes gerais do Sistema Único de Saúde (SUS) com base na Constituição Federal de 1988, nas leis 8080/90 e 8142/90 e nas NOBs, e compara o sistema de saúde brasileiro com os de outros países, com o objetivo de fornecer subsídios para a análise critica da atual estrutura do sistema nacional de Saúde.
Gestão de Pessoas
Identifica os desafios no gerenciamento de recursos humanos no setor de saúde suplementar. Apresenta um panorama geral das rotinas de RH. Analisa o comportamento humano dentro das organizações e a cultura organizacional. Destaca o desenvolvimento de profissionais focando o perfil de liderança. Aborda estratégias para a administração de conflitos nas organizações. Aborda o papel da gestão de pessoas na descoberta e mobilização do capital intelectual das organizações para produzir inovação, ressaltando a importância de um sistema de informações eficiente na gestão do conhecimento. Discute qualidade de vida no trabalho e as teorias da motivação mais importantes, destacando os aspectos motivacionais relevantes em organizações de saúde suplementar.
Planejamento estratégico
Apresenta os conceitos e fundamentos de planejamento e a sua importância para as organizações de saúde suplementar. Discute os modelos de administração estratégica em saúde, métodos e instrumentos específicos para o planejamento, avaliação, análise, decisão, implantação e controle com o objetivo de oferecer ao aluno um aparato teórico e prático afinado com as necessidades de um setor em constantes e rápidas transformações.
Noções de Direito e questões legais na operação
Apresenta as interfaces das operadoras de planos de saúde com os diversos ramos do Direito oferecendo uma espécie de introdução ao estudo do Direito voltado ao gestor de saúde suplementar. Aborda o conceito de Direito, as noções de direito público e direito privado, a Constituição Federal de 1988 e o direito à saúde, conceitos relevantes das áreas de Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Consumidor, Direito Tributário, Direito Administrativo, além de discutir a relação das operadoras com o Poder Judiciário, Ministério Público e órgãos de defesa do consumidor.
Marketing, Comunicação e Relacionamento com o cliente
Apresenta os conceitos fundamentais da Comunicação Social e sua importância para o setor de Saúde; os conceitos fundamentais de Mercadologia e suas aplicações nos ambientes intra e extra organizacional; noções de Publicidade e Propaganda; Marketing Social; Comunicação e Marketing como instrumento para a Gestão de Saúde. O papel das centrais de atendimento na área de saúde suplementar e a imagem pública das operadoras de planos de saúde. Analisa o perfil do consumidor de planos de saúde no Brasil e o papel dos profissionais de corretagem no setor.
Gestão Contábil e Financeira
Proporciona conhecimentos teóricos e práticos sobre Contabilidade e Administração Financeira, abordando o complexo ambiente econômico e institucional, fornecendo ferramentas analíticas e práticas que permitam entender a dinâmica financeira e gerencial das instituições de Saúde, através de técnicas quantitativas que auxiliem a reflexão, análise e tomada de decisão, objetivando maximizar o retorno do investimento.
Credenciamento e Negociação
Aborda as questões referentes às políticas de credenciamento das operadoras de planos de saúde, com ênfase para aspectos relacionados aos critérios de escolha e a construção de uma rede credenciada parceira. Aborda ainda os conhecimentos básicos de negociação, suas etapas, estruturação de reuniões, postura do negociador e resultados possíveis. Enfatiza a relação perde versus ganha e a relação ganha versus ganha, administrando assim objetivos e resultados.
Assistência Odontológica: panorama atual e
Traça um panorama da modalidade odontológica de assistência suplementar, histórico, tendências de mercado, todos os aspectos operacionais do negócio, fornecendo tanto conhecimentos fundamentais para gestores de saúde suplementar em geral como indicando oportunidades para empreendedores interessados na área específica de assistência odontológica.
Metodologia da Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema. Estimula a curiosidade e o espírito científico para além da produção regulamentar do TCC, contribuindo para incentivar pesquisadores e/ou divulgadores de conhecimento na área de saúde suplementar.
Gestão de Tecnologia da Informação
Apresenta os conceitos fundamentais de Tecnologia de Informação relacionados à gestão e administração em Saúde suplementar. Discute os elementos de Informática e de Tecnologia com implicação nas estratégias e nos processos da Gestão de Saúde; promove a reflexão sobre a aplicação das novas tecnologias na gestão do conhecimento e analisa a contratação de sistemas de informação para os diversos tipos e níveis de organizações de Saúde. Permite a compreensão sobre o aporte tecnológico necessário para responder às demandas da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Conceitos de Auditoria aplicados a Gestão de Saúde
Aborda os conceitos básicos de auditoria, a sua evolução cronológica, destacando a história da auditoria médica no Brasil com foco na Saúde Suplementar. Enfatiza a importância desta ferramenta na gestão operacional de uma operadora de planos de Saúde e o uso da glosa como instrumento da gestão. Discute as relações e conflitos entre operadoras e prestadores de saúde e as questões éticas em auditoria.
Questões Atuais do Mercado de Saúde Suplementar
Promover o encontro com profissionais da área de Saúde suplementar, trazendo para o curso sua visão e sua experiência no trato de temas atuais de grande relevância para a formação do gestor que atuará na área de planos de saúde. Articula debates e palestras com temas selecionados durante o desenvolvimento do curso sobre assuntos que mereçam um aprofundamento de acordo com o momento do mercado, diante de novidade normativa editada pela ANS no período, com o perfil da turma em andamento e disponibilidade dos especialistas nos temas escolhidos.
Ética e Responsabilidade empresarial
Destina-se a sensibilizar o profissional de saúde suplementar para a indispensabilidade da abordagem ética e responsável do negócio. Discute o conceito de Ética e as principais abordagens sobre o tema na história da Civilização Ocidental. Trata da noção de Bioética, discute os direitos do paciente, aborda questões atinentes à ética profissional, responsabilidade do administrador, responsabilidade médica, odontológica e dos profissionais de saúde de maneira geral, na esfera dos órgãos de classe e na esfera judicial. Apresenta os conceitos de cidadania e de responsabilidade socioambiental empresarial e seus reflexos nas organizações de saúde suplementar.
Ações de Promoção da Saúde e prevenção de doenças
Aborda os conceitos de promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças aplicando-os à esfera de atuação das operadoras de planos de saúde. Apresenta noções de medicina preventiva e epidemiologia, um panorama dos fatores de risco à saúde no mundo contemporâneo e destaca o papel pedagógico das operadoras de planos de saúde. Discute o gerenciamento de doenças crônicas, o envelhecimento populacional, o impacto econômico-financeiro das ações de promoção e prevenção. Apresenta casos representativos de promoção e prevenção tendo em vista estimular a criação de estratégias dentro das quais as operadoras possam beneficiar-se em eficiência no gerenciamento de recursos e ao mesmo tempo oferecer atenção integral à saúde.
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
Serão realizadas exposições dialogadas, discussões de casos, solução de problemas, debates, seminários e simulações.

Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) será obrigatório para os alunos que desejam obter o título de especialista e consistirá em uma Monografia que consolidará a articulação e mobilização dos conhecimentos, habilidades, valores e atitudes constituídos ao longo do curso, com foco em tema relevante relacionado com as disciplinas constantes na estrutura curricular e com a área de
conhecimento em saúde suplementar.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão de Planos de Saúde (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (COREN-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 20%, não cumulativo, aos profissionais regularmente inscritos no Coren e funcionários desse conselho.