Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão Escolar

Gestão Escolar

Objetivo
Especializar profissionais para atuar na gestão escolar tendo como base um perfil de competências que possibilite o desempenho eficiente e eficaz de suas funções, na perspectiva da gestão democrática, estratégica e empreendedora, contribuindo para elevar os padrões de qualidade da educação.

Esse curso está em conformidade com o artigo 64 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assim como com a Deliberação nº 53/05 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, possibilitando a habilitação de profissionais para atuar na gestão de escolas do sistema estadual de ensino.

Carga horária: 1006 horas

Atuação no mercado de trabalho
Este curso de pós-graduação visa habilitar profissionais para assumir funções de diretor, supervisor, coordenador e orientador educacional em escolas públicas e privadas de educação básica e profissional, conforme artigo 64 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Este projeto pedagógico está também em conformidade com a Deliberação nº 53/05 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, possibilitando a habilitação de profissionais para atuar na gestão de escolas do Sistema Estadual de Ensino.
Portadores de diplomas de graduação em cursos da área de educação e de áreas afins que necessitem ou que tenham interesse em habilitar-se para a gestão escolar em instituições de educação básica do estado de São Paulo.
Portadores de diplomas de graduação em cursos da área de educação e áreas afins que necessitem ou que tenham interesse em habilitar-se para a gestão escolar em instituições de educação básica do estado de São Paulo.
Contextos HIstóricos, Político e Social da Educação Brasileira
Apresenta os contextos histórico, político e social da educação brasileira, propondo a análise de suas inter-relações com as políticas educacionais vigentes, destacando mudanças que viabilizem a educação como uma prática social.
Legislação Educacional e Políticas Públicas
Apresenta a legislação educacional, a estrutura e o funcionamento da educação nacional. Orienta sobre a educação básica no Brasil e as atribuições dos órgãos que compõem o sistema, discutindo-as no âmbito da gestão escolar e especificando as funções daqueles que formam o quadro diretivo da instituição educacional.
Gestão dos Processos Administrativos
Apresenta concepções e processos administrativos no contexto educacional, tais como a aquisição e manutenção de materiais e equipamentos, uso do espaço físico, organização da documentação e registros, terceirização de serviços, sistemas informatizados, entre outros, destacando a adequação de ferramentas e instrumentos de planejamento estratégico na gestão educacional.
Proposta Pedagógica e Concepções em Educação
Analisa as concepções em educação que orientam as propostas pedagógicas das instituições educacionais, sob a perspectiva filosófica e epistemológica, possibilitando a compreensão dos fundamentos que norteiam os discursos e as práticas.
Abordagens Metodológicas Inovadoras
Apresenta metodologias inovadoras no contexto educacional que possibilitam processos de autoformação, heteroformação e ecoformação. Discute métodos de ensino-aprendizagem que oportunizam ao alunado vivenciar processos de metacognição e se constituir como protagonista de seus processos de construção de conhecimento. Apresenta estudos sobre metodologias ativas, tais como aprendizagem baseada em problemas e sala de aula invertida, dentre outros.
Pensamento Científico e Pesquisa em Educação
Apresenta a evolução do pensamento científico e da filosofia das ciências, contemplando as bases epistemológicas, teóricas e metodológicas da pesquisa em educação.
Prática Profissional: Supervisão e Direção Escolar
Propõe o diálogo entre os saberes e fazeres do supervisor e do diretor escolar no contexto educacional, na perspectiva da gestão democrática. Oportuniza a reflexão sobre as necessidades e exigências do gestor nos processos de abertura de uma instituição educacional, na perspectiva legal e conceitual, a organização escolar (administrativa, financeira e pedagógica), a elaboração coletiva do projeto pedagógico, o regimento escolar, a implantação, o desenvolvimento, a regulação e a avaliação desses processos.
Educação Contemporânea e Diversidade
Apresenta a educação como um direito fundamental e de promoção da cidadania e da igualdade de direitos, considerando o respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, geracional, de gênero, orientação afetivo-sexual e biológica, além das questões que envolvem a inclusão de pessoas com deficiência nos contextos educacionais.
Educação e Tecnologias: Gestão Educacional
Apresenta as tendências e ferramentas das tecnologias no contexto da gestão escolar como recurso para o desenvolvimento de processos administrativos e pedagógicos.
Currículo e Gestão Educacional
Apresenta as diferentes concepções de currículo e sua condição política e social e as possibilidades de inovação das práticas curriculares, na perspectiva da autonomia na aprendizagem, visando à compreensão das práticas pedagógicas e dos projetos educacionais.
Gestão: Qualidade e Inovação
Apresenta as dimensões, conceitos e políticas de qualidade e inovação na educação em uma perspectiva sistêmica. Apresenta os métodos quantitativos e qualitativos, as técnicas e ferramentas de análise da qualidade no contexto educacional.
Empreendedorismo e Marketing Educacional
Apresenta os princípios do empreendedorismo e do marketing educacional nas instituições educacionais e sua importância para promover, com ética e responsabilidade social, maior visibilidade da escola, potencializando o relacionamento com o seu público.
Trabalho de Conclusão de Curso I
Orienta o aluno para o início do desenvolvimento do projeto (de pesquisa ou de intervenção). Orienta sobre como elaborar o roteiro do trabalho, sobre como escolher e delimitar o desafio ou necessidade identificada, indicação do referencial teórico e descrição das etapas do projeto, sobre metodologias de pesquisa e sobre a construção da fundamentação teórica.
Gestão: Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional
Apresenta os princípios legais e teóricos, que permeiam a atuação das diversas atividades na gestão: coordenação pedagógica e orientação educacional no Brasil. Reflete sobre os desafios que contemplam ambas as funções, tais como: mediação de conflitos, formação de professores em serviço, flexibilização curricular para o atendimento da diversidade, monitoramento dos processos de avaliação da aprendizagem, a relação entre família e escola, desenvolvimento de projetos educativos e uso de metodologias inovadoras.
Prática Profissional: Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional
Discute competências para a coordenação pedagógica e para a orientação educacional no acompanhamento das práticas pedagógicas. Oportuniza a reflexão sobre as necessidades e exigências dessas funções do gestor nas relações do projeto político pedagógico e as práticas educativas e na elaboração do plano de trabalho.
Educação e Tecnologias: Processos de Ensino-Aprendizagem
Apresenta as tendências e ferramentas das tecnologias no contexto da gestão escolar como recurso para o desenvolvimento de processos administrativos e pedagógicos. Discute as tendências das tecnologias na educação, as instituições educacionais como comunidades aprendentes e o ciberespaço como lócus de formação e aprendizagem.
Avaliação Educacional
Apresenta os processos e práticas de gestão de resultados da aprendizagem, a partir do acompanhamento e da análise dos indicadores de aproveitamento, frequência e desempenho, das avaliações internas e externas, bem como de indicadores sociais. Aborda as dimensões da avaliação no âmbito educacional: da instituição, da proposta pedagógica, do currículo, do corpo docente, da aprendizagem dos alunos, discutindo as diferentes concepções que a orientam e as possibilidades de criação e desenvolvimento de uma cultura de avaliação para elevar os padrões de qualidade educacional.
Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Analisa os aspectos históricos, teóricos e legais da educação especial no contexto da educação inclusiva, bem como a concepção de deficiência e as implicações no projeto pedagógico, flexibilização curricular, acessibilidade pedagógica, avaliação da aprendizagem e desenho universal.
Gestão de Pessoas, Liderança e Cultura Organizacional
Apresenta a gestão de pessoas sob a perspectiva da cultura e do clima organizacional na instituição educacional e da compreensão da dinâmica das relações que nela se estabelecem. Discute a abordagem estratégica para potencializar a aprendizagem organizacional, a gestão do conhecimento, o trabalho em equipe, o envolvimento e o compromisso das pessoas com o trabalho. Apresenta a liderança compartilhada como princípio da gestão de pessoas.
Trabalho de Conclusão de Curso II
Orienta o aluno para a finalização da proposta de intervenção ou do projeto de pesquisa, desenvolvida ao longo do curso, conforme roteiro anteriormente desenvolvido. Orienta sobre a formatação de acordo com a normatização de trabalhos acadêmicos.
Gestão Educacional na Perspectiva Financeira
Apresenta princípios e práticas de gestão financeira nos contextos educacionais voltados para sustentabilidade econômico-financeira e consecução de sua proposta pedagógica, evidenciando as diferenças nos processos de gestão dos recursos encontrados nas dimensões: pública, privada e no terceiro setor. Discute alternativas para criação e obtenção de recursos, valorizando a ética e a transparência em sua aplicação, visando fornecer subsídios para a compreensão dos aspectos conceituais e legais, bem como oferecer instrumentos para a obtenção dos resultados esperados no exercício da gestão.
Prática Profissional: Gestão do Trabalho Pedagógico
Diálogo entre saberes e fazeres do gestor escolar nos processos educacionais. Oportuniza a reflexão crítica sobre a atuação participativa e o papel dos educadores e da comunidade escolar na elaboração da proposta pedagógica e nas práticas de organização e gestão da escola, bem como na transformação dessas práticas.
 
   TOTAL
Proposta metodológica
A orientação metodológica adotada neste curso apoia-se nos princípios da aprendizagem com autonomia na medida em que convoca o aluno a ser o sujeito da sua aprendizagem, oferecendo-lhe oportunidade de vivenciar, refletir e avaliar processos de gestão escolar, a partir de situações extraídas da realidade de instituições educacionais, contribuindo para o desenvolvimento das competências profissionais previstas no perfil do egresso.

A interdisciplinaridade, a contextualização, a flexibilidade e a relação entre a teoria e a prática, princípios fundamentais para favorecer a aprendizagem significativa, são propiciadas dentre dois tipos de produção, a escolha do aluno, que deverá realiza-lo individualmente. Ambas considerando as competências desenvolvidas ao longo do curso.
a) Pesquisa bibliográfica: documento de caráter acadêmico, composto por delimitação do problema, justificativa, referencial teórico, discussão e considerações finais do autor sobre o tema investigado.
b) Proposta de intervenção: é uma proposta de ação feita pelo aluno para a resolução de um problema real observado em seu território de atuação, ou seja, no âmbito da gestão escolar, buscando a melhoria da educação. Como o próprio nome alude, fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa-ação.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão Escolar (Certificado expedido pelo Centro Universitário Senac)
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 11 de março de 2019.





Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso