Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Fotografia Aplicada

Fotografia Aplicada

Objetivo
Especializar o aluno para atuar nos processos relacionados à produção e aplicação profissional da imagem, aprimorando seu aporte conceitual e técnico no contexto do mercado atual de fotografia. Desta forma, o aluno terá condições de construir imagens a partir de repertório técnico, artístico, cultural e histórico, adequando-as aos diversos suportes de veiculação e transformações mercadológicas para sua aplicação em diversos contextos fotográficos.

Carga horária: 366 horas

A imensa quantidade de imagens em circulação nas redes ao redor do mundo não deixa dúvidas de sua relevância na cultura contemporânea. A capacidade de construção das realidades que cercam o ser humano está intimamente relacionada com a produção e a disseminação de imagens, fixas e em movimento, nos mais variados recantos culturais. Segundo Steven Mithen (2002), a utilização de imagens marca o início de processos culturais que deram origem à arte e à religião, abrindo a possibilidade para uma escalada inovativa sem precedentes na história da humanidade. O uso de imagens propiciou a aceleração, em um ritmo vertiginoso, da capacidade criativa do homem e o decorrente aumento da complexidade cultural.

Contemporaneamente, face ao avanço acelerado das tecnologias, a fotografia encontra-se intimamente relacionada à computação gráfica, aos processos interativos mediados por computador, às redes telemáticas, como a Internet, além de coexistir entre outras linguagens, como o cinema, o teatro e a literatura. Nesse processo de coexistência, novas linguagens visuais híbridas emergem. O contato da fotografia com outras formas de expressão tem permitido, por exemplo, o surgimento de novas técnicas de trabalhar com a imagem, como o cinemagraph e o machinima.

O universo da imagem é fascinante por se constituir em um mundo rico de relações que conecta a história, a cultura e a sociedade contemporânea de maneiras multifacetadas, muitas já bem mapeadas e outras à espera por novos desbravadores. Essa riqueza de possibilidades e de atravessamentos apresenta, no entanto, um grande desafio para aqueles que desejam aprender a manejar câmeras profissionalmente, de maneira a delas se apropriarem para empreenderem suas próprias incursões no mundo das imagens, enveredando por caminhos bem conhecidos, ou abrindo criativamente trilhas em territórios ainda desconhecidos. A aceleração cultural e a constante inovação tecnológica e conceitual colocam grandes desafios aos profissionais da imagem, fotógrafos, cineastas, videoartistas, na busca pela expressão diferenciada e em nível avançado.

Diante desse cenário complexo apresentado pelo universo da imagem, o Centro Universitário Senac oferece o curso de especialização lato sensu em Fotografia Aplicada.

A construção do conhecimento decorrente da experiência, ao longo do curso, propicia ao aluno o desenvolvimento de uma visão atualizada da fotografia, nas suas mais variadas formas de inserção no universo da imagem e seu mercado de atuação. Considerando o aprimoramento sobre conceitos e fazeres no contexto do panorama tecnológico atual, oferece conteúdos renovados para propiciar aos alunos embasamento técnico e teórico que os capacite para atuar no mercado profissional nas suas diversas vertentes ou evoluir em seus estudos, o que abrange aplicar técnica, utilizar ferramentas recentes da tecnologia, construir narrativas visuais, gerir seu próprio negócio, compreendendo o papel que a fotografia ocupa na sociedade moderna.

Profissionais das áreas de comunicação, design, fotografia e artes visuais ou que atuem em projetos que envolvam a utilização de imagens.

CONSTRUCÃO DA IMAGEM
Propõe a investigação sobre o conhecimento e o uso de códigos visuais, empregando conceitos que auxiliem a refletir sobre a ocupação do campo visual, o enquadramento e as composições espacial e cromática, nas imagens estáticas e em movimento.
FOTOGRAFIA E ARTE
Trata da fotografia em sua relação com os movimentos artísticos ao longo de sua história, com especial ênfase na fotografia contemporânea e o entendimento do panorama contemporâneo da arte.
IMAGEM INTERATIVA
Discute o papel da imagem na comunicação, considerando a experiência como aspecto central na construção de realidades. Trata a imagem a partir da sua natureza interativa, com ênfase nas novas tecnologias.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta os fundamentos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para a definição dos objetos de pesquisa e para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
FOTOGRAFIA E VÍDEO
Discute as relações entre a linguagem da fotografia e do audiovisual, com ênfase na produção de sentido nos formatos eletrônico e digital. Apresenta novo contexto de produção de videografia dentro de um campo emergente na produção de imagens em movimento.
EXPRESSÕES CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS
Apresenta a cultura na contemporaneidade, analisando as configurações sociais e as possibilidades tecnológicas características da sociedade em rede e da cibercultura. Discute a noção de vanguarda e a atual permeabilidade entre as diversas disciplinas e linguagens.
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Possibilita a construção de um repertório de referências visuais por meio da abordagem dos principais fatos que constituem a história da fotografia contemporânea para dar suporte à proposição de soluções imagéticas adequadas a projetos relacionados à imagem.
PRODUÇÃO DA IMAGEM
Apresenta e discute o funcionamento e a metodologia de trabalho na produção da imagem. Promove o estudo e a aplicação de diferentes recursos, componentes técnicos e artísticos, abarcando processos relacionados desde a concepção da imagem à sua realização.
FOTOGRAFIA COMO NEGÓCIO
Apresenta a fotografia por meio de uma abordagem mercadológico, esclarecendo a maneira como o fotógrafo torna-se um empreendedor neste segmento. Orienta quanto às questões de organização, produção e administração de empreendimentos que tenham a fotografia como atividade principal.
FLUXO DE TRABALHO E GERENCIAMENTO DE ARQUIVO
Apresenta os padrões desenvolvidos internacionalmente para os sistemas de gerenciamento de documentos digitais, seu acesso e recuperação. Propõe a análise e a discussão sobre os processos envolvidos - desde a captura até o armazenamento - subsidiando a criação de método pessoal de trabalho.
MARKETING E IMAGEM
Aborda o papel da imagem fotográfica na comunicação de uma marca ou produto. Promove a discussão sobre os conceitos pertinentes à utilização da imagem fotográfica como elemento de um projeto publicitário que objetive a venda de uma ideia, conceito ou produto, fundamentando a proposição de soluções para esse fim.
PERCEPÇÃO FOTOGRÁFICA
Promove exercícios práticos e diversificados de experiências relacionadas ao fazer fotográfico com o objetivo de ampliar o repertório técnico, cultural e artístico, proporcionando uma visão mais especializada dos cenários em que a imagem é produzida.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta a finalização das produções desenvolvidas pelos alunos, de acordo com as normas técnicas e padrão científico da área do curso, com vista à entrega e avaliação.
 
   TOTAL
O curso propicia a experimentação dos alunos, estimulando os participantes à indagação, ao questionamento e também à produção de sínteses em diversos formatos, tais como artigos, produção de imagens, concepção de projetos que envolvam a aplicação de imagens, dentre outros.

Organização Curricular
1 - Construção da Imagem
2 - Fotografia e Arte
3 - Imagem Interativa
4 - Metodologia Aplicada
5 - Fotografia e Vídeo
6 - Expressões Culturais Contemporâneas
7 - História da Fotografia
8 - Produção da Imagem
9 - Fotografia como Negócio
10- Fluxo de Trabalho e Gerenciamento de Arquivo
11- Marketing E Imagem
12- Percepção Fotográfica
13- Trabalho de Conclusão de Curso
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Fotografia Aplicada (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso