Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais

Formato: presencial
O curso tem como objetivo formar especialistas em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais, capacitando-os a diagnosticar, planejar e executar procedimentos cirúrgicos em ambiente ambulatorial e hospitalar, dentro das competências da especialidade, visando à promoção da saúde.

Observação: Este curso foi reformulado em virtude da publicação da Resolução CFO 161/2015.

Diferenciais:
O curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais do Centro Universitário Senac é resultado da tradição de uma instituição que investe em seu corpo docente e em infraestrutura de ponta na área. Possui uma Clínica Odontológica com a mais avançada tecnologia, com equipamentos atualizados de acordo com os avanços tecnológicos da área, como microscópios, laser de baixa potência; sistema de radiografia digital; equipamento para sedação consciente; equipamentos para monitoração de parâmetros fisiológicos do paciente; consultórios informatizados com monitores LCD interligados em rede; sistema de captação e transmissão de imagens e sistema CAD/CAM.

Curso reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia.

Carga horária: 3112 horas

Observações

As inscrições estarão abertas enquanto existirem vagas disponíveis para matrícula

Atuação no mercado de trabalho
Ao término do curso o aluno terá adquirido competências para diagnosticar, planejar e executar procedimentos cirúrgicos na esfera de conhecimentos da especialidade em ambulatório e também em ambiente hospitalar. Poderá atuar em consultórios odontológicos, clínicas e em hospitais, no setor público e privado.
Portadores de diploma de graduação e ter obrigatoriamente registro no Conselho Regional de Odontologia.


Cirurgiões-dentistas.
FUNDAMENTOS PARA PRÁTICAS CIRÚRGICAS
Realizar o diagnóstico do quadro clínico do paciente com base na interpretação da anamnese, do exame clínico e dos exames complementares, a fim de embasar o correto planejamento para o tratamento cirúrgico odontológico ambulatorial e hospitalar, considerando os conceitos de emergência médica em odontologia.
CIRURGIA AMBULATORIAL
Discute e aplica os conhecimentos referentes as cirurgias que serão conduzidas em nível ambulatorial, abrangendo as exodontias simples, múltiplas e complicadas; dentes retidos; tratamento dos processos sépticos e das doenças dos seios da face; cirurgias dos cistos maxilo-mandibulares, do periápice, das glândulas salivares e com finalidade protética.
CIRURGIA HOSPITALAR I
Discute e aplica os conhecimentos referentes as cirurgias que serão conduzidas em nível hospitalar, abrangendo o atendimento inicial do paciente traumatizado, o diagnóstico e tratamento dos traumas faciais (lesões em tecido mole e as fraturas do esqueleto facial, exames de imagem para diagnóstico, acessos cirúrgicos extra orais, métodos de fixação de fraturas) restabelecendo a saúde do paciente. Aborda os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sua estrutura, bases legais e as políticas públicas de saúde com interface com a Odontologia.
CIRURGIA HOSPITALAR II
Discute e aplica os conhecimentos referentes as cirurgias que serão conduzidas em nível hospitalar, abrangendo o atendimento inicial do paciente traumatizado, o diagnóstico e tratamento dos traumas faciais (lesões em tecido mole e as fraturas do esqueleto facial, exames de imagem para diagnóstico, acessos cirúrgicos extra orais, métodos de fixação de fraturas) restabelecendo a saúde do paciente.
CIRURGIA ORTOGNÁTICA
Discute e aplica os conhecimentos referentes as cirurgias ortognáticas, abordando o planejamento cirúrgico das deformidades faciais (laboratorial e ambulatorial), avaliação cefalométrica e facial e o procedimento cirúrgico hospitalar para o tratamento integral do paciente com essa enfermidade.
DEONTOLOGIA E METODOLOGIA DE PESQUISA
Problematiza as questões éticas, bioéticas e a legislação que envolve o exercício profissional. Apresenta também os referenciais de ordem metodológica necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, propiciando o desenvolvimento profissional e pessoal.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta metodológica
O modelo educacional pautado pelo desenvolvimento de competências da área da saúde exige a significação da aprendizagem no contexto da vivência dos processos profissionais, sendo neste curso viabilizado pela prática laboratorial e clínica ambulatorial e hospitalar.
Pós-graduação lato sensu / Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais. O certificado será expedido pelo Centro Universitário Senac
Inscrições abertas de:  07 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).
- Carteira de identidade do CRO

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.
A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Os candidatos estrangeiros deverão apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso


Especialização em cirurgia e traumatologia buco maxilo-faciais - Centro Universitário Senac from Senac São Paulo