Home  >  Cursos Técnicos  >  Especialização Técnica em Prótese sobre Implante

Especialização Técnica em Prótese sobre Implante

Especializar o técnico em prótese dentária para atuar na fase laboratorial e com base em solicitações do cirurgião-dentista, no planejamento e na confecção de próteses sobre implante em diversos sistemas (prótese fixa, overdenture e Protocolo Bränemark), visando desenvolver soluções laboratoriais adequadas ao tratamento proposto.

Diferenciais
- O curso conta com o respaldo de uma instituição de tradição e reconhecimento que atua na área odontológica desde 1967, sendo referência no mercado de trabalho.
- Docentes com experiência profissional na área.
- Atividades práticas realizadas em laboratórios de prótese dentária com tecnologia de ponta, voltadas à confecção de diferentes tipos de prótese sobre implante (fixa, Overdenture e Protocolo Bränemark).
- Elaboração de mesa clínica, composta por próteses sobre implantes, que poderá ser utilizada pelo egresso do curso como portfólio laboratorial, a fim de mostrar a qualidade de seu trabalho a futuros clientes.

Senac Tiradentes: de 20/3/20 a 24/9/21, sextas-feiras e sábados, uma vez por mês

Senac Campinas:de 7/2/20 a 7/8/21, sextas-feiras e sábados, uma vez por mês

Carga horária: 300 horas

Pré-requisito
Possuir experiência laboratorial em prótese fixa e prótese total.
Escolaridade mínima: habilitação técnica de nível médio - completa
Especialização Técnica em Prótese sobre Implante

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho
O especialista técnico de nível médio em Prótese sobre Implante é o profissional que trabalha em laboratórios de prótese dentária de instituições de saúde públicas ou privadas, bem como prestando consultoria em empresas produtoras e importadoras de materiais odontológicos.

Atua em conjunto com o cirurgião-dentista, prestando suporte técnico na fase laboratorial, no planejamento e na confecção de próteses sobre implante, utilizando-se de técnicas e tecnologias avançadas, visando desenvolver soluções laboratoriais adequadas ao tratamento proposto pelo cirurgião-dentista.

Panorama de Mercado
A odontologia estética está em evidência e dentro das possibilidades de reabilitação oral, considerando-se o tratamento estético funcional, encontra-se a Implantodontia, que é uma das 19 especialidades mais procuradas, segundo o Conselho Federal de Odontologia. Para esta reabilitação, o cirurgião-dentista precisa trabalhar em parceria com o técnico em prótese dentária e, com essa demanda, o mercado de trabalho passou a valorizar a especialização técnica em Prótese sobre Implante dos técnicos em prótese dentária para atuarem com os implantodontistas.

O Conselho Federal de Odontologia, com a publicação da Resolução CFO nº 83, de 25 de setembro de 2008, passou a registrar e inscrever os egressos de cursos de Especialização Técnica de Nível Médio em Prótese sobre Implante como especialistas técnicos em Prótese sobre Implante.

Ato de Autorização

Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme resolução nº 27/2013, de 10/12/2013.

Público-alvo

Técnico em Prótese Dentária

Método

São propostas atividades práticas em laboratório de prótese dentária (como confecção de guias radiográficos, cirúrgicos e de modelos de trabalho; planejamento laboratorial e confecção das próteses sobre implantes por meio da execução das estruturas metálicas, inclusão, fundição, solda e recobrimento estético) associadas a estudos de casos, pesquisas, seminários, contato com empresas e especialistas da área, estimulo a discussões sobre a situação atual do mercado de trabalho, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e desenvolvimento das competências profissionais previstas.
Os alunos trabalharão por projeto, que consiste na elaboração de uma mesa clínica de uma mesa clínica, composta de próteses sobre implantes fixa, Overdenture e Protocolo Bränemark, por meio da realização de atividades ligadas às competências a serem desenvolvidas no curso.


Estágio

O curso não prevê estágio obrigatório. O aluno poderá solicitar estágio voluntariamente e, neste caso, deverá procurar a coordenação do curso.

Programa

Certificação

Àquele que concluir com aprovação o módulo que compõe a organização curricular deste Plano de Curso será conferido o certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Prótese sobre Implante, com validade nacional.

Lista de Materiais

Para participar do curso, o aluno precisa adquirir materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra desses itens.

Documentos para Matrícula

- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- Diploma de Técnico em Prótese Dentária (original e cópia simples ou cópia autenticada)

Observação: O candidato que ainda não possua o diploma de Técnico em Prótese Dentária poderá apresentar o Histórico Escolar de conclusão do curso, em 02 vias, porém, deverá ser comunicado de que a entrega do certificado desta especialização técnica de nível médio em Prótese sobre Implante dependerá da apresentação do referido diploma, devidamente registrado.
As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso