Cursos Livres

Garantia da Qualidade no Segmento Farmacêutico

Este curso aperfeiçoa o profissional para atuar na garantia da qualidade dos processos da cadeia produtiva do segmento farmacêutico, utilizando os requisitos fundamentais preconizados pelas normas regulatórias, para promover a retroalimentação do sistema de qualidade das organizações.
Assim, o curso prepara o aluno para identificar os principais conceitos de qualidade e gestão da qualidade, a partir de fundamentação teórica para estabelecer relação com as características e necessidades do segmento farmacêutico; na identificação da estrutura do plano mestre de validação, do protocolo e dos relatórios de qualificação e de validação; na estruturação dos documentos do sistema da qualidade, em conformidade com as Boas Práticas do segmento farmacêutico, visando garantir a reprodutibilidade dos processos; no reconhecimento do processo de seleção e qualificação de fornecedores, para garantir a eficiência e a qualidade de produtos e serviços; na investigação da causa raiz em ocorrências de desvios e não conformidades, garantindo o controle das ações, a fim de solucionar problemas e evitar reincidências; e na análise de riscos e comprometimento integral das pessoas, com atitude proativa, a fim de antecipar e prever problemas.

Carga horária: 24 horas

Pré-requisito
Escolaridade mínima: cursando o 3º ano de farmácia.


Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino superior
Curso Livre Garantia da Qualidade no Segmento Farmacêutico

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho
A gestão da qualidade no segmento farmacêutico é uma exigência dos órgãos reguladores, nos âmbitos municipal, estadual, federal e/ou internacional e garante posicionamento estratégico de produtos e serviços.
A atividade industrial farmacêutica exige cumprimento de aspectos relevantes para a qualidade, que se encontram descritos nas normas regulatórias e estão dispostos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos. Tais normas envolvem princípios e conceitos do sistema de qualidade, atribuindo importância à realização de tarefas como: seleção e qualificação de fornecedores e prestadores de serviço, desenvolvimento, produção, controle de qualidade, definições de responsabilidades, controles durante o processo produtivo, programa de calibração dos instrumentos, qualificação dos equipamentos, validação de processos e sistemas, programas de treinamento ou qualificação de pessoal, controle de documentação, princípios imprescindíveis para rastreabilidade de informações e de distribuição de produtos, farmacovigilância, entre outros.

Público-alvo

graduados e graduandos em farmácia, bem como graduados em outras áreas do conhecimento que atuam no segmento farmacêutico e desejam atualizar-se no tema.

Método

Este curso abrange atividades em grupo que permitem ao participante vivenciar a elaboração de documentos, em consonância com os preceitos da qualidade, com ênfase no manuseio, análise e interpretação das normas de qualidade vigentes no país. Serão utilizadas exposições dialogadas para aprofundamento dos conceitos técnicos, apresentação e discussão de casos sobre os desvios da qualidade, plano mestre de validação e os impactos decorrentes das ações nos sistemas da qualidade e nas organizações.


Programa

- Conceitos de análise de risco, qualificação, validação de processos, qualificação de fornecedores, equipamentos e sistemas computadorizados;
- Garantia da qualidade dos processos farmacêuticos;
- Identificação de estrutura de protocolos e relatórios;
- Como desenvolver treinamentos que possibilitem a melhora operacional dos colaboradores nos processos e o cumprimento das boas práticas;
- Como atuar pró-ativamente ou preventivamente na ocorrência de desvios e não conformidades da qualidade;
- Abordagem do processo formal de investigação da causa-raiz e gestão do plano de ações implementado para solucionar problemas e eliminar sua reincidência;
- Elaboração de Plano Mestre de Validação;
- A importância de elaborar procedimentos operacionais e padronizar a rotina em favor da manutenção do estado de qualidade por meio da reprodutividade de tarefas;
- Auditorias internas para certificação de qualidade e Boas Práticas no segmento;
- Documentos do sistema da qualidade, controle de emissão, versionamento e obsolescência.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

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