Curso Livre

 

Zelador

Objetivo
Contribuir para o desenvolvimento e alinhamento das competências necessárias ao perfil do profissional que atua na zeladoria e administração de condomínios.

O curso coloca o aluno em contato com tecnologias e procedimentos rotineiros relativos à atividade, enfatizando a postura e a atuação ética. Privilegia ainda a flexibilidade e a contextualização, orientadas para o enfrentamento de diferentes situações inerentes à natureza do trabalho na área.

Conhecer equipamentos e desenvolver competências de comportamento diferencia o profissional da área. Nesse sentido, o curso aborda de maneira prática os melhores procedimentos que o zelador deve conhecer para o desenvolvimento do perfil multitarefa que o mercado exige.

Sala de aula equipada com recursos audiovisuais para melhor aproveitamento e conforto dos alunos, além de acervo bibliográfico para pesquisa completam os diferenciais.

Público-alvo
Empregados de condomínio ou demais interessados que desejam ingressar na área de Zeladoria ou Administração de Condomínios.
(Carga horária: 160 horas)
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso poderá atuar como zelador em conjuntos de edifícios comerciais, de apartamentos ou de lazer, sendo responsável pela prevenção de problemas, manutenção e também pela conservação dos condomínios, além de manter a ordem e garantir a segurança.

Para tanto, o curso contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:
- Executar com eficiência as rotinas essenciais na zeladoria e segurança de condomínios, cumprindo os controles e procedimentos internos do empreendimento, com objetivo de atender às necessidades dos condôminos, visitantes e prestadores de serviços e contribuir com sua segurança e tranquilidade.
- Planejar e gerir sua carreira, analisando o mundo do trabalho, suas transformações, impactos, riscos e oportunidades e relacionando-os com o próprio desenvolvimento profissional, a fim de tomar decisões fundamentadas e proporcionar uma atuação estruturada, ética, consciente e com maiores possibilidades de sucesso.

Panorama de mercado
A migração de pessoas para capitais e grandes centros urbanos trouxe como consequência um novo formato de moradia: a convivência em habitações agrupadas verticalmente (edifícios), conjuntos residenciais horizontais e loteamentos fechados (casas ou edifícios). Este novo formato, denominado condomínio, é considerado como uma extensão natural de estilos de moradias, com direitos e deveres de cidadãos, imparcialidade e respeito ao ser humano.

Nesse sentido, além do compartilhamento de espaço comum e da necessidade de cumprimento de normas, torna-se necessário também a formação de uma administração capaz de manter o cumprimento das normas internas, bem como o bem-estar dos moradores.

Inseridos neste cenário estão os profissionais de zeladoria. O futuro prevê zeladores versáteis, que atuem como verdadeiros “cuidadores” dos condomínios. Para atender a essas tendências, os profissionais interessados em atuar em zeladoria precisam se preparar para o novo papel de assessor direto do síndico.
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade mínima: ensino fundamental II incompleto.

Proposta metodológica
O curso prevê discussões, simulações, jogos e estudo de casos de sucesso em zeladoria de condomínios, por meio dos quais o aluno vivencia e pratica as atividades na zeladoria de condomínios. Também serão utilizados materiais audiovisual de apoio (vídeos e/ou slides).
Módulo I – Desenvolvimento e qualidade profissional (60 horas)
• Trabalhar em equipe, exercitando o diálogo, a tolerância e o respeito às diferenças, a fim de estabelecer um relacionamento interpessoal mais harmonioso e criativo na vida social e profissional.
• Adotar posicionamento ético e sustentável, compreendendo a interatividade entre o homem e o meio, e sua influência na qualidade de vida, a fim de exercer seu papel como profissional e como cidadão.
• Adotar atitudes prevencionistas, atentando para os princípios de saúde e segurança, para promover melhoria da qualidade de vida e do exercício profissional.
• Investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional, analisando suas potencialidades e os aspectos a serem melhorados, a fim de favorecer sua autoestima e se tornar compatível com as exigências do desempenho profissional no mundo do trabalho.
• Assumir atitude empreendedora reconhecendo as características do empreendedor e dos tipos de negócios possíveis, a fim de visualizar projetos inovadores.
• Relacionar-se com clientes internos e externos, valendo-se de técnicas de comunicação e de atendimento, reconhecendo a importância da qualidade dos serviços prestados como um diferencial em sua atuação profissional.

Módulo II – Técnicas de Zeladoria e Segurança em Condomínios (100h)
• Atender os condôminos, visitantes e prestadores de serviços de forma organizada, com cordialidade, atenção e bom senso, garantindo a excelência dos serviços, a segurança patrimonial e a preservação da imagem do condomínio.
• Assegurar o funcionamento adequado das rotinas do condomínio, promovendo a sinalização, a correta utilização e a manutenção de todos os espaços e equipamentos disponíveis, no intuito de garantir o bem-estar dos condôminos.
• Gerir a equipe de trabalho, preparando-a para executar as tarefas ordinárias e extraordinárias do condomínio.
• Identificar riscos à segurança pessoal e patrimonial dos condôminos no intuito de minimizar ou eliminar a possibilidade de acidentes, sinistros e outras ocorrências que possam comprometer sua segurança.
• Realizar procedimentos de primeiros socorros e acionar corretamente os serviços de emergência, adotando as medidas adequadas em situações emergenciais, no intuito de preservar a vida.
• Zelar pela sustentabilidade do condomínio valendo-se de procedimentos de coleta seletiva de lixo, gasto racional de recursos hídricos e energéticos e manutenção de áreas verdes no intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos condôminos.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 





  Unidades do Senac
Tags
curso de zelador SP, curso para zeladores SP, curso zelador do senac, administração de condomínios, gerenciamento de condomínios, gestão de condomínios, rotinas de zeladoria, rotina do zelador, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade