Curso Livre

 

Recepcionista

Objetivo
Contribuir para o alinhamento e desenvolvimento das competências necessárias ao perfil do profissional que atua na recepção das empresas.

O curso coloca o aluno em contato com tecnologias e procedimentos relativos à atividade, enfatizando a postura e atuação ética na recepção de pessoas. Privilegia ainda a flexibilidade e a contextualização para o enfrentamento de diferentes situações inerentes à natureza do trabalho na área.

O curso do Senac diferencia-se por sua metodologia, por meio de atividades pertinentes ao cargo, cases e dinâmicas. Exercitar os conceitos apresentados no curso oferece ao aluno a segurança necessária para sua atuação profissional, quesito fundamental para os que pretendem destacar-se no mercado.

Laboratório de informática, acervo bibliográfico e qualificação dos docentes complementam os diferenciais do curso.

(Carga horária: 160 horas)
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso poderá atuar na recepção presencial, telefônica ou online de empresas de diferentes portes e segmentos do mercado.

Para tanto, o curso contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:
•Recepcionar e encaminhar pessoas com agilidade e eficiência, cumprindo os controles e procedimentos organizacionais, objetivando atender às necessidades dos visitantes e a preservação da imagem corporativa.
•Atuar com qualidade profissional, de forma sustentável, crítica, ética e empreendedora, analisando as exigências do mundo do trabalho, a fim de ampliar as possibilidades de inserção profissional e de geração de benefícios para si e para a sociedade.
•Planejar e gerir sua carreira, analisando o mundo do trabalho, suas transformações, impactos, riscos e oportunidades e relacionando-os com o próprio desenvolvimento profissional, a fim de tomar decisões fundamentadas e proporcionar uma atuação estruturada, ética, consciente e com maiores possibilidades de sucesso.

Panorama de mercado
No universo corporativo, independente do segmento de atuação, não se pode mais negligenciar a forma de recepcionar clientes, consumidores, parceiros e colaboradores, principalmente porque estes públicos, ao contatarem as empresas, possuem interesses e necessidades diferenciadas. Hoje, o modo de atendê-los ou recepcioná-los reflete diretamente sobre a imagem e a percepção do nível de serviço oferecido pelas empresas.

Nesse contexto, o grande desafio das organizações que zelam por aumentar sua participação no mercado competitivo e globalizado é considerar a excelência no atendimento como um diferencial de sucesso, além da adoção de políticas e práticas de responsabilidade socioambiental e de consumo consciente de seus produtos e serviços. Assim, o profissional que tenha interesse em trabalhar no atendimento receptivo de empresas precisa preparar-se adequadamente para garantir o sucesso de suas ações e da imagem da instituição que representa.
Pré-requisitos
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade mínima: ensino fundamental 2 incompleto

Público-alvo
Pessoas que atuam na área de recepção (presencial ou telefônica) das empresas ou que pretendem ingressar nela.
Proposta metodológica
O curso prevê discussões, simulações, jogos e estudo de casos de sucesso em excelência no atendimento e recepção de clientes e material audiovisual (vídeos e/ou slides). O aluno vivencia e pratica o atendimento e recepção de clientes.
Módulo I – Desenvolvimento e qualidade profissional (60 horas)
- Trabalhar em equipe, exercitando o diálogo, a tolerância e o respeito às diferenças a fim de estabelecer um relacionamento interpessoal mais harmonioso e criativo na vida social e profissional.
- Adotar posicionamento ético e sustentável, compreendendo a interatividade entre o homem e o meio, e sua influência na qualidade de vida, a fim de exercer seu papel como profissional e como cidadão.
- Adotar atitudes prevencionistas, atentando para os princípios de saúde e segurança, para promover melhoria da qualidade de vida e do exercício profissional.
- Investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional, analisando suas potencialidades e os aspectos a serem melhorados, a fim de favorecer sua autoestima e se tornar compatível com as exigências do desempenho profissional no mundo do trabalho.
- Assumir atitude empreendedora reconhecendo as características do empreendedor e dos tipos de negócios possíveis a fim de visualizar projetos inovadores.
- Relacionar-se com clientes internos e externos, valendo-se de técnicas de comunicação e de atendimento, reconhecendo a importância da qualidade dos serviços prestados com um diferencial na sua atuação profissional.

Módulo II – Gestão de Carreira (20 horas)
- Identificar as possibilidades do exercício profissional na atualidade e no futuro, analisando as modalidades e vínculos empregatícios possíveis, bem como a legalização da profissão de sua escolha de modo a atuar de forma legítima.
- Elaborar plano de desenvolvimento pessoal e profissional, identificando potencialidades e riscos e estabelecendo metas a fim de estruturar uma carreira autônoma na busca do desenvolvimento contínuo e na ampliação de sucesso

Módulo III – Recepção e Atendimento Telefônico (80 horas)
- Dominar os recursos disponíveis, valendo-se de conhecimentos de informática e telefonia a fim de otimizar o trabalho da recepção.
- Executar os procedimentos operacionais de acordo com as normas da organização visando à eficiência das ações.
- Atender aos clientes de forma organizada, com cordialidade, atenção e bom senso, garantindo a excelência e a preservação da imagem institucional.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Livro:
Atendimento ao público nas organizações: quando o marketing de serviços mostra a cara.. Autor: Edmundo Brandão Dantas. Editora: Senac


 





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Tags
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