Pós-Graduação

Gerenciamento de Projetos - Práticas do Project Management Institute (PMI)

Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, valores e técnicas para executá-los de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica em qualquer área, pois promove a busca por resultados alinhados aos objetivos do negócio, tornando as organizações mais competitivas no mercado.

Esta pós-graduação prepara o profissional para gerenciar projetos com base nas melhores práticas preconizadas pelo Project Management Institute (PMI), referência internacional no setor, utilizando tanto métodos e técnicas específicos como conceitos de diversas áreas do conhecimento. Ela supre uma lacuna não preenchida por cursos preparatórios para exames de certificações: ao mesmo tempo em que contribui para o melhor desempenho nesses programas, amplia seu alcance com uma abordagem voltada a especializar os profissionais, considerando todo o ciclo de vida de um projeto e os aspectos de cada uma de suas etapas.

O Senac São Paulo é umas das poucas instituições credenciadas pelo PMI como Registered Education Provider (REP), reconhecimento que garante maior credibilidade e proporciona aos alunos dessa especialização a associação gratuita ao instituto.

Carga horária: 360 horas

Por décadas, o gerenciamento de projetos se deu de forma meramente empírica, sendo realizado por profissionais sem preparo específico. Porém, nos últimos anos, as organizações cujo trabalho pode ser organizado em projetos passaram a perceber a necessidade de uma abordagem mais estruturada para entregar produtos e serviços de qualidade, dentro do prazo e do orçamento previstos.

Esse cenário levou a um aumento da demanda por formação específica. O gerente de projetos é um agente de mudanças: usa suas habilidades para inspirar um sentimento de propósito compartilhado na equipe, conduzindo com responsabilidade a busca por resultados.

Para isso, elabora planos auxiliares considerando aspectos ligados ao gerenciamento de escopo, custos, tempo, recursos humanos, riscos, qualidade, comunicações, aquisições, compras e contratações, além de expectativas das partes interessadas. Para acompanhar, controlar e monitorar a execução, lidera equipes, resolve conflitos, administra riscos e mudanças e revisa os planos quando necessário. Também faz o encerramento administrativo do projeto, registrando aprendizados que possam aprimorar os próximos trabalhos.
Profissionais com diploma de graduação que buscam conhecimento teórico e exercício prático na área de abrangência do curso, e que exerçam ou estejam se preparando para exercer o papel de gerentes de projetos, ou ainda, participar como membro de equipes de projetos, em qualquer área de negócios onde o trabalho possa ser organizado por meio de projetos (mas não se restringindo a eles), como, por exemplo, o desenvolvimento de software, a construção civil, a engenharia nas suas mais diversas vertentes, a arquitetura, a implantação de projetos de Tecnologia da Informação, a organização de eventos e o desenvolvimento de produtos.
Graduados que atuam ou têm interesse em atuar como gerentes de projetos, em qualquer área cujo trabalho possa ser organizado dessa forma como desenvolvimento de produtos e de softwares, construção civil, engenharia, arquitetura, tecnologia da informação, produção de eventos, entre outros.
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos conhecimentos tratados no gerenciamento de projetos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas do projeto, estuda as diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas nos processos, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito à comunicação e às partes interessadas.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do escopo do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito ao escopo.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para seu desenvolvimento, em conformidade com os requisitos do curso e com o Guia de Normalização (Senac, 2014). Orienta o início da elaboração do TCC, contemplando a escolha do respectivo referencial teórico. Orienta sobre os aspectos a serem considerados na elaboração da introdução, do desenvolvimento e das considerações finais, além da inclusão dos apêndices. Revisa os documentos, elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado conforme o Guia PMBOK® (PMI, 2017).
GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA E DOS CUSTOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do cronograma e custos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando sua produção conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos recursos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos recursos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto simulado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua continuidade, concentrando-se no capítulo desenvolvimento e inclusão dos apêndices. Revisa a consistência dos documentos elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, conforme o Guia PMBOK®.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos riscos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos riscos do projeto simulado.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas de todos os processos de gerenciamento da integração do projeto, em especial dos grupos de processos de execução, monitoramento e controle, e encerramento. Proporciona o esclarecimento das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Resulta na criação da documentação necessária para a execução, o monitoramento e controle, e o encerramento do projeto. Considera cenários que permitirão exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução do projeto.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta outros padrões do PMI®, complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua finalização, contemplando a revisão geral do resumo, introdução, referencial teórico, desenvolvimento e considerações finais, além dos documentos do projeto (apêndices), conforme o guia PMBOK (PMI, 2017). Orienta a solicitação da ficha catalográfica e sua inclusão no TCC.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos conhecimentos tratados no gerenciamento de projetos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas do projeto, estuda as diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas nos processos, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito à comunicação e às partes interessadas.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do escopo do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito ao escopo.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para seu desenvolvimento, em conformidade com os requisitos do curso e com o Guia de Normalização (Senac, 2014). Orienta o início da elaboração do TCC, contemplando a escolha do respectivo referencial teórico. Orienta sobre os aspectos a serem considerados na elaboração da introdução, do desenvolvimento e das considerações finais, além da inclusão dos apêndices. Revisa os documentos, elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado conforme o Guia PMBOK® (PMI, 2017).
GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA E DOS CUSTOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do cronograma e custos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando sua produção conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos recursos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos recursos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto simulado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua continuidade, concentrando-se no capítulo desenvolvimento e inclusão dos apêndices. Revisa a consistência dos documentos elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, conforme o Guia PMBOK®.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos riscos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos riscos do projeto simulado.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas de todos os processos de gerenciamento da integração do projeto, em especial dos grupos de processos de execução, monitoramento e controle, e encerramento. Proporciona o esclarecimento das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Resulta na criação da documentação necessária para a execução, o monitoramento e controle, e o encerramento do projeto. Considera cenários que permitirão exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução do projeto.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta outros padrões do PMI®, complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua finalização, contemplando a revisão geral do resumo, introdução, referencial teórico, desenvolvimento e considerações finais, além dos documentos do projeto (apêndices), conforme o guia PMBOK (PMI, 2017). Orienta a solicitação da ficha catalográfica e sua inclusão no TCC.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos conhecimentos tratados no gerenciamento de projetos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas do projeto, estuda as diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas nos processos, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito à comunicação e às partes interessadas.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do escopo do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito ao escopo.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para seu desenvolvimento, em conformidade com os requisitos do curso e com o Guia de Normalização (Senac, 2014). Orienta o início da elaboração do TCC, contemplando a escolha do respectivo referencial teórico. Orienta sobre os aspectos a serem considerados na elaboração da introdução, do desenvolvimento e das considerações finais, além da inclusão dos apêndices. Revisa os documentos, elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado conforme o Guia PMBOK® (PMI, 2017).
GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA E DOS CUSTOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do cronograma e custos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando sua produção conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos recursos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos recursos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto simulado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua continuidade, concentrando-se no capítulo desenvolvimento e inclusão dos apêndices. Revisa a consistência dos documentos elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, conforme o Guia PMBOK®.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos riscos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos riscos do projeto simulado.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas de todos os processos de gerenciamento da integração do projeto, em especial dos grupos de processos de execução, monitoramento e controle, e encerramento. Proporciona o esclarecimento das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Resulta na criação da documentação necessária para a execução, o monitoramento e controle, e o encerramento do projeto. Considera cenários que permitirão exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução do projeto.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta outros padrões do PMI®, complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua finalização, contemplando a revisão geral do resumo, introdução, referencial teórico, desenvolvimento e considerações finais, além dos documentos do projeto (apêndices), conforme o guia PMBOK (PMI, 2017). Orienta a solicitação da ficha catalográfica e sua inclusão no TCC.
 
   TOTAL
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos conhecimentos tratados no gerenciamento de projetos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas do projeto, estuda as diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas nos processos, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito à comunicação e às partes interessadas.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do escopo do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas, na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito ao escopo.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para seu desenvolvimento, em conformidade com os requisitos do curso e com o Guia de Normalização (Senac, 2014). Orienta o início da elaboração do TCC, contemplando a escolha do respectivo referencial teórico. Orienta sobre os aspectos a serem considerados na elaboração da introdução, do desenvolvimento e das considerações finais, além da inclusão dos apêndices. Revisa os documentos elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado conforme o Guia PMBOK® (PMI, 2017).
GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA E DOS CUSTOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do cronograma e custos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando sua produção conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos recursos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos recursos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto simulado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua continuidade, concentrando-se no capítulo desenvolvimento e inclusão dos apêndices. Revisa a consistência dos documentos elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, conforme o Guia PMBOK®.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos riscos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos riscos do projeto simulado.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas de todos os processos de gerenciamento da integração do projeto, em especial dos grupos de processos de execução, monitoramento e controle, e encerramento. Proporciona o esclarecimento das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Resulta na criação da documentação necessária para a execução, o monitoramento e controle, e o encerramento do projeto. Considera cenários que permitirão exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução do projeto.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta outros padrões do PMI®, complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua finalização, contemplando a revisão geral do resumo, introdução, referencial teórico, desenvolvimento e considerações finais, além dos documentos do projeto (apêndices), conforme o guia PMBOK (PMI, 2017). Orienta a solicitação da ficha catalográfica e sua inclusão no TCC.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos conhecimentos tratados no gerenciamento de projetos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas do projeto, estuda as diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas nos processos, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito à comunicação e às partes interessadas.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do escopo do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito ao escopo.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para seu desenvolvimento, em conformidade com os requisitos do curso e com o Guia de Normalização (Senac, 2014). Orienta o início da elaboração do TCC, contemplando a escolha do respectivo referencial teórico. Orienta sobre os aspectos a serem considerados na elaboração da introdução, do desenvolvimento e das considerações finais, além da inclusão dos apêndices. Revisa os documentos, elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado conforme o Guia PMBOK® (PMI,2017).
GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA E DOS CUSTOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do cronograma e custos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando sua produção conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto simulado
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos recursos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos recursos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto simulado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua continuidade, concentrando-se no capítulo desenvolvimento e inclusão dos apêndices. Revisa a consistência dos documentos elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, conforme o Guia PMBOK®.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos riscos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos riscos do projeto simulado.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas de todos os processos de gerenciamento da integração do projeto, em especial dos grupos de processos de execução, monitoramento e controle, e encerramento. Proporciona o esclarecimento das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Resulta na criação da documentação necessária para a execução, o monitoramento e controle, e o encerramento do projeto. Considera cenários que permitirão exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução do projeto.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta outros padrões do PMI®, complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua finalização, contemplando a revisão geral do resumo, introdução, referencial teórico, desenvolvimento e considerações finais, além dos documentos do projeto (apêndices), conforme o guia PMBOK (PMI, 2017). Orienta a solicitação da ficha catalográfica e sua inclusão no TCC.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos conhecimentos tratados no gerenciamento de projetos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas do projeto, estuda as diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas nos processos, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito à comunicação e às partes interessadas.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do escopo do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito ao escopo.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para seu desenvolvimento, em conformidade com os requisitos do curso e com o Guia de Normalização (Senac, 2014). Orienta o início da elaboração do TCC, contemplando a escolha do respectivo referencial teórico. Orienta sobre os aspectos a serem considerados na elaboração da introdução, do desenvolvimento e das considerações finais, além da inclusão dos apêndices. Revisa os documentos, elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado conforme o Guia PMBOK® (PMI, 2017).
GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA E DOS CUSTOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do cronograma e custos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando sua produção conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos recursos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos recursos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto simulado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua continuidade, concentrando-se no capítulo desenvolvimento e inclusão dos apêndices. Revisa a consistência dos documentos elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, conforme o Guia PMBOK®.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos riscos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos riscos do projeto simulado.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas de todos os processos de gerenciamento da integração do projeto, em especial dos grupos de processos de execução, monitoramento e controle, e encerramento. Proporciona o esclarecimento das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Resulta na criação da documentação necessária para a execução, o monitoramento e controle, e o encerramento do projeto. Considera cenários que permitirão exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução do projeto.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta outros padrões do PMI®, complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua finalização, contemplando a revisão geral do resumo, introdução, referencial teórico, desenvolvimento e considerações finais, além dos documentos do projeto (apêndices), conforme o guia PMBOK (PMI, 2017). Orienta a solicitação da ficha catalográfica e sua inclusão no TCC.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
O eixo condutor é o próprio objeto desta pós-graduação: o gerenciamento de projetos. Durante todo o curso, os alunos desenvolvem um projeto baseado em um estudo de caso, vivenciando todas as etapas: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. A estrutura dos componentes curriculares acompanha esse processo, respeitando o provável ciclo de vida do projeto proposto e tendo como referência o Guia PMBOK 5ª edição, documento sobre a área publicado pelo PMI.
Dessa forma, o aluno interage ativamente com os conteúdos curriculares, mobilizando conhecimentos, habilidades e valores abordados em sala de aula para gerenciar o seu projeto. Entendendo na prática como esses processos se relacionam, terá condições de aplicar o aprendizado em situações reais. O curso também conta com atividades em laboratório e página de apoio on-line.
Componentes curriculares:
- Gerenciamento da Qualidade e das Aquisições
- Gerenciamento das Comunicações e das Partes Interessadas
- Gerenciamento do Escopo
- Gerenciamento do Tempo e dos Custos
- Gerenciamento dos Recursos Humanos
- Gerenciamento dos Riscos
- Integração, Execução, Controle e Encerramento
- Introdução ao Gerenciamento de Projetos
- Tópicos Especiais em Gerenciamento de Projetos
- Trabalho de Conclusão de Curso I: metodologia
- Trabalho de Conclusão de Curso II: desenvolvimento
- Trabalho de Conclusão de Curso III: consolidação
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  1º de outubro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019.


Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (o diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação foi realizada);
Obs. 1: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área: