Pós-Graduação

Gerenciamento de Projetos - Práticas do Project Management Institute (PMI)

Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, valores e técnicas para executá-los de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica em qualquer área, pois promove a busca por resultados alinhados aos objetivos do negócio, tornando as organizações mais competitivas no mercado.

Esta pós-graduação prepara o profissional para gerenciar projetos com base nas melhores práticas preconizadas pelo Project Management Institute (PMI), referência internacional no setor, utilizando tanto métodos e técnicas específicos como conceitos de diversas áreas do conhecimento. Ela supre uma lacuna não preenchida por cursos preparatórios para exames de certificações: ao mesmo tempo em que contribui para o melhor desempenho nesses programas, amplia seu alcance com uma abordagem voltada a especializar os profissionais, considerando todo o ciclo de vida de um projeto e os aspectos de cada uma de suas etapas.

O Senac São Paulo é umas das poucas instituições credenciadas pelo PMI como Registered Education Provider (REP), reconhecimento que garante maior credibilidade e proporciona aos alunos dessa especialização a associação gratuita ao instituto.

Carga horária: 360 horas

Por décadas, o gerenciamento de projetos se deu de forma meramente empírica, sendo realizado por profissionais sem preparo específico. Porém, nos últimos anos, as organizações cujo trabalho pode ser organizado em projetos passaram a perceber a necessidade de uma abordagem mais estruturada para entregar produtos e serviços de qualidade, dentro do prazo e do orçamento previstos.

Esse cenário levou a um aumento da demanda por formação específica. O gerente de projetos é um agente de mudanças: usa suas habilidades para inspirar um sentimento de propósito compartilhado na equipe, conduzindo com responsabilidade a busca por resultados.

Para isso, elabora planos auxiliares considerando aspectos ligados ao gerenciamento de escopo, custos, tempo, recursos humanos, riscos, qualidade, comunicações, aquisições, compras e contratações, além de expectativas das partes interessadas. Para acompanhar, controlar e monitorar a execução, lidera equipes, resolve conflitos, administra riscos e mudanças e revisa os planos quando necessário. Também faz o encerramento administrativo do projeto, registrando aprendizados que possam aprimorar os próximos trabalhos.
Profissionais com diploma de graduação que buscam conhecimento teórico e exercício prático na área de abrangência do curso, e que exerçam ou estejam se preparando para exercer o papel de gerentes de projetos, ou ainda, participar como membro de equipes de projetos, em qualquer área de negócios onde o trabalho possa ser organizado por meio de projetos (mas não se restringindo a eles), como, por exemplo, o desenvolvimento de software, a construção civil, a engenharia nas suas mais diversas vertentes, a arquitetura, a implantação de projetos de Tecnologia da Informação, a organização de eventos e o desenvolvimento de produtos.
Graduados que atuam ou têm interesse em atuar como gerentes de projetos, em qualquer área cujo trabalho possa ser organizado dessa forma como desenvolvimento de produtos e de softwares, construção civil, engenharia, arquitetura, tecnologia da informação, produção de eventos, entre outros.
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta os principais conceitos do Guia PMBOK® e demais padrões publicados pelo PMI, dando uma visão de conjunto dos conhecimentos tratados no gerenciamento de projetos. Apresenta, também, outros modelos de gerenciamento de projetos, em especial a ISO 21500, comparando-os com o Guia PMBOK®. Explora o funcionamento das principais certificações do mercado de Gerenciamento de Projetos.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES E DAS PARTES INTERESSADAS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento das comunicações e das partes interessadas do projeto, estuda as diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas nos processos, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito à comunicação e às partes interessadas.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do escopo do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas, na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do projeto simulado no que diz respeito ao escopo.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: METODOLOGIA
Apresenta os fundamentos teóricos de apoio à produção acadêmica, em particular para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Define a estrutura para seu desenvolvimento, em conformidade com os requisitos do curso e com o Guia de Normalização (Senac, 2014). Orienta o início da elaboração do TCC, contemplando a escolha do respectivo referencial teórico. Orienta sobre os aspectos a serem considerados na elaboração da introdução, do desenvolvimento e das considerações finais, além da inclusão dos apêndices. Revisa os documentos elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado conforme o Guia PMBOK® (PMI, 2017).
GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA E DOS CUSTOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento do cronograma e custos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando sua produção conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos recursos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos recursos do projeto simulado.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E DAS AQUISIÇÕES
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento da qualidade e das aquisições do projeto simulado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: DESENVOLVIMENTO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua continuidade, concentrando-se no capítulo desenvolvimento e inclusão dos apêndices. Revisa a consistência dos documentos elaborados pelo aluno para o gerenciamento do projeto simulado, conforme o Guia PMBOK®.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas dos processos de gerenciamento dos riscos do projeto, das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Analisa o estudo de caso, comparando-o com o Guia PMBOK® e outros modelos, diferenciando-os e adequando a produção, conforme as necessidades específicas do projeto. Resulta na criação da documentação necessária para o gerenciamento dos riscos do projeto simulado.
INTEGRAÇÃO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO
Proporciona o reconhecimento das entradas e saídas de todos os processos de gerenciamento da integração do projeto, em especial dos grupos de processos de execução, monitoramento e controle, e encerramento. Proporciona o esclarecimento das diferenças entre as ferramentas e técnicas recomendadas, aplicando as práticas recomendadas na elaboração dos documentos do projeto escolhido pelo aluno. Resulta na criação da documentação necessária para a execução, o monitoramento e controle, e o encerramento do projeto. Considera cenários que permitirão exercitar a tomada de decisão e o gerenciamento integrado da execução do projeto.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Apresenta outros padrões do PMI®, complementares ao Guia PMBOK® (Gerenciamento de Portfólios, Programas, PMBOK® Guide Extensions e OPM3®). Aborda outros modelos de mercado como PRINCE2® e também os propostos pelo IPMA®, destacando assuntos complementares como Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), Governança de Projetos e métodos ágeis para o gerenciamento de projetos. Apresenta técnicas e ferramentas em destaque no mercado para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III: CONSOLIDAÇÃO
Revisa o conteúdo elaborado pelo aluno referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orienta sua finalização, contemplando a revisão geral do resumo, introdução, referencial teórico, desenvolvimento e considerações finais, além dos documentos do projeto (apêndices), conforme o guia PMBOK (PMI, 2017). Orienta a solicitação da ficha catalográfica e sua inclusão no TCC.
 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL

 
   TOTAL
O eixo condutor é o próprio objeto desta pós-graduação: o gerenciamento de projetos. Durante todo o curso, os alunos desenvolvem um projeto baseado em um estudo de caso, vivenciando todas as etapas: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. A estrutura dos componentes curriculares acompanha esse processo, respeitando o provável ciclo de vida do projeto proposto e tendo como referência o Guia PMBOK 5ª edição, documento sobre a área publicado pelo PMI.
Dessa forma, o aluno interage ativamente com os conteúdos curriculares, mobilizando conhecimentos, habilidades e valores abordados em sala de aula para gerenciar o seu projeto. Entendendo na prática como esses processos se relacionam, terá condições de aplicar o aprendizado em situações reais. O curso também conta com atividades em laboratório e página de apoio on-line.
Componentes curriculares:
- Gerenciamento da Qualidade e das Aquisições
- Gerenciamento das Comunicações e das Partes Interessadas
- Gerenciamento do Escopo
- Gerenciamento do Tempo e dos Custos
- Gerenciamento dos Recursos Humanos
- Gerenciamento dos Riscos
- Integração, Execução, Controle e Encerramento
- Introdução ao Gerenciamento de Projetos
- Tópicos Especiais em Gerenciamento de Projetos
- Trabalho de Conclusão de Curso I: metodologia
- Trabalho de Conclusão de Curso II: desenvolvimento
- Trabalho de Conclusão de Curso III: consolidação
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  2 de maio a 10 de agosto de 2018*.

*Verificar datas das inscrições nas localidades, conforme abaixo:

Centro Universitário Senac - Santo Amaro: até 7 de agosto de 2018.
Senac Lapa Tito: até 10 de agosto de 2018.

Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (o diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação foi realizada);
Obs. 1: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação gerenciamento de projetos, especialização gerenciamento de projetos, curso gerenciamento de projetos, pós-graduação PMI, especialização PMI, curso PMI, Project Management Institute, melhores práticas gerenciamento de projetos, certificações PMI, práticas do PMI, Registered Education Provider, REP, PMP, PMI, PMBOK, GP, ciclo de vida projetos, execução de projetos, gestão da qualidade, gestão de prazos, gestão de pessoas, gestão de riscos, gestão de custos, gerente de projetos, gestão de projetos, curso para gestor de projetos, curso gerente de projetos