Curso Técnico

 

Técnico em Hotelaria

Objetivo
Desenvolver profissionais aptos a exercerem funções técnicas e de coordenação em serviços de Meios de Hospedagem, Alimentos e Bebidas e Eventos. Os alunos aprendem a planejar, gerir e executar atividades em serviços administrativos, de alimentos e bebidas, de meios de hospedagem, eventos e lazer, considerando técnicas de atendimento e procedimentos específicos, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, com entendimento dos diversos setores da hospitalidade e ampla visão de suas funções operacionais. Aprendem também a coordenar equipes de serviços de hospitalidade, mobilizando conhecimentos sobre o processo de trabalho da área, o relacionamento entre os departamentos/setores, habilidades de comunicação, de liderança e de trabalho em equipe, além da promoção e comercialização dos produtos e serviços de hospitalidade, para a captação de clientes de diversos segmentos, atendendo à legislação e normas pertinentes, bem como aos padrões de qualidade.

Diferenciais
O curso Técnico em Hotelaria do Senac é resultado de mais de 50 anos de tradição e reconhecimento da instituição na formação de profissionais da área. A estrutura do curso permite ao aluno exercer, ao final do programa, funções nas áreas de hospedagem, alimentos, bebidas e eventos, oferecendo-lhe formação ampla. Além disso, visitas técnicas programadas a diferentes meios de hospedagem permitem ao aluno ter uma visão abrangente sobre as várias áreas de atuação profissional, além do contato com profissionais que poderão responder a dúvidas e expor situações vivenciadas na prática.

O participante conta ainda com laboratório de informática atualizado em softwares de meios de hospedagem e parcerias com as redes hoteleiras locais, incentivando-o para o estágio e sua colocação no mercado.

Ao final de cada módulo, é concedido certificado de qualificação correspondente, o que permite ao aluno, mesmo antes de terminar o curso, atuar no mercado de trabalho na respectiva área do módulo concluído.
(Carga horária: 800 horas)
Portaria Senac/GDE nº 79/2006 de 01/12/2006, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 484, em 15/12/2006
Aplicação
O técnico em Hotelaria é o profissional capaz de executar, controlar e avaliar o processo de produção dos serviços de alimentos e bebidas (cozinha, restaurante, room service e bar) e de hospedagem (front office e governança).

Os serviços de hospedagem são prestados em hotéis – urbanos, históricos, de lazer, fazenda - e outros meios, como resorts, motéis, spas, pousadas, albergues, colônias de férias, flats, condotel, condomínios residenciais e de lazer, instituições esportivas, escolares, militares, de saúde (hospitais, clínicas e casas de repouso), acampamentos, navios, coletividades e abrigos para grupos especiais.

Os serviços de alimentação são prestados em restaurantes e bares de hotéis ou independentes, e outros meios, como cozinhas industriais, deliveries, fast foods, shopping centers, casas noturnas, buffets, casas e salões de festas, clubes e eventos que envolvam serviços especiais de alimentos e bebidas.

Panorama de mercado
Estudos da World Travel and Tourism Council (WTTC) apontam que até 2021, o setor de viagens e turismo no Brasil contabilizará mais de 9,7 milhões de empregos diretos e indiretos e que somente a indústria hoteleira responderá pela movimentação de U$ 1 bilhão por ano.

De acordo com o estudo Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts – 2011, da BSH Travel Research, até 2014 há previsão de abertura de 198 hotéis no Brasil, totalizando investimentos na ordem de R$ 7,3 bilhões e criação de 31.729 empregos diretos para a hotelaria.

De acordo com o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a atividade turística no país gera aproximadamente 6% do total dos postos de trabalho formais e informais. Alguns fatores que aceleram esse processo são: crescimento da classe média, ampliação do crédito para empresas do setor e consumidor final, política de bancos para financiamento de pacotes, passagens; além da atuação do Ministério do Turismo em ações de valorização do produto turístico nacional.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), com a classe C e D colocando o turismo em sua cesta de consumo, mais de 30 milhões de pessoas deverão se hospedar pela primeira vez em um hotel ao longo da próxima década. As realizações da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 também favorecem o cenário.
Nesse contexto, o Senac considera que o crescimento da indústria do turismo nos últimos anos e os grandes eventos previstos para o Brasil para os anos de 2014 e 2016, são fatores predominantes para a expansão do mercado hoteleiro, seja com a construção de novos equipamentos ou pela necessidade de qualificação profissional, pois dentro dessa indústria do turismo, a hotelaria é um segmento intensivo de geração de receitas e de postos de trabalho.
Para matrícula no curso é necessário que o candidato esteja, no mínimo, cursando a 2º ano do ensino médio.
Proposta metodológica
São realizadas atividades que aproximam os alunos das situações reais de trabalho, como estudo de casos, proposição de problemas, simulações de contextos, contatos com profissionais da área, visitas técnicas e vivências em ambientes de hospedagem e alimentos e bebidas. No decorrer dos módulos, são desenvolvidos projetos relacionados com os segmentos da hotelaria.
O curso não prevê estágio obrigatório, mas o aluno pode realizar o estágio não obrigatório e opcional, a partir do modulo II, com carga horária mínima de 80 horas. Nesse caso, deve procurar a coordenação do curso.

Para o período de estágio, o aluno deve se apresentar com trajes adequados, de acordo com as normas de cada estabelecimento.

Àquele que concluir todos os módulos desta habilitação profissional e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o diploma de Técnico em Hotelaria – Área Profissional de Turismo e Hospitalidade, registrado com validade nacional.

Àquele que concluir os Módulos I e II, será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio em Serviços de Meios de Hospedagem – Área Profissional de Turismo e Hospitalidade.

Àquele que concluir os Módulos I e III, será conferido o certificado de Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio em Alimentos e Bebidas e Eventos – Área Profissional de Turismo e Hospitalidade.

Quando houver a realização de estágio, este será apostilado no respectivo diploma ou certificado.
• Requerimento de matrícula*;
• RG (fotocópia);
• Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas através do portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.
 


Assista ao vídeo

  Unidades do Senac
 
Tags
curso de hotelaria, curso técnico em hotelaria, hotelaria para meios de hospedagem,hotelaria para alimentos e bebidas, hotelaria e eventos, planejamento em hotelaria, planejamento hoteleiro, gestão de hotelaria, gestão hoteleira, gerenciamento hoteleiro, administração hoteleira, atendimento hoteleiro, hospitalidade, negócios em hotelaria, trade turístico, coordenação de serviços de governança, execução de serviços de governança, avaliação de serviços de governança, procedimentos de front office, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade