Trabalhe Conosco
EVENTOS
Atendimentos de Podologia
Atendimentos de Massoterapia
Exposições Comemorativas dos 25 Anos de Ensino Superior
Exposição: Universo Urbano - Visca, ilustrações editoriais
Atendimentos de Acupuntura
Atendimentos: Manicure e Pedicure
Atendimentos de Reflexologia
Atendimentos de Massoterapia
Ver outros eventos
 Cursos Técnicos

Técnico em Farmácia

Objetivo
Habilitar o aluno para colaborar, sob supervisão e orientação do farmacêutico, nos processos de assistência farmacêutica por meio do atendimento ao cliente; promoção em saúde; preparo de produtos farmacêuticos, cosméticos e afins, de acordo com as Boas Práticas de Fabricação e Controle; controle de estoque e armazenamento de produtos e insumos farmacêuticos.

Diferenciais
O curso Técnico em Farmácia do Senac conta com o respaldo de uma instituição de tradição e reconhecimento que atua na área desde 1962.
O aluno tem acesso a praticas de aprendizagem dinâmicas e interativas, que propiciam a vivência de situações reais de trabalho e que privilegiam a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado, como:
- atividades práticas em laboratório de farmácia, como a manipulação e controle de qualidade de medicamentos e cosméticos;
- visitas técnicas a empresas e órgãos que tenham relações com o segmento farmacêutico;
- módulo voltado à farmácia hospitalar
- módulo de empreendedorismo que propõe o desenvolvimento de competências voltadas ao intraempreendedorismo.

(Carga horária mínima: 1.200)
Ato de Autorização
Portaria Senac/Geduc – SE nº 44/2011 de 24/10/2011
Mercado de Trabalho
Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso Técnico em Farmácia poderá atuar em diferentes segmentos farmacêuticos como drogarias comerciais; farmácias de manipulação; farmácias homeopáticas; farmácias hospitalares e de Unidades Básicas de Saúde (UBS); distribuidoras de medicamentos, matérias-primas, cosméticos e correlatos; e nas indústrias farmacêuticas e cosméticas.

Pode trabalhar nos setores de dispensação, manipulação, produção, controle da qualidade e logística de produtos farmacêuticos e cosméticos, além de participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos farmacêuticos e realizar vendas.
Suas atividades são desenvolvidas sob supervisão e orientação do farmacêutico.

Panorama de mercado
Segundo pesquisas internas recentes, o Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de medicamentos e cosméticos. O segmento farmacêutico vem experimentando mudanças no país há algumas décadas e são determinadas por um mercado em constante evolução tecnológica e com fortes tendências de crescimento.

Isso é evidenciado pela presença de indústrias farmacêuticas no país (tanto internacionais quanto de capital nacional); pela dinâmica e evolução do segmento dos medicamentos genéricos e correlatos (outros produtos para saúde); pelo aumento significativo no número de estabelecimentos farmacêuticos; pela disseminação de drogarias e farmácias, estas inclusive em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS); pelo movimento de fusões de empresas do setor (indústrias e redes de drogarias); pela disseminação do uso de medicamentos magistrais e pelas exigências cada vez maiores dos clientes por produtos e atendimento com qualidade.

Frente a esse cenário, a expansão do segmento farmacêutico tem sido acompanhada pela crescente demanda por profissionais qualificados e bem preparados para atuarem como colaboradores diretos do farmacêutico na produção, organização e distribuição de produtos, e em serviços relacionados com a assistência farmacêutica, devido ao cumprimento das exigências legais.
Pré-requisito e público-alvo
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: estar cursando o 2º ano do ensino médio

Método
Proposta metodológica
São propostas vivências por meio de atividades práticas em laboratório de farmácia associadas a estudos de casos, proposição de problemas, dramatizações e simulações, visitas técnicas, vídeos, palestras, entrevistas, contatos com especialistas da área, pesquisas, exposições dialogadas, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e para o desenvolvimento das competências profissionais previstas.
Estágio
O curso não prevê estágio obrigatório.
O aluno poderá solicitar estágio voluntariamente e, neste caso, deverá procurar a coordenação do curso.
Programa

Clique aqui para visualizar o Plano de Curso

Certificação
Àquele que concluir com aprovação os Módulos de 1 a 4 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Farmácia, com validade nacional.

Àquele que concluir, com aprovação, todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Farmácia, com validade nacional.
  O Senac fornece o material didático:


Livro:
Gestão de Farmácia Hospitalar. Autor: Gustavo Alves Andrade dos Santos. Editora: Senac São Paulo

  Lista de Materiais

Para participar do curso, o aluno precisa ter materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto a esses itens.

Documentos para Matrícula
- Requerimento de Matrícula(*)
- Documento de Identidade (RG) (cópia simples)
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada)
(*) Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas através do portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.
Matrículas abertas nas unidades
Clique na unidade de seu interesse, conheça as opções de datas e horários e faça sua inscrição online. Ou clique aqui para ver outras unidades que oferecem o curso e registrar seu interesse pelas próximas turmas.
  Unidades do Senac
 
 
 

Eventos relacionados à área


Semana de Terapias Orientais
Ação conta com estandes expositivos e apresentações de técnicas, palestras e atendimentos.
Tags
farmácia, técnico em farmácia, diploma de técnico em farmácia, curso técnico farmácia,
atendimento em farmácia, atendente de drogaria, técnico de farmácia de manipulação,
preparação de medicamentos e cosméticos, curso manipulação de medicamentos,manipulação de cosméticos, manipulação de fitoterápicos, produção de medicamentos e cosméticos, farmácia hospitalar, farmácia homeopática,gestão empreendedora em farmácia, Senac, curso técnico em farmácia sp, curso de farmácia sp,
 

INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.