Curso Técnico

 

Técnico em Farmácia

Objetivo
Habilitar o aluno para colaborar, sob supervisão e orientação do farmacêutico, nos processos de assistência farmacêutica por meio do atendimento ao cliente; promoção em saúde; preparo de produtos farmacêuticos, cosméticos e afins, de acordo com as Boas Práticas de Fabricação e Controle; controle de estoque e armazenamento de produtos e insumos farmacêuticos.

Diferenciais
O curso Técnico em Farmácia do Senac conta com o respaldo de uma instituição de tradição e reconhecimento que atua na área desde 1962.
O aluno tem acesso a praticas de aprendizagem dinâmicas e interativas, que propiciam a vivência de situações reais de trabalho e que privilegiam a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado, como:
- atividades práticas em laboratório de farmácia, como a manipulação e controle de qualidade de medicamentos e cosméticos;
- visitas técnicas a empresas e órgãos que tenham relações com o segmento farmacêutico;
- módulo voltado à farmácia hospitalar
- módulo de empreendedorismo que propõe o desenvolvimento de competências voltadas ao intraempreendedorismo.

(Carga horária: 1.200 horas)
Portaria Senac/Geduc – SE nº 44/2011 de 24/10/2011
Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso Técnico em Farmácia poderá atuar em diferentes segmentos farmacêuticos como drogarias comerciais; farmácias de manipulação; farmácias homeopáticas; farmácias hospitalares e de Unidades Básicas de Saúde (UBS); distribuidoras de medicamentos, matérias-primas, cosméticos e correlatos; e nas indústrias farmacêuticas e cosméticas.

Pode trabalhar nos setores de dispensação, manipulação, produção, controle da qualidade e logística de produtos farmacêuticos e cosméticos, além de participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos farmacêuticos e realizar vendas.
Suas atividades são desenvolvidas sob supervisão e orientação do farmacêutico.

Panorama de mercado
Segundo pesquisas internas recentes, o Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de medicamentos e cosméticos. O segmento farmacêutico vem experimentando mudanças no país há algumas décadas e são determinadas por um mercado em constante evolução tecnológica e com fortes tendências de crescimento.

Isso é evidenciado pela presença de indústrias farmacêuticas no país (tanto internacionais quanto de capital nacional); pela dinâmica e evolução do segmento dos medicamentos genéricos e correlatos (outros produtos para saúde); pelo aumento significativo no número de estabelecimentos farmacêuticos; pela disseminação de drogarias e farmácias, estas inclusive em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS); pelo movimento de fusões de empresas do setor (indústrias e redes de drogarias); pela disseminação do uso de medicamentos magistrais e pelas exigências cada vez maiores dos clientes por produtos e atendimento com qualidade.

Frente a esse cenário, a expansão do segmento farmacêutico tem sido acompanhada pela crescente demanda por profissionais qualificados e bem preparados para atuarem como colaboradores diretos do farmacêutico na produção, organização e distribuição de produtos, e em serviços relacionados com a assistência farmacêutica, devido ao cumprimento das exigências legais.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: estar cursando o 2º ano do ensino médio

Proposta metodológica
São propostas vivências por meio de atividades práticas em laboratório de farmácia associadas a estudos de casos, proposição de problemas, dramatizações e simulações, visitas técnicas, vídeos, palestras, entrevistas, contatos com especialistas da área, pesquisas, exposições dialogadas, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e para o desenvolvimento das competências profissionais previstas.
O curso não prevê estágio obrigatório.
O aluno poderá solicitar estágio voluntariamente e, neste caso, deverá procurar a coordenação do curso.

Clique aqui para visualizar o Plano de Curso

Àquele que concluir com aprovação os Módulos de 1 a 4 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Farmácia, com validade nacional.

Àquele que concluir, com aprovação, todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Farmácia, com validade nacional.

Para participar do curso, o aluno precisa ter materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto a esses itens.

- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
- CPF (apresentação do documento).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

Livro:
Gestão de Farmácia Hospitalar. Autor: Gustavo Alves Andrade dos Santos. Editora: Senac São Paulo


 


Assista ao vídeo

  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Workshops na área de saúde
Tags
curso de farmácia, curso técnico em farmácia, formação técnica em farmácia, curso atendimento em farmácia, curso atendente de drogaria, curso técnico de farmácia de manipulação, curso farmácia hospitalar, curso farmácia homeopática, Senac, sp,
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade