Cursos Livres

Formação de Mediadores - Programa de Enriquecimento Instrumental Standard 2

O objetivo do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), desenvolvido pelo Professor Reuven Feuerstein, é aumentar a eficácia do processo de aprendizagem. Centrada na teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, segundo a qual é possível desenvolver o potencial de inteligência.
A formação contribui para que os indivíduos descubram sua maneira de pensar, modificar e ampliar sua capacidade de raciocínio e expandir sua capacidade de aprendizado.
As atividades focam os três componentes de uma interação: o mediado, o estímulo e o mediador, e o PEI pode ser aplicado na área educacional, clínica, empresarial e de investimento social.

Carga horária: 72 horas

Pré-requisito
É necessário que o candidato possua o certificado de aplicador no PEI Standard I.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino superior completo
30% de Desconto

Mercado de Trabalho

Em um mundo de mudanças rápidas e constantes e grande volume de informações, é cada vez mais evidente que o ensino estanque e descontextualizado torna-se contraproducente. Quando os alunos de hoje se formarem, tornarem-se profissionais, parte das informações que aprenderam já estarão obsoletas. O mundo sempre apresentará novos desafios pela frente e a capacidade para enfrentá-los será o grande diferencial dos profissionais do futuro.
Diante dessa necessidade de transformação na forma de ensinar e aprender, o Senac São Paulo, como Centro de Treinamento Autorizado pelo Instituto Feuerstein, oferece ao mercado uma metodologia inovadora no país, voltada para a ampliação da capacidade de raciocínio dos indivíduos, de forma que cada pessoa tenha condições de compreender seu processo de aprendizagem em qualquer área ou atividade e aprimorá-lo constantemente. O participante aprende a corrigir funções cognitivas deficientes e a enriquecer o potencial de aprendizagem dos indivíduos.
O PEI pode ser aplicado em diferentes áreas:
Educacional - para alunos do ensino regular, superdotados e na educação de adultos.
Clínica - com todos os indivíduos a partir de 8 anos, que necessitem de uma abordagem cognitiva para superar suas dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento.
Empresarial - em programas de treinamento das habilidades de pensamento e de aprendizagem e na promoção da produtividade.
Investimento social - como uma ferramenta adicional para ajudar indivíduos que necessitam socializar-se, praticar atividades intelectuais, recuperar a autoestima e melhorar suas capacidades cognitivas.


Público-alvo

Profissionais das diversas áreas do conhecimento que desenvolvem programas de treinamento nas organizações, bem como os que atuam em seus diversos segmentos e pretendem investir em sua formação contínua.

Método

O curso Formação de Mediadores - Programa de Enriquecimento Instrumental Standard 2 aborda aulas teóricas, vivências, debate e reflexão.
As atividades propostas neste curso estão organizadas em nível crescente de complexidade e abstração, requerendo do participante flexibilidade mental para resolvê-los.


Programa

- Aspectos aplicados do EAM em diversas populações de estudantes (regular, minoria, acima e abaixo da media, etc.);
- Pratica em grupos pequenos sobre o planejamento das lições de PEI;
- Princípios e técnicas de "pontes" dos princípios cognitivos dos currículos dos ensinos fundamental e médio;
- Analise cognitiva das lições curriculares;
- Simulação de instrução de PEI na sala de aula;
- Instruções abrangentes sobre o material e a didática para os instrumentos de PEI standard II: relações familiares, relações temporais, instruções, progressões numéricas, relações transitivas, silogismos e desenho de padrões.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados, juntamente com o certificado de praticante emitido pelo Feuerstein Institute (antigo International Center for the Enhancement of Learning Potential - ICELP).
Observação: O certificado é válido por quatro anos a partir da data de emissão e será renovado sujeito às condições de qualificação definidas pelo Instituto Feuerstein.


Documentos para Matrícula

Documentos exigidos para matrícula:
- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original)
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação)
- Termo de condições de qualificação para cursos do Instituto Feuerstein assinado.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.