Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Infraestrutura de Cloud Computing

Objetivo
Capacitar o aluno para implementar estruturas de Cloud Computing, por meio da compreensão das diversas camadas existentes em sistemas em nuvem, com foco na camada voltada para a infraestrutura como serviço (IaaS), identificando componentes dessa tecnologia em um ambiente de Data Center.

Público-alvo
Administradores de infraestrutura e redes, formados nos cursos de certificação Linux LPI, técnicos em redes de computadores e estudantes do ensino superior da área de TI.

Carga horária: 56 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo.

É desejável que o aluno tenha certificação Linux LPI Nível 2 ou tenha cursado o curso LPI nesse nível. Além disso, é necessário que o aluno tenha conhecimentos equivalentes em Kernel Linux, inicialização do sistema, sistema de arquivos e dispositivos, administração avançada de dispositivos de armazenamento, configuração de rede, manutenção do sistema, DNS – Domain Name Server, serviços web, compartilhamento de arquivos, administração de clientes de rede, serviços de email, segurança do sistema e resolução de problemas.

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso poderá atuar em empresas de tecnologia, como provedores de internet, empresas de serviços em TI, como consultoria, revendas, integradores etc. Além disso, médias e grandes empresas precisam desse tipo de profissional em seus departamentos de TI, para implementar soluções internamente ou para contratar serviços de terceiros corretamente.

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar os conceitos de sistemas em nuvem, com foco inicial nas tecnologias de virtualização que formam a base para a infraestrutura da Cloud Computing, bem como nas soluções disponíveis no mercado (XenServer, XCP, VMware, KVM, OpenStack etc.);
- Compreender os conceitos utilizados pela solução Xen Cloud Platform (XCP) para gerenciamento de recursos compartilhados (host, pool, VLAN, Storage Repository, ISO Repository, template);
- Avaliar o hardware disponível e necessário para criação da infraestrutura de sistemas em nuvem, bem como dos requisitos de desempenho dos serviços (processamento, memória, espaço ocupado em disco, velocidade de acesso a dados, banda de rede, disponibilidade etc.);
- Avaliar os recursos necessários para implantação de projetos, com vistas a dimensionar adequadamente a capacidade dos sistemas, com isolamento em nível de rede e disponibilidade dos serviços baseada nos recursos físicos disponíveis;
- Implementar um projeto piloto por meio da criação de templates para os sistemas operacionais e configurações adicionais, no intuito de facilitar a replicação dos recursos em nuvem.

Panorama de mercado
O conceito de Cloud Computing ganhou novos contornos e se desenvolveu nos últimos anos. Ficou claro que soluções individuais, como as utilizadas pelos provedores ASP no passado, não traziam o volume necessário para escalonar. As arquiteturas se mostraram muito mais vantajosas, pelo gerenciamento poder ser feito por componentes normatizados. Além das ofertas de preços fixos pelos serviços, um esquema de tarifação proporcional à utilização das soluções de computação foi introduzido. E o avanço das redes de banda larga em conjunto com a maturidade das tecnologias utilizadas na nuvem forneceu finalmente o combustível necessário ao estabelecimento da “nova” onda da TI. O conceito básico, entretanto, permaneceu imutável por todos esses anos: vender capacidade de processamento como serviço, que pode ser adquirida de acordo com a demanda.

Método

Durante o curso, o aluno é exposto a atividades individuais e em grupo, estudo de casos e simulações reais de trabalho trazidas pelos alunos ou propostas pelo professor.

Programa

- Instalação e configuração de Servidores XCP e do XenCenter;
- Criação de pools, templates e máquinas virtuais com o XenCenter;
- Configuração de Storage Repository e ISO repository;
- Planejamento e definições de projeto de tecnologia no ambiente de computação em nuvem;
- Migração de máquinas virtuais entre membros do pool;
- Backup de máquinas virtuais;
- Gerenciamento usando CLI e atualização do XCP.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de Infraestrutura de Cloud Computing sp, curso de Infraestrutura de Cloud Computing do Senac, Cloud Computing, Servidores XCP e do XenCenter, Storage Repository e ISO repository, Senac.