Pós-Graduação

Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO

Formato: presencial

Objetivo:
Capacitar profissionais para exercerem a função de executivo de projetos ou PMO, para gerenciamento de múltiplos projetos envolvendo ambientes de alta competitividade e complexidade. Além disso, o curso aprimora conhecimento e competências para tratar de forma integrada os aspectos estratégicos, orientados para gerar valor aos negócios da organização.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO do Senac é inovador na abordagem de temas avançados, técnicas e práticas aplicadas em gerenciamento de projetos, capacitando os profissionais de qualquer área de negócios a aplicarem as melhores práticas de gestão de portfólio de projetos preconizadas pelo Project Management Institute (PMI).

Nesse sentido, propõe uma formação diferenciada, tendo como base as diretrizes previstas na 5ª edição do Guia PMBOK® - framework desenvolvido pelo PMI para gerenciamento de projetos e que será disponibilizada no final de 2012, e também nas normas editadas pelo PMI: The Standard for Portfolio Management e The Standard for Program Management.

O Senac São Paulo figura ainda no roll reduzido de instituições que são, atualmente, reconhecidas e credenciadas pelo Project Management Institute (PMI) como Registered Education Provider (REP).

Carga horária: 366 horas

Aplicação:
O profissional com esta especialização será capaz de gerenciar múltiplos projetos, com foco estratégico, medindo seus impactos nos resultados da organização, focando na seleção e priorização de projetos para maximização de seu valor, balanceá-los adequadamente e alinhá-los conforme a estratégia da empresa. Poderá atuar em qualquer tipo de empresa, organizações públicas ou privadas, instituições de ensino, organizações não governamentais ou redes de colaboração.

Panorama de mercado:
São crescentes os investimentos feitos pelas empresas para a profissionalização da área de gerenciamento de projetos, diante do ambiente global cada vez mais competitivo de intensa concorrência mundial por produtos e serviços mais baratos e de melhor qualidade, acompanhado do aumento de complexidade e riscos com o lançamento de novos produtos, novas tecnologias e atendimento de necessidades específicas de segmentos, culturas, mercados e clientes.

Nesse sentido, muitas empresas têm se reorganizado para focar na gestão profissional e moderna de projetos, voltados para governança e gestão estratégica de portfólio de projetos, com a implantação de PMOs corporativos, a fim de garantir vantagem competitiva perante seus concorrentes e a entrega de mais valor aos negócios.

O melhor indicador da valorização crescente do gerenciamento profissional de projetos é a rápida expansão da associação ao Project Management Institute (PMI), organização profissional mundial.

O número de escritórios de projetos vem se multiplicando e se expandindo na indústria em geral, com o amadurecimento em gestão de projetos, evolução para um nível de profissionalização e busca pela excelência dos processos de gestão alinhados com a estratégia de negócios das organizações.

Diversas configurações de escritórios de projetos vêm sendo adotados pelas empresas nacionais e globais, visando às necessidades de ganhos de produtividade, melhoria de desempenho e centralização das informações para controle, governança e gestão do portfólio de projetos e programas.
Público-alvo:
Profissionais da área de gestão de projetos, gerentes de portfólio de projetos, PMOs, gerentes de programas, gerentes de recursos, executivos e líderes de negócios, que buscam conhecimento para realização de um gerenciamento de projetos mais estratégico, que permita gerenciar a carteira de projetos como um investimento de negócios, medindo seus impactos nos resultados da organização, focando na seleção e priorização de projetos para maximização de seu valor, balanceá-lo adequadamente e alinhá-lo conforme a estratégia de qualquer empresa, independentemente de seu ramo de negócio.
Gestão de Projetos
Apresenta os conceitos básicos de ciclo de vida de gerenciamento de projetos (processos de iniciação, planejamento, execução, controle e fechamento), com o objetivo nivelar a compreensão dos conceitos e conhecimentos básicos de gerenciamento de projetos, segundo o PMI (PMBOK – 4ª Edição). Apresenta os principais conceitos, processos e modelos referentes ao Gerenciamento de Projetos, dando uma visão de conjunto de temas posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos.
Modelos de Avaliação de Maturidade em Gerenciamento de Projetos
Apresenta os Modelos de Maturidade em Gerenciamento de Projetos existentes no mercado (OPM3-PMI, MMGP-Prado, PMMM-Kerzner), com o objetivo de desenvolver um estudo de caso a fim de abordar questões relacionadas com a análise da posição atual de um empresa (mapeamento dos principais pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades e ameaças identificadas pela aplicação do modelo de maturidade) e estabelecer um plano de desenvolvimento e avaliação da maturidade organizacional em gerenciamento de projetos.
Metodologias, Processos e Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
Aborda uma visão conceitual das principais Metodologias de Gerenciamento de Projetos adotadas nas organizações baseadas no Guia PMBOK® do PMI (dentre eles, a metodologia Prince2, metodologias ágeis – Scrum, Metodologia adaptativa – NTCP entre outros), bem como uma visão prática das principais técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos disponíveis no mercado.
Alinhando Estratégias por meio da Gestão de Portfólio de Projetos
Aborda uma visão conceitual do padrão PMI Standard for Portfólio Management e discute questões relacionadas com o alinhamento dos projetos com a estratégia da organização para obtenção de resultados nos negócios, gerenciamento da carteira de projetos através de processos de seleção e priorização e gestão de portfólio de projetos na organização.
Gerenciamento de Programas
Discute o padrão do PMI® (The Standard for Program Management), bem como diferencia projetos, programas e portfólios. Abrange estudos sobre Framework da Gestão de Programas, os Processos de Gerenciamento de Programas (Grupos de Processos de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento) e as áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Programas. Objetiva capacitar os alunos nas melhores práticas e uso de técnicas, ferramentas para lidar com o ambiente de múltiplos projetos e processos relacionados com a gestão de programas (visão PMI) no ambiente de negócios das organizações. Objetiva o estudo.
Implantação de Escritório Estratégico de Projetos (PMO)
Proporciona o entendimento teórico e a capacidade pragmática de implementação de transformações organizacionais sobre questões relacionadas com o apoio da organização em Gestão de Projetos, a fim de melhorar seu nível de maturidade e excelência em gestão de projetos. Estabelece modelos de organização voltados para projetos, por meio da implantação de um Project Management Office (PMO) para ser um centro de excelência, de conhecimento e suporte organizacional para governança, report executivo de informação de desempenho e para aprendizagem em gestão de projetos.
Desenvolvimento de Competências em Gerenciamento de Projetos
Proporciona o entendimento teórico sobre questões relacionadas com a gestão de Recursos Humanos em projetos tais como: avaliar as competências dos profissionais de gerenciamento de projetos (competências individuais, de equipe e da organização) e desenvolver a capacidade pragmática de implementação de melhores práticas no estabelecimento de um plano de desenvolvimento de competências em Gerenciamento de Projetos, contemplando, plano de carreira do gerente de projetos, desenvolvimento de treinamentos e certificações para qualificação e aperfeiçoamento profissional dos gerentes de projetos.
Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional em Projetos
Propicia o entendimento teórico sobre gerenciamento do conhecimento em projetos através da captação, formalização, disseminação do conhecimento e registro estruturado de lições aprendidas em projetos, suportado por bases de conhecimento. Permite o uso integrado de processos e ferramentas de Gestão do Conhecimento e Gerenciamento de Projetos, pois é possível aprimorar e melhorar continuamente os processos de gestão, capacitação e principalmente não cometer os mesmos erros nos próximos projetos, por meio da troca de conhecimento, uso de benchmarks externos e disseminação do aprendizado organizacional em projetos. Objetiva desenvolver a capacidade pragmática de usar esse aprendizado acumulado por meio da vivência em vários projetos, para adoção de melhorias, disseminação do conhecimento adquirido nos projetos e contribuir para a criação de uma organização que aprende (learning organization).
Técnicas Avançadas de Gestão de Projetos
Proporciona o entendimento teórico e a capacidade pragmática de implementação de técnicas avançadas em gestão de projetos, dentre eles: aplicação de corrente crítica em projetos, ferramentas de simulação Monte Carlo para avaliação quantitativa de riscos, aplicação da técnica de monitoração e controle usando o método EVA (earned value analysis), etc. Apresenta os procedimentos metodológicos para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, fornecendo instrumentos de análise para o desenvolvimento do projeto de conclusão, de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema.
Trabalho de Conclusão de Curso
Promove a realização de um Projeto de Conclusão de Curso que se caracteriza como a elaboração de um Estudo de Caso e sua respectiva fundamentação técnico-conceitual, seguindo todos os requisitos metodológicos próprios para o desenvolvimento desta modalidade e as normas mecanográficas definidas pela instituição.
 
   TOTAL
Gestão de Projetos
Apresenta os conceitos básicos de ciclo de vida de gerenciamento de projetos (processos de iniciação, planejamento, execução, controle e fechamento), com o objetivo nivelar a compreensão dos conceitos e conhecimentos básicos de gerenciamento de projetos, segundo o PMI (PMBOK – 5ª Edição). Apresenta os principais conceitos, processos e modelos referentes ao Gerenciamento de Projetos, dando uma visão de conjunto de temas posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos.
Modelos de Avaliação de Maturidade em Gerenciamento de Projetos
Apresenta os Modelos de Maturidade em Gerenciamento de Projetos existentes no mercado (OPM3-PMI, MMGP-Prado, PMMM-Kerzner), com o objetivo de desenvolver um estudo de caso a fim de abordar questões relacionadas com a análise da posição atual de um empresa (mapeamento dos principais pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades e ameaças identificadas pela aplicação do modelo de maturidade) e estabelecer um plano de desenvolvimento e avaliação da maturidade organizacional em gerenciamento de projetos.
Metodologias, Processos e Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
Aborda uma visão conceitual das principais Metodologias de Gerenciamento de Projetos adotadas nas organizações baseadas no Guia PMBOK® do PMI (dentre eles, a metodologia Prince2, metodologias ágeis – Scrum, Metodologia adaptativa – NTCP entre outros), bem como uma visão prática das principais técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos disponíveis no mercado.
Alinhando Estratégias por meio da Gestão de Portfólio de Projetos
Aborda uma visão conceitual do padrão PMI Standard for Portfólio Management e discute questões relacionadas com o alinhamento dos projetos com a estratégia da organização para obtenção de resultados nos negócios, gerenciamento da carteira de projetos através de processos de seleção e priorização e gestão de portfólio de projetos na organização.
Gerenciamento de Programas
Discute o padrão do PMI® (The Standard for Program Management), bem como diferencia projetos, programas e portfólios. Abrange estudos sobre Framework da Gestão de Programas, os Processos de Gerenciamento de Programas (Grupos de Processos de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento) e as áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Programas. Objetiva capacitar os alunos nas melhores práticas e uso de técnicas, ferramentas para lidar com o ambiente de múltiplos projetos e processos relacionados com a gestão de programas (visão PMI) no ambiente de negócios das organizações. Objetiva o estudo.
Implantação de Escritório Estratégico de Projetos (PMO)
Proporciona o entendimento teórico e a capacidade pragmática de implementação de transformações organizacionais sobre questões relacionadas com o apoio da organização em Gestão de Projetos, a fim de melhorar seu nível de maturidade e excelência em gestão de projetos. Estabelece modelos de organização voltados para projetos, por meio da implantação de um Project Management Office (PMO) para ser um centro de excelência, de conhecimento e suporte organizacional para governança, report executivo de informação de desempenho e para aprendizagem em gestão de projetos.
Desenvolvimento de Competências em Gerenciamento de Projetos
Proporciona o entendimento teórico sobre questões relacionadas com a gestão de Recursos Humanos em projetos tais como: avaliar as competências dos profissionais de gerenciamento de projetos (competências individuais, de equipe e da organização) e desenvolver a capacidade pragmática de implementação de melhores práticas no estabelecimento de um plano de desenvolvimento de competências em Gerenciamento de Projetos, contemplando, plano de carreira do gerente de projetos, desenvolvimento de treinamentos e certificações para qualificação e aperfeiçoamento profissional dos gerentes de projetos.
Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional em Projetos
Propicia o entendimento teórico sobre gerenciamento do conhecimento em projetos através da captação, formalização, disseminação do conhecimento e registro estruturado de lições aprendidas em projetos, suportado por bases de conhecimento. Permite o uso integrado de processos e ferramentas de Gestão do Conhecimento e Gerenciamento de Projetos, pois é possível aprimorar e melhorar continuamente os processos de gestão, capacitação e principalmente não cometer os mesmos erros nos próximos projetos, por meio da troca de conhecimento, uso de benchmarks externos e disseminação do aprendizado organizacional em projetos. Objetiva desenvolver a capacidade pragmática de usar esse aprendizado acumulado por meio da vivência em vários projetos, para adoção de melhorias, disseminação do conhecimento adquirido nos projetos e contribuir para a criação de uma organização que aprende (learning organization).
Técnicas Avançadas de Gestão de Projetos
Proporciona o entendimento teórico e a capacidade pragmática de implementação de técnicas avançadas em gestão de projetos, dentre eles: aplicação de corrente crítica em projetos, ferramentas de simulação Monte Carlo para avaliação quantitativa de riscos, aplicação da técnica de monitoração e controle usando o método EVA (earned value analysis), etc. Apresenta os procedimentos metodológicos para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, fornecendo instrumentos de análise para o desenvolvimento do projeto de conclusão, de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema.
Trabalho de Conclusão de Curso
Promove a realização de um Projeto de Conclusão de Curso que se caracteriza como a elaboração de um Estudo de Caso e sua respectiva fundamentação técnico-conceitual, seguindo todos os requisitos metodológicos próprios para o desenvolvimento desta modalidade e as normas mecanográficas definidas pela instituição.
 
   TOTAL
Gestão de Projetos
Apresenta os conceitos básicos de ciclo de vida de gerenciamento de projetos (processos de iniciação, planejamento, execução, controle e fechamento), com o objetivo nivelar a compreensão dos conceitos e conhecimentos básicos de gerenciamento de projetos, segundo o PMI (PMBOK – 4ª Edição). Apresenta os principais conceitos, processos e modelos referentes ao Gerenciamento de Projetos, dando uma visão de conjunto de temas posteriormente aprofundados nos componentes curriculares específicos.
Modelos de Avaliação de Maturidade em Gerenciamento de Projetos
Apresenta os Modelos de Maturidade em Gerenciamento de Projetos existentes no mercado (OPM3-PMI, MMGP-Prado, PMMM-Kerzner), com o objetivo de desenvolver um estudo de caso a fim de abordar questões relacionadas com a análise da posição atual de um empresa (mapeamento dos principais pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades e ameaças identificadas pela aplicação do modelo de maturidade) e estabelecer um plano de desenvolvimento e avaliação da maturidade organizacional em gerenciamento de projetos.
Metodologias, Processos e Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
Aborda uma visão conceitual das principais Metodologias de Gerenciamento de Projetos adotadas nas organizações baseadas no Guia PMBOK® do PMI (dentre eles, a metodologia Prince2, metodologias ágeis – Scrum, Metodologia adaptativa – NTCP entre outros), bem como uma visão prática das principais técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos disponíveis no mercado.
Alinhando Estratégias por meio da Gestão de Portfólio de Projetos
Aborda uma visão conceitual do padrão PMI Standard for Portfólio Management e discute questões relacionadas com o alinhamento dos projetos com a estratégia da organização para obtenção de resultados nos negócios, gerenciamento da carteira de projetos através de processos de seleção e priorização e gestão de portfólio de projetos na organização.
Gerenciamento de Programas
Discute o padrão do PMI® (The Standard for Program Management), bem como diferencia projetos, programas e portfólios. Abrange estudos sobre Framework da Gestão de Programas, os Processos de Gerenciamento de Programas (Grupos de Processos de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento) e as áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Programas. Objetiva capacitar os alunos nas melhores práticas e uso de técnicas, ferramentas para lidar com o ambiente de múltiplos projetos e processos relacionados com a gestão de programas (visão PMI) no ambiente de negócios das organizações. Objetiva o estudo.
Implantação de Escritório Estratégico de Projetos (PMO)
Proporciona o entendimento teórico e a capacidade pragmática de implementação de transformações organizacionais sobre questões relacionadas com o apoio da organização em Gestão de Projetos, a fim de melhorar seu nível de maturidade e excelência em gestão de projetos. Estabelece modelos de organização voltados para projetos, por meio da implantação de um Project Management Office (PMO) para ser um centro de excelência, de conhecimento e suporte organizacional para governança, report executivo de informação de desempenho e para aprendizagem em gestão de projetos.
Desenvolvimento de Competências em Gerenciamento de Projetos
Proporciona o entendimento teórico sobre questões relacionadas com a gestão de Recursos Humanos em projetos tais como: avaliar as competências dos profissionais de gerenciamento de projetos (competências individuais, de equipe e da organização) e desenvolver a capacidade pragmática de implementação de melhores práticas no estabelecimento de um plano de desenvolvimento de competências em Gerenciamento de Projetos, contemplando, plano de carreira do gerente de projetos, desenvolvimento de treinamentos e certificações para qualificação e aperfeiçoamento profissional dos gerentes de projetos.
Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional em Projetos
Propicia o entendimento teórico sobre gerenciamento do conhecimento em projetos através da captação, formalização, disseminação do conhecimento e registro estruturado de lições aprendidas em projetos, suportado por bases de conhecimento. Permite o uso integrado de processos e ferramentas de Gestão do Conhecimento e Gerenciamento de Projetos, pois é possível aprimorar e melhorar continuamente os processos de gestão, capacitação e principalmente não cometer os mesmos erros nos próximos projetos, por meio da troca de conhecimento, uso de benchmarks externos e disseminação do aprendizado organizacional em projetos. Objetiva desenvolver a capacidade pragmática de usar esse aprendizado acumulado por meio da vivência em vários projetos, para adoção de melhorias, disseminação do conhecimento adquirido nos projetos e contribuir para a criação de uma organização que aprende (learning organization).
Técnicas Avançadas de Gestão de Projetos
Proporciona o entendimento teórico e a capacidade pragmática de implementação de técnicas avançadas em gestão de projetos, dentre eles: aplicação de corrente crítica em projetos, ferramentas de simulação Monte Carlo para avaliação quantitativa de riscos, aplicação da técnica de monitoração e controle usando o método EVA (earned value analysis), etc. Apresenta os procedimentos metodológicos para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, fornecendo instrumentos de análise para o desenvolvimento do projeto de conclusão, de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema.
Trabalho de Conclusão de Curso
Promove a realização de um Projeto de Conclusão de Curso que se caracteriza como a elaboração de um Estudo de Caso e sua respectiva fundamentação técnico-conceitual, seguindo todos os requisitos metodológicos próprios para o desenvolvimento desta modalidade e as normas mecanográficas definidas pela instituição.
 
   TOTAL
Proposta Metodológica:
O curso proporciona a vivência da aplicação dos conceitos apresentados em sala de aula, por meio de aulas expositivas com exercícios práticos e oficinas de trabalhos em grupo, apresentação individual de seminários pelos alunos para desenvolvimento de oratória e perfil de comunicação, além da promoção de palestras baseadas em experiências de profissionais e/ou projetos desenvolvidos nas empresas, exemplificando os conceitos apresentados.

O curso também oferece oportunidades para que o aluno amplie sua rede de relacionamentos profissionais, fomentando a troca de experiências sobre os principais temas apresentados com todos os participantes, corpo docente, palestrantes convidados, e colegas dos cursos de especialização e extensão universitária do Centro Universitário Senac.

Trabalho de Conclusão de Curso:
Compreenderá o desenvolvimento de um trabalho de Avaliação de Maturidade Organizacional, demonstrando qual o grau de maturidade em gerenciamento estratégico de projetos da organização, onde quer chegar e como fazer para alcançar o destino almejado.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Os alunos do curso de pós-graduação Gestão Estratégica de Portfólio de Projetos e PMO são associados gratuitamente ao PMI.


Comerciários tem 20% de desconto na pós-graduação

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
curso de PMO SP, pós-graduação gestão estratégica de portfólio de projetos e PMO, especialização gestão estratégica de portfólio de projetos e PMO, curso gestão estratégica de portfólio de projetos e PMO, curso gestão de projetos, Project Management Institute, PMI, PMBOK 2008, Guide to the Project Management Body of Knowledge, The Standard for Portfolio Management, curso governança corporativa, curso PMOs corporativos, Senac