Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão Estratégica da Inovação

Gestão Estratégica da Inovação

Objetivo
O objetivo do curso é formar gestores capazes de liderar projetos de inovação que contribuam decisivamente para a melhoria dos resultados das organizações em que atuam. Mas o papel deste gestor de inovação não se resume ao domínio de técnicas de gestão de projetos e de criatividade, mas na contribuição das definições da estratégia da empresa, no desenho, implementação de processos, de formação de profissionais inovadores e na consolidação de uma cultura empresarial voltada para inovação.

Carga horária: 366 horas

Aplicação
O profissional formado neste curso será capaz de liderar projetos de inovação que contribuam decisivamente para a melhoria dos resultados das organizações em que atuam e podem encontrar boas oportunidades de carreira em empresas que lidem com a inovação, sustentabilidade, desenvolvimento de novos negócios e desenvolvimento organizacional.

Panorama de mercado
No mercado hoje, o tema inovação é tido como diferencial competitivo. No Brasil, é cada vez mais relevante para empresas de todos os portes e atuações em função do acirramento da competição. Cada vez mais as empresas brasileiras estão posicionando a inovação entre suas prioridades, mas a imensa maioria ainda enfrenta inúmeros e complexos obstáculos.

A recente Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec), realizada pelo IBGE com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, divulgada em 2010, aponta a "falta de pessoal qualificado como importante obstáculo à inovação". Nesse contexto, o curso de Gestão da Inovação vem formar esses gestores para que consigam tornar as empresas em que atuam mais inovadoras e competitivas.

Profissionais já formados em qualquer área, que trabalhem ou queiram trabalhar com estratégias de inovação em organizações; gestores que demandem profissionais mais inovadores; empresários e empreendedores que tenham interesse em desenvolver organizações mais inovadoras; e mestres e doutores que queiram trabalhar em empresas, nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento.
INOVAÇÕES EM MODELOS DE NEGÓCIOS
Apresenta as interações entre inovação e empreendedorismo e analisa como a criatividade pode fazer parte desse processo; identifica quais são os fatores necessários para a criação de modelos de negócios inovadores e os fatores contextuais que influenciam o macroambiente de atuação do negócio, com a finalidade de fornecer um panorama sobre as informações e ferramentas necessárias para a adoção de práticas de inovação em novos negócios.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Discute como o tema da inovação está inserido na identidade de empresas competitivas de diversos portes, setores e níveis de sofisticação tecnológica, tomando por base conceitos como propósitos, processos, pessoas e políticas de inovação. Propicia a compreensão de como o tema inovação pode ser gerenciado em diferentes contextos organizacionais, alinhado com as diretrizes estratégicas, com a finalidade de planejar e implementar estratégias competitivas de mercado.
MARKETING E INOVAÇÃO
Trata de temas relacionados ao planejamento de marketing desenvolvido por empresas inovadoras; presenta conceitos e estudos sobre o perfil e o comportamento do consumidor de inovações; aborda as estratégias do mix de marketing implementadas em empresas de inovação para composição do produto, a precificação, a escolha da praça e a definição da promoção mais adequados para a oferta ao mercado.
GESTÃO DE CUSTOS
Discute a teoria e a prática da estrutura de capital de uma empresa; borda as diversas alternativas de captação de recursos de longo prazo com agências de fomento, financiamento e capitalização de projetos de inovação; analisa e discute as formas de captação de recursos próprios e captação de recursos de terceiros, com a finalidade de apresentar o processo de gestão financeira de uma empresa inovadora.
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES INOVADORAS
Aborda a formação e a gestão de equipes voltadas para o conceito de inovação e as técnicas e ferramentas para contratação, coaching, mentoring e de liderança de pessoas – incuindo temas como formação de times de inovação, cocriação e gestão de equipes de inovação -, com a finalidade de alcançar os resultados planejados no propósito de inovar.
GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Aborda as características de trajetórias da Ciência e Tecnologia (C&T) e da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em diferentes áreas do conhecimento, a partir de conceitos de technology roadmap e temas referentes à inovação aberta, às técnicas de seleção de ideias e à gestão de projetos de tecnologia e inovação, com o intuito de reduzir os riscos e incertezas no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas.
PROCESSOS E INDICADORES DE INOVAÇÃO
Consolida os conhecimentos a respeito da abordagem ideal da gestão da inovação e seus processos a partir de conceitos como funil de inovação, inovação aberta, valuation e gestão de projetos aplicados a cada contexto empresarial, com a finalidade de apresentar métricas e indicadores para a adoção e o desenvolvimento da inovação.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS INOVADORES
Apresenta as principais ferramentas para o gerenciamento e a condução de projetos de inovação, abordando, de forma conceitual e prática, as principais metodologias utilizadas, proporcionando uma visão de suas etapas, assim como uma perspectiva da integração com seu objetivo.
ASPECTOS LEGAIS DA INOVAÇÃO
Aborda os principais aspectos referentes às leis de inovação tecnológica no Brasil, considerando a legislação pertinente e os fundamentos da propriedade intelectual e as parcerias com institutos de pesquisa sobre inovação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Orienta a elaboração da primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso – Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece o suporte técnico-científico para que os alunos considerem os objetivos, o público-alvo, as finalidades e a funcionalidade da proposta do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento, e as estratégias a serem implementadas.
COCRIAÇÃO E OPEN INNOVATION
Aborda os principais aspectos e ferramentas relacionados à inovação aberta (integração de departamentos), sua aplicabilidade e como a cocriação pode gerar vantagens competitivas para uma organização na adoção de critérios e práticas de inovação.
INOVAÇÃO E FUTURING
Apresenta as principais ferramentas de análise e projeção de cenários para empresas que estão inseridas no mercado de inovação, com base na avaliação de cenários futuros, com a finalidade de mostrar as informações sobre o planejamento de estratégias competitivas de médio e longo prazo.
DESIGN THINKING
Apresenta a metodologia utilizada para a compreensão dos parâmetros essenciais para atender o público-alvo da empresa, no intuito de promover um alto desempenho organizacional no oferecimento de produtos e serviços para o mercado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta a elaboração da última etapa do Trabalho de Conclusão de Curso – Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece suporte técnico-científico para que os alunos considerem o desenvolvimento das ideias de forma mais aplicada, tomando decisões sobre os custos operacionais do projeto, sua comercialização, logística, implicações legais e sociais e as possíveis variáveis macroambientais envolvidas no segmento.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
Orienta a finalização da produção desenvolvida nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I e II, de acordo com as normas técnicas e o padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
INOVAÇÕES EM MODELOS DE NEGÓCIOS
Apresenta as interações entre inovação e empreendedorismo e analisa como a criatividade pode fazer parte desse processo; identifica quais são os fatores necessários para a criação de modelos de negócios inovadores e os fatores contextuais que influenciam o macroambiente de atuação do negócio, com a finalidade de fornecer um panorama sobre as informações e ferramentas necessárias para a adoção de práticas de inovação em novos negócios.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Discute como o tema da inovação está inserido na identidade de empresas competitivas de diversos portes, setores e níveis de sofisticação tecnológica, tomando por base conceitos como propósitos, processos, pessoas e políticas de inovação. Propicia a compreensão de como o tema inovação pode ser gerenciado em diferentes contextos organizacionais, alinhado com as diretrizes estratégicas, com a finalidade de planejar e implementar estratégias competitivas de mercado.
MARKETING E INOVAÇÃO
Trata de temas relacionados ao planejamento de marketing desenvolvido por empresas inovadoras; presenta conceitos e estudos sobre o perfil e o comportamento do consumidor de inovações; aborda as estratégias do mix de marketing implementadas em empresas de inovação para composição do produto, a precificação, a escolha da praça e a definição da promoção mais adequados para a oferta ao mercado.
GESTÃO DE CUSTOS
Discute a teoria e a prática da estrutura de capital de uma empresa; borda as diversas alternativas de captação de recursos de longo prazo com agências de fomento, financiamento e capitalização de projetos de inovação; analisa e discute as formas de captação de recursos próprios e captação de recursos de terceiros, com a finalidade de apresentar o processo de gestão financeira de uma empresa inovadora.
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES INOVADORAS
Aborda a formação e a gestão de equipes voltadas para o conceito de inovação e as técnicas e ferramentas para contratação, coaching, mentoring e de liderança de pessoas - incluindo temas como formação de times de inovação, cocriação e gestão de equipes de inovação - com a finalidade de alcançar os resultados planejados no propósito de inovar.
GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Aborda as características de trajetórias da Ciência e Tecnologia (C&T) e da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em diferentes áreas do conhecimento, a partir de conceitos de technology roadmap e temas referentes à inovação aberta, às técnicas de seleção de ideias e à gestão de projetos de tecnologia e inovação, com o intuito de reduzir os riscos e incertezas no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas.
PROCESSOS E INDICADORES DE INOVAÇÃO
Consolida os conhecimentos a respeito da abordagem ideal da gestão da inovação e seus processos a partir de conceitos como funil de inovação, inovação aberta, valuation e gestão de projetos aplicados a cada contexto empresarial, com a finalidade de apresentar métricas e indicadores para a adoção e o desenvolvimento da inovação.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS INOVADORES
Apresenta as principais ferramentas para o gerenciamento e a condução de projetos de inovação, abordando, de forma conceitual e prática, as principais metodologias utilizadas, proporcionando uma visão de suas etapas, assim como uma perspectiva da integração com seu objetivo.
ASPECTOS LEGAIS DA INOVAÇÃO
Aborda os principais aspectos referentes às leis de inovação tecnológica no Brasil, considerando a legislação pertinente e os fundamentos da propriedade intelectual e as parcerias com institutos de pesquisa sobre inovação.
COCRIAÇÃO E OPEN INNOVATION
Aborda os principais aspectos e ferramentas relacionados à inovação aberta (integração de departamentos), sua aplicabilidade e como a cocriação pode gerar vantagens competitivas para uma organização na adoção de critérios e práticas de inovação.
INOVAÇÃO E FUTURING
Apresenta as principais ferramentas de análise e projeção de cenários para empresas que estão inseridas no mercado de inovação, com base na avaliação de cenários futuros, com a finalidade de mostrar as informações sobre o planejamento de estratégias competitivas de médio e longo prazo.
DESIGN THINKING
Apresenta a metodologia utilizada para a compreensão dos parâmetros essenciais para atender o público-alvo da empresa, no intuito de promover um alto desempenho organizacional no oferecimento de produtos e serviços para o mercado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Orienta a elaboração da primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece o suporte técnico-científico para que os alunos considerem os objetivos, o público-alvo, as finalidades e a funcionalidade da proposta do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento, e as estratégias a serem implementadas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta a elaboração da última etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece suporte técnico-científico para que os alunos considerem o desenvolvimento das ideias de forma mais aplicada, tomando decisões sobre os custos operacionais do projeto, sua comercialização, logística, implicações legais e sociais e as possíveis variáveis macroambientais envolvidas no segmento.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
Orienta a finalização da produção desenvolvida nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I e II, de acordo com as normas técnicas e o padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
INOVAÇÕES EM MODELOS DE NEGÓCIOS
Apresenta as interações entre inovação e empreendedorismo e analisa como a criatividade pode fazer parte desse processo; identifica quais são os fatores necessários para a criação de modelos de negócios inovadores e os fatores contextuais que influenciam o macroambiente de atuação do negócio, com a finalidade de fornecer um panorama sobre as informações e ferramentas necessárias para a adoção de práticas de inovação em novos negócios.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Discute como o tema da inovação está inserido na identidade de empresas competitivas de diversos portes, setores e níveis de sofisticação tecnológica, tomando por base conceitos como propósitos, processos, pessoas e políticas de inovação. Propicia a compreensão de como o tema inovação pode ser gerenciado em diferentes contextos organizacionais, alinhado com as diretrizes estratégicas, com a finalidade de planejar e implementar estratégias competitivas de mercado.
MARKETING E INOVAÇÃO
Trata de temas relacionados ao planejamento de marketing desenvolvido por empresas inovadoras; presenta conceitos e estudos sobre o perfil e o comportamento do consumidor de inovações; aborda as estratégias do mix de marketing implementadas em empresas de inovação para composição do produto, a precificação, a escolha da praça e a definição da promoção mais adequados para a oferta ao mercado.
GESTÃO DE CUSTOS
Discute a teoria e a prática da estrutura de capital de uma empresa; borda as diversas alternativas de captação de recursos de longo prazo com agências de fomento, financiamento e capitalização de projetos de inovação; analisa e discute as formas de captação de recursos próprios e captação de recursos de terceiros, com a finalidade de apresentar o processo de gestão financeira de uma empresa inovadora.
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES INOVADORAS
Aborda a formação e a gestão de equipes voltadas para o conceito de inovação e as técnicas e ferramentas para contratação, coaching, mentoring e de liderança de pessoas - incuindo temas como formação de times de inovação, cocriação e gestão de equipes de inovação -, com a finalidade de alcançar os resultados planejados no propósito de inovar.
GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Aborda as características de trajetórias da Ciência e Tecnologia (C&T) e da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em diferentes áreas do conhecimento, a partir de conceitos de technology roadmap e temas referentes à inovação aberta, às técnicas de seleção de ideias e à gestão de projetos de tecnologia e inovação, com o intuito de reduzir os riscos e incertezas no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas.
PROCESSOS E INDICADORES DE INOVAÇÃO
Consolida os conhecimentos a respeito da abordagem ideal da gestão da inovação e seus processos a partir de conceitos como funil de inovação, inovação aberta, valuation e gestão de projetos aplicados a cada contexto empresarial, com a finalidade de apresentar métricas e indicadores para a adoção e o desenvolvimento da inovação.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS INOVADORES
Apresenta as principais ferramentas para o gerenciamento e a condução de projetos de inovação, abordando, de forma conceitual e prática, as principais metodologias utilizadas, proporcionando uma visão de suas etapas, assim como uma perspectiva da integração com seu objetivo.
ASPECTOS LEGAIS DA INOVAÇÃO
Aborda os principais aspectos referentes às leis de inovação tecnológica no Brasil, considerando a legislação pertinente e os fundamentos da propriedade intelectual e as parcerias com institutos de pesquisa sobre inovação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Orienta a elaboração da primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece o suporte técnico-científico para que os alunos considerem os objetivos, o público-alvo, as finalidades e a funcionalidade da proposta do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento, e as estratégias a serem implementadas.
COCRIAÇÃO E OPEN INNOVATION
Aborda os principais aspectos e ferramentas relacionados à inovação aberta (integração de departamentos), sua aplicabilidade e como a cocriação pode gerar vantagens competitivas para uma organização na adoção de critérios e práticas de inovação.
INOVAÇÃO E FUTURING
Apresenta as principais ferramentas de análise e projeção de cenários para empresas que estão inseridas no mercado de inovação, com base na avaliação de cenários futuros, com a finalidade de mostrar as informações sobre o planejamento de estratégias competitivas de médio e longo prazo.
DESIGN THINKING
Apresenta a metodologia utilizada para a compreensão dos parâmetros essenciais para atender o público-alvo da empresa, no intuito de promover um alto desempenho organizacional no oferecimento de produtos e serviços para o mercado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta a elaboração da última etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece suporte técnico-científico para que os alunos considerem o desenvolvimento das ideias de forma mais aplicada, tomando decisões sobre os custos operacionais do projeto, sua comercialização, logística, implicações legais e sociais e as possíveis variáveis macroambientais envolvidas no segmento.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
Orienta a finalização da produção desenvolvida nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I e II, de acordo com as normas técnicas e o padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
 
   TOTAL
INOVAÇÕES EM MODELOS DE NEGÓCIOS
Apresenta as interações entre inovação e empreendedorismo e analisa como a criatividade pode fazer parte desse processo; identifica quais são os fatores necessários para a criação de modelos de negócios inovadores e os fatores contextuais que influenciam o macroambiente de atuação do negócio, com a finalidade de fornecer um panorama sobre as informações e ferramentas necessárias para a adoção de práticas de inovação em novos negócios.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Discute como o tema da inovação está inserido na identidade de empresas competitivas de diversos portes, setores e níveis de sofisticação tecnológica, tomando por base conceitos como propósitos, processos, pessoas e políticas de inovação. Propicia a compreensão de como o tema inovação pode ser gerenciado em diferentes contextos organizacionais, alinhado com as diretrizes estratégicas, com a finalidade de planejar e implementar estratégias competitivas de mercado.
MARKETING E INOVAÇÃO
Trata de temas relacionados ao planejamento de marketing desenvolvido por empresas inovadoras; presenta conceitos e estudos sobre o perfil e o comportamento do consumidor de inovações; aborda as estratégias do mix de marketing implementadas em empresas de inovação para composição do produto, a precificação, a escolha da praça e a definição da promoção mais adequados para a oferta ao mercado.
GESTÃO DE CUSTOS
Discute a teoria e a prática da estrutura de capital de uma empresa; borda as diversas alternativas de captação de recursos de longo prazo com agências de fomento, financiamento e capitalização de projetos de inovação; analisa e discute as formas de captação de recursos próprios e captação de recursos de terceiros, com a finalidade de apresentar o processo de gestão financeira de uma empresa inovadora.
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES INOVADORAS
Aborda a formação e a gestão de equipes voltadas para o conceito de inovação e as técnicas e ferramentas para contratação, coaching, mentoring e de liderança de pessoas -incluindo temas como formação de times de inovação, cocriação e gestão de equipes de inovação -, com a finalidade de alcançar os resultados planejados no propósito de inovar.
GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Aborda as características de trajetórias da Ciência e Tecnologia (C&T) e da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em diferentes áreas do conhecimento, a partir de conceitos de technology roadmap e temas referentes à inovação aberta, às técnicas de seleção de ideias e à gestão de projetos de tecnologia e inovação, com o intuito de reduzir os riscos e incertezas no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas.
PROCESSOS E INDICADORES DE INOVAÇÃO
Consolida os conhecimentos a respeito da abordagem ideal da gestão da inovação e seus processos a partir de conceitos como funil de inovação, inovação aberta, valuation e gestão de projetos aplicados a cada contexto empresarial, com a finalidade de apresentar métricas e indicadores para a adoção e o desenvolvimento da inovação.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS INOVADORES
Apresenta as principais ferramentas para o gerenciamento e a condução de projetos de inovação, abordando, de forma conceitual e prática, as principais metodologias utilizadas, proporcionando uma visão de suas etapas, assim como uma perspectiva da integração com seu objetivo.
ASPECTOS LEGAIS DA INOVAÇÃO
Aborda os principais aspectos referentes às leis de inovação tecnológica no Brasil, considerando a legislação pertinente e os fundamentos da propriedade intelectual e as parcerias com institutos de pesquisa sobre inovação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Orienta a elaboração da primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Negócios para um Projeto de Inovação. Oferece o suporte técnico-científico para que os alunos considerem os objetivos, o público-alvo, as finalidades e a funcionalidade da proposta do projeto, assim como as diretrizes, o planejamento, e as estratégias a serem implementadas.
COCRIAÇÃO E OPEN INNOVATION
Aborda os principais aspectos e ferramentas relacionados à inovação aberta (integração de departamentos), sua aplicabilidade e como a cocriação pode gerar vantagens competitivas para uma organização na adoção de critérios e práticas de inovação.
INOVAÇÃO E FUTURING
Apresenta as principais ferramentas de análise e projeção de cenários para empresas que estão inseridas no mercado de inovação, com base na avaliação de cenários futuros, com a finalidade de mostrar as informações sobre o planejamento de estratégias competitivas de médio e longo prazo.
DESIGN THINKING
Apresenta a metodologia utilizada para a compreensão dos parâmetros essenciais para atender o público-alvo da empresa, no intuito de promover um alto desempenho organizacional no oferecimento de produtos e serviços para o mercado.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Orienta a elaboração da última etapa do Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Négócios para um Projeto de Inovação. Oferece suporte técnico-científico para que os alunos considerem o desenvolvimento das ideias de forma mais aplicada, tomando decisões sobre os custos operacionais do projeto, sua comercialização, logística, implicações legais e sociais e as possíveis variáveis macroambientais envolvidas no segmento.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
Orienta a finalização da produção desenvolvida nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I e II, de acordo com as normas técnicas e o padrão científico do campo de formação, com vista a entrega e avaliação.
 
   TOTAL

 
   TOTAL
Proposta metodológica:
O curso alia exposições dialogadas e atividades práticas.

Trabalho de conclusão de curso:
Para obtenção do título de especialista, além de cursar e obter aprovação em todos os módulos do currículo, o aluno deverá desenvolver e obter aprovação no TCC, componente curricular obrigatório em cursos de pós-graduação (lato sensu), conforme exigência do Ministério da Educação. Neste curso, o TCC corresponderá à elaboração de um plano estratégico de gestão da inovação.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão Estratégica da Inovação certificado expedido pelo Centro Universitário Senac.
Inscrições abertas de:  01 de outubro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.


Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros - apresentar cópias autenticadas em cartório:
- Diploma de graduação, devidamente registrado nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC);
- Documento de Identificação Civil;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente, sem data (colocar o nome completo no verso).

Caso o candidato ainda não esteja de posse do diploma, é permitida a entrega do Certificado ou Declaração de Conclusão, com a data que ocorreu a colação de grau, que deve ser anterior à data de início do curso no qual o aluno está realizando a matrícula, condicionada a entrega posterior do diploma, documento necessário para a expedição do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A data de validade do Certificado ou da Declaração de Conclusão deverá ser de até, no máximo, 1 (um) ano, anterior à data da matrícula no curso.

Para candidatos estrangeiros - apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- Diploma de graduação, devidamente revalidado nos termos da legislação brasileira vigente;
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte e do visto temporário de estudante;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Uma foto 3x4 recente (colocar o nome completo no verso);
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- Plano de seguro, que assegure a cobertura de despesas médico-hospitalares e despesas de repatriação, para os estrangeiros não residentes no Brasil.

Os documentos encaminhados para a matrícula serão analisados e, sendo constatada alguma irregularidade o Centro Universitário se reserva o direito de cancelar a matrícula a qualquer tempo.

Caso o processo de matrícula seja cancelado o candidato será comunicado por e-mail e deverá se manifestar quanto a devolução da documentação no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de envio do e-mail de cancelamento da matrícula. Caso não se manifeste os documentos serão destruídos.

O candidato poderá optar pela devolução dos documentos via Correios, neste caso, deverá responder o e-mail de cancelamento do processo de matrícula e indicar o endereço de sua preferência para o recebimento da documentação e autorizar a geração de boleto bancário referente aos custos da taxa de envio.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso