Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Técnicos

Técnico em Hospedagem

Objetivo
Formar profissionais técnicos para atuarem em hotéis e também capazes de exercerem a hospitalidade em outros prestadores de serviços que queiram implantar os serviços hoteleiros em seus empreendimentos. Nesse sentido, o curso desperta o espírito empreendedor do aluno e o capacita para atuar, operacionalizar e coordenar os serviços de hospedagem, criar intenção emocional em clientes e colaboradores, proporcionar experiências bem sucedidas, melhoria contínua e sustentabilidade do negócio.

Diferenciais
O curso Técnico em Hospedagem do Senac forma profissionais diferenciados, com foco no atendimento personalizado e serviços que agreguem valor ao negócio . O aluno tem a oportunidade de vivenciar um dia em um dos Hotéis-escola Senac, em Águas de São Pedro ou Campos do Jordão, complexos hoteleiros de luxo com operação comercial de excelência. O participante terá contato com a língua inglesa instrumental, indispensável para o ingresso na carreira. Ao final do curso, o aluno apresenta um plano de ação para um estabelecimento de sua escolha, aplicando os conceitos aprendidos em sala de aula e visando melhorias.

Carga horária: 800 horas

Pré-requisito
Para matrícula é necessário que o candidato esteja, no mínimo, cursando a 2ª série do ensino médio.

Mercado de Trabalho

Aplicação
O técnico em hospedagem poderá atuar em campos diversos, como hotéis, pousadas, cruzeiros, hospitais, condomínios residenciais e comerciais, spas, bancos, shoppings, plataformas de petróleo, companhias aéreas, clubes, parques temáticos, organização de eventos, restaurantes, bares, recanto para idosos, hotéis para animais de estimação, entre outros.

Panorama de mercado
Estudos da World Travel and Tourism Council (WTTC) apontam que até 2021, o setor de viagens e turismo no Brasil contabilizará mais de 9,7 milhões de empregos diretos e indiretos e que somente a indústria hoteleira responderá pela movimentação de U$ 1 bilhão por ano.

De acordo com o estudo Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts – 2011, da BSH Travel Research, até 2014 há previsão de abertura de 198 hotéis no Brasil, totalizando investimentos na ordem de R$ 7,3 bilhões e criação de 31.729 empregos diretos para a hotelaria.

De acordo com o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a atividade turística no país gera aproximadamente 6% do total dos postos de trabalho formais e informais. Alguns fatores que aceleram esse processo são: crescimento da classe média, ampliação do crédito para empresas do setor e consumidor final, política de bancos para financiamento de pacotes, passagens; além da atuação do Ministério do Turismo em ações de valorização do produto turístico nacional.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), com a classe C e D colocando o turismo em sua cesta de consumo, mais de 30 milhões de pessoas deverão se hospedar pela primeira vez em um hotel ao longo da próxima década. As realizações da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 também favorecem o cenário.

Nesse contexto, o Senac considera que o crescimento da indústria do turismo nos últimos anos e os grandes eventos previstos para o Brasil para os anos de 2014 e 2016, são fatores predominantes para a expansão do mercado hoteleiro, seja com a construção de novos equipamentos ou pela necessidade de qualificação profissional, pois dentro dessa indústria do turismo, a hotelaria é um segmento intensivo de geração de receitas e de postos de trabalho.

Ato de Autorização

Portaria Senac/Geduc-SE nº 20/2011 de 28/07/2011, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 372, em 17/09/2011

Método

Proposta metodológica
As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto, que considera contextos similares aos encontrados nas condições reais de trabalho e estimula a participação ativa dos alunos na busca por soluções para os desafios que dele emergem.

Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, atividades comunitárias, trabalho de campo, simulações de contextos e vivências em laboratório compõem o repertório de atividades do trabalho por projeto.

Estágio

O curso não prevê estágio obrigatório, mas o aluno pode realizar o estágio não obrigatório e opcional, a partir do modulo II, com carga horária mínima de 80 horas. Nesse caso, deve procurar a coordenação do curso.

Para o período de estágio, o aluno deve se apresentar com trajes adequados, de acordo com as normas de cada estabelecimento

Programa

Clique aqui para visualizar o Plano de Curso

Certificação

Ao concluir todos os módulos do curso, o aluno recebe o diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Hospedagem, válido em todo o Brasil.

Quando houver a realização de estágio, ele será apostilado no respectivo diploma ou certificado.

Documentos para Matrícula

Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).


O Senac oferece o material didático

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 

Outras informações sobre o curso

 
Tags
Hotelaria, Hospitalidade, Lazer, Turismo, Eventos, Trade Turístico, Infraestrutura Turística, Mercado Hoteleiro, Setor Hoteleiro, Operadores Hoteleiros, Spas, Condomínios Residenciais, Espaços Esportivos, Camareiro, Governança Hoteleira, Concierge, Coordenação de Eventos em Hotéis, Excelência no Atendimento Hoteleiro, Mordomia, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepção de Hotéis, Captação de Reservas, Organização de Eventos, Cruzeiros, Inovação, Ideias, Oportunidades de Negócio, Tendências, Sustentabilidade, Diferencial Competitivo, Serviço de Excelência, Segurança Corporativa e Patrimonial, Credibilidade, Procedimentos Operacionais,
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.