Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Administração de Data Centers

Objetivo
Capacitar o aluno para administrar um data center utilizando procedimentos de boas práticas para controle de infraestrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação envolvidos. O objetivo é reduzir riscos e custos operacionais, e também melhorar a qualidade no atendimento de requisitos de negócio abordados.

Público-alvo
Profissionais da área, administrador de redes, administradores e coordenadores de infraestrutura de TI.

Carga horária: 32 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade mínima: ensino médio completo.

É desejável que o aluno tenha experiência como administrador de redes e/ou coordenador de infraestrutura, além de sólidos conhecimentos em infraestrutura de TI, como redes de computadores, administração de servidores e disponibilidade de dados.

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional estará apto a administrar um datacenter utilizando procedimentos de boas práticas para controle de infraestrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação, envolvidos com o objetivo de reduzir riscos e custos operacionais, além de melhorar a qualidade no atendimento de requisitos de negócio que dele façam uso.

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar os requisitos de negócio que precisam ser atendidos pelo data center, definindo e implementando estratégias de aquisição, configuração, operação e manutenção dos diferentes sistemas envolvidos, além da capacitação de profissionais, com vistas ao estabelecimento e cumprimento de acordos de nível de serviço.

- Definir indicadores-chave de desempenho da prestação de serviços, com base nos procedimentos internos de operação do data center, visando à melhoria contínua da qualidade dos serviços fornecidos aos usuários.

- Encontrar a causa-raiz dos problemas identificados no data center, com base em procedimentos de registro e análise de incidentes, para reduzir esforços de administração e custos operacionais, melhorando continuamente o desempenho na prestação de serviços.

- Implementar um procedimento de controle sobre configurações e mudanças em componentes de sistemas do data center, administrando uma base de itens de configuração, de maneira a aumentar a confiabilidade das mudanças e reduzir efeitos colaterais indesejáveis.

- Identificar os riscos de concretização de ameaças e estimar impactos sobre os diferentes elementos que compõem um data center, a partir da identificação e classificação dos ativos tangíveis e intangíveis envolvidos, para estabelecer procedimentos de controle e mitigação efetiva de problemas.

- Estabelecer procedimentos operacionais de contingência para situações de desastre, simulando incidentes e capacitando profissionais para minimizar impactos nos negócios.

Panorama de mercado
A previsão para os próximos anos é uma forte transformação tecnológica, dando suporte ao atendimento da agenda de negócios de organizações em todos os níveis, aumentando a qualidade no gerenciamento de clientes e serviços, otimizando processos de negócio, e garantindo alta consistência e proteção de dados corporativos.

Método

Proposta metodológica
São desenvolvidas atividades individuais e em grupo, além de estudo de casos e simulações reais de trabalho trazidas pelos alunos ou propostos pelo professor.

Programa

• Controle e manutenção de infraestrutura física e lógica
• Requisitos e serviços
• Servidores e aplicações
• Unidades de armazenamento de dados
- Redes de computadores
- Segurança física e lógica
- Desempenho e sustentabilidade
- Alta disponibilidade
- Mudanças de configuração
- Capacitação de profissionais

Certificação

O Senac confere certificado de participação do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de administração de data centers sp, curso de administração de data centers do Senac, data centers, redes de computadores, gerenciamento de riscos em data centers, controle de riscos em data centers, qualidade em data center, Senac.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.