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Cursos Técnicos

 

Técnico em Comércio

Objetivo
Formar técnicos em Comércio capazes de:
– Analisar o cenário atual e indicar melhores práticas no processo comercial e de gestão da inovação, visando lucratividade, de forma ética e sustentável, do negócio.
– Diagnosticar problemas e necessidades por meio de metodologias adequadas e recursos disponíveis para propor soluções que possam auxiliar na organização de processos e fluxos da empresa.
– Contribuir nos processos ligados à comercialização, de acordo com as diretrizes organizacionais, reconhecendo e apontando benefícios da tecnologia aplicada ao comércio nos diversos ambientes, a fim de favorecer a perenidade dos negócios.
– Contribuir com o planejamento e as ações de venda de produtos/serviços, com base no mix de marketing, visando garantir a conquista e retenção de clientes através de ações específicas e as diversas formas de relacionamento.
– Auxiliar no gerenciamento do relacionamento da empresa com o mercado, com base em estudos e pesquisas, análise do ambiente e da concorrência, com o objetivo de assegurar a fidelização dos clientes e consumidores, mediante propostas de valor constantemente adaptadas ao mercado e que reflitam aumento contínuo do valor empresarial.
– Contribuir no gerenciamento de ações que visam atendimento e relacionamento com o cliente em qualquer tipo de organização, possibilitando à empresa um diferencial competitivo, garantido seu crescimento e melhor participação no mercado.
– Contribuir para uma análise do cenário do negócio e processo de inteligência na área comercial, identificando e propondo ações soluções alinhadas com as estratégias mercadológicas e ações de desenvolvimento para a equipe comercial.
(Carga horária: 800 horas)
Portaria Senac/Geduc-SE nº 18/2011 de 03/06/2011, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 372, em 17/09/2011
Aplicação
O egresso do curso de Técnico em Comércio poderá atuar na comercialização de bens e serviços, contribuindo com a gestão do negócio, na área de formação de preço, armazenagem, exposição do produto em ponto de venda, otimização do processo de compras, redução de filas e resolução de conflitos com clientes em situações emergenciais, condução de equipe de trabalho interdisciplinar, atendimento a clientes e fornecedores. Participa, também, do planejamento de marketing e avaliação de ações de comunicação, utilizando recursos inovadores que agregam valor para a empresa e para o cliente, os quais resultam em novas descobertas e melhor desempenho da empresa e do profissional. O egresso do curso de Técnico será ainda capacitado a gerenciar seu percurso profissional, com iniciativa e de forma empreendedora, visualizando oportunidades de trabalho nos diversos setores e possibilidades para projetar seu itinerário formativo, seja prestando serviços em organizações ou na condução do seu próprio negócio.

Panorama de mercado
No cenário econômico brasileiro, a importância do comércio, especialmente o varejo, está sendo destacada e reconhecida a cada dia. Além de gerador do maior número de empregos formais no país, o setor exibe, especialmente, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização e especialização de mão de obra no setor.
No que diz respeito às perspectivas para a economia brasileira, nos segmentos de indústria e comércio, as previsões apontam um desempenho bastante positivo com relação ao futuro, a continuada expansão do poder aquisitivo da população, especialmente das classes C e D, reflete diretamente sobre o consumo e, por conseguinte, no comércio. Novas formas e redes de varejo têm surgido, expandindo-se dentro e fora das regiões metropolitanas, aproveitando o bom momento dos negócios. Seja pelo embate direto entre as redes, seja pela concorrência com as lojas independentes, eleva-se a competitividade no setor.
Hoje, na era digital, onde o comércio eletrônico é um relacionamento comercial que facilita a comunicação entre empresas e clientes. Esta situação demanda a presença de profissionais no comércio que possam entender e responder a essas necessidades de forma competente, inovadora e articulada, contribuindo para a adaptação e a perenidade das organizações do comércio com base nas tendências do mercado. Este cenário sinaliza a expansão das oportunidades de emprego e negócios possibilitando que profissionais capacitados deem respostas efetivas à nova realidade do comércio. O curso possibilita formar profissionais alinhados com estes cenários e as mudanças inerentes ao comércio ao longo do tempo.
Escolaridade mínima: estar cursando a 2ª série do ensino médio.
Proposta metodológica
O curso privilegia atividades diversificadas com apresentação de estudo de casos, proposição de problemas, pesquisa em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos compõem o repertório do trabalho por Projeto, que será especificado no plano dos docentes, a ser elaborado sob a coordenação da área técnica da unidade e registrado em documento próprio.

Clique aqui para visualizar o Plano de Curso.

Certificação: Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta habilitação técnica de nível médio e comprovar a conclusão do ensino médio é conferido o diploma de Técnico em Comércio, com validade nacional e direito a prosseguimento de estudos na educação superior.
- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
- CPF (apresentação do documento).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

 


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Técnico em Comércio

Objetivo
Formar técnicos em Comércio capazes de:
– Analisar o cenário atual e indicar melhores práticas no processo comercial e de gestão da inovação, visando lucratividade, de forma ética e sustentável, do negócio.
– Diagnosticar problemas e necessidades por meio de metodologias adequadas e recursos disponíveis para propor soluções que possam auxiliar na organização de processos e fluxos da empresa.
– Contribuir nos processos ligados à comercialização, de acordo com as diretrizes organizacionais, reconhecendo e apontando benefícios da tecnologia aplicada ao comércio nos diversos ambientes, a fim de favorecer a perenidade dos negócios.
– Contribuir com o planejamento e as ações de venda de produtos/serviços, com base no mix de marketing, visando garantir a conquista e retenção de clientes através de ações específicas e as diversas formas de relacionamento.
– Auxiliar no gerenciamento do relacionamento da empresa com o mercado, com base em estudos e pesquisas, análise do ambiente e da concorrência, com o objetivo de assegurar a fidelização dos clientes e consumidores, mediante propostas de valor constantemente adaptadas ao mercado e que reflitam aumento contínuo do valor empresarial.
– Contribuir no gerenciamento de ações que visam atendimento e relacionamento com o cliente em qualquer tipo de organização, possibilitando à empresa um diferencial competitivo, garantido seu crescimento e melhor participação no mercado.
– Contribuir para uma análise do cenário do negócio e processo de inteligência na área comercial, identificando e propondo ações soluções alinhadas com as estratégias mercadológicas e ações de desenvolvimento para a equipe comercial.
(Carga horária: 800 horas)
Portaria Senac/Geduc-SE nº 18/2011 de 03/06/2011, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 372, em 17/09/2011
Aplicação
O egresso do curso de Técnico em Comércio poderá atuar na comercialização de bens e serviços, contribuindo com a gestão do negócio, na área de formação de preço, armazenagem, exposição do produto em ponto de venda, otimização do processo de compras, redução de filas e resolução de conflitos com clientes em situações emergenciais, condução de equipe de trabalho interdisciplinar, atendimento a clientes e fornecedores. Participa, também, do planejamento de marketing e avaliação de ações de comunicação, utilizando recursos inovadores que agregam valor para a empresa e para o cliente, os quais resultam em novas descobertas e melhor desempenho da empresa e do profissional. O egresso do curso de Técnico será ainda capacitado a gerenciar seu percurso profissional, com iniciativa e de forma empreendedora, visualizando oportunidades de trabalho nos diversos setores e possibilidades para projetar seu itinerário formativo, seja prestando serviços em organizações ou na condução do seu próprio negócio.

Panorama de mercado
No cenário econômico brasileiro, a importância do comércio, especialmente o varejo, está sendo destacada e reconhecida a cada dia. Além de gerador do maior número de empregos formais no país, o setor exibe, especialmente, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização e especialização de mão de obra no setor.
No que diz respeito às perspectivas para a economia brasileira, nos segmentos de indústria e comércio, as previsões apontam um desempenho bastante positivo com relação ao futuro, a continuada expansão do poder aquisitivo da população, especialmente das classes C e D, reflete diretamente sobre o consumo e, por conseguinte, no comércio. Novas formas e redes de varejo têm surgido, expandindo-se dentro e fora das regiões metropolitanas, aproveitando o bom momento dos negócios. Seja pelo embate direto entre as redes, seja pela concorrência com as lojas independentes, eleva-se a competitividade no setor.
Hoje, na era digital, onde o comércio eletrônico é um relacionamento comercial que facilita a comunicação entre empresas e clientes. Esta situação demanda a presença de profissionais no comércio que possam entender e responder a essas necessidades de forma competente, inovadora e articulada, contribuindo para a adaptação e a perenidade das organizações do comércio com base nas tendências do mercado. Este cenário sinaliza a expansão das oportunidades de emprego e negócios possibilitando que profissionais capacitados deem respostas efetivas à nova realidade do comércio. O curso possibilita formar profissionais alinhados com estes cenários e as mudanças inerentes ao comércio ao longo do tempo.
Escolaridade mínima: estar cursando a 2ª série do ensino médio.
Proposta metodológica
O curso privilegia atividades diversificadas com apresentação de estudo de casos, proposição de problemas, pesquisa em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos compõem o repertório do trabalho por Projeto, que será especificado no plano dos docentes, a ser elaborado sob a coordenação da área técnica da unidade e registrado em documento próprio.

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Certificação: Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta habilitação técnica de nível médio e comprovar a conclusão do ensino médio é conferido o diploma de Técnico em Comércio, com validade nacional e direito a prosseguimento de estudos na educação superior.
- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
- CPF (apresentação do documento).

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Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso.

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