Cursos Livres

Segurança no Sistema Elétrico de Potência e em suas Proximidades - NR-10

Objetivo
Preparar o profissional para atender às solicitações de serviços em sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia, intervenções em alta e baixa tensão, assim como para trabalhos em sua proximidade, identificando riscos inerentes e medidas de controle cabíveis, de forma a garantir a integridade das pessoas, das instalações e do meio ambiente.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
É necessário que o candidato tenha concluído o curso NR10 Básico.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Identificar e analisar os riscos inerentes aos trabalhos executados em instalações alimentadas em alta tensão ou em suas proximidades, pertencentes ao sistema elétrico de consumo ou ao sistema elétrico de potência, aplicando conhecimentos sobre as instalações, comportamento seguro e de procedimentos de análise de riscos, visando definir as medidas de controle cabíveis.
- Identificar as técnicas de intervenção em instalações elétricas de alta tensão energizadas, definindo as medidas de controle adequadas a cada situação de risco identificada, atendendo às normativas técnicas e de segurança pertinentes, especialmente no tocante às prioridades previstas na NR-10, a fim de garantir a segurança dos envolvidos na operação, das instalações e do meio ambiente.
- Revisar as condições de segurança das instalações, atendendo a procedimentos técnicos específicos, propondo as medidas corretivas necessárias, visando garantir a segurança de seus usuários.
- Elaborar programas de intervenção em instalações elétricas de alta tensão, organizando as equipes de trabalho por tarefa, elaborando as análises de risco e definindo os planos de trabalho.
- Responder adequadamente aos diferentes cenários acidentais, elaborando e adotando procedimentos para o Plano de Emergência, para minimizar danos.

Panorama de mercado
O profissional com essa capacitação encontra mercado de trabalho em empresas de telecomunicações e transmissão de dados, usinas de geração e redes de transmissão e distribuição de energia.

O aumento na demanda de energia elétrica, com a construção de novas usinas de geração e redes de transmissão e distribuição de energia, bem como as constantes transformações, o desenvolvimento de tecnologias e a legislação vigente geram a necessidade permanente da formação e atualização de segurança dos profissionais autorizados a intervir em instalações elétricas integrantes do sistema elétrico de potência (SEP) ou que trabalhem em suas proximidades, em especial na identificação dos riscos característicos de cada tarefa e na adoção de medidas preventivas e/ou de controle para evitar, cada vez mais, a ocorrência de acidentes do trabalho, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida para si e para a comunidade, além de resguardar o patrimônio das empresas ou organizações e contribuir com o controle dos gastos públicos na área de saúde e previdência social.

Ressalte-se que os profissionais que atuam com extra-baixa tensão, para atender o crescimento do número de redes de TV a cabo, telecomunicações e transmissão de dados, usando as mesmas estruturas de sustentação e próximos das linhas de distribuição (alta tensão) para a passagem do cabeamento, necessitam ser capacitados tecnicamente em prevenção de acidentes e no atendimento de situações emergenciais, como propõe a NR-10.

Público-alvo

Este curso destina-se aos profissionais da área de elétrica (engenheiros, técnicos, eletricistas etc.), de segurança e saúde no trabalho e para gestores de risco.


Método

O curso prevê proposições de problemas, discussões em grupo, plenárias, jogos e vivências, entre outros recursos. Também são promovidas exposições dialogadas com apoio de slides, apresentação e discussão de vídeos.

Programa

- NR-10 e normas da ABNT.
- Riscos da eletricidade - alta tensão.
- Medidas de proteção coletivas e medidas de controle.
- Medidas de proteção individual.
- Intervenções em instalações integrantes do SEP ou de alta tensão.
- Intervenções em instalações próximas ao SEP ou de alta tensão.
- Programação de trabalho.
- Situações de emergência.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados, com cumprimento da carga horária total.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.