Cursos Livres

HTML5 e CSS3 - criação de websites

Objetivo
Capacitar os participantes no desenvolvimento de sites para web por meio dos elementos básicos da linguagem de marcação HTML5, de formatação de estilo CSS3 e de conceitos de web semântica.

Carga horária: 40 horas

Pré-requisito
Obs. O candidato deve possuir conhecimentos básicos de navegação na internet e sistema operacional Windows (conhecer o conceito de servidor, provedor, estar habituado a acessar páginas, criar e acessar e-mails, utilizar mecanismos de busca, salvar, copiar, colar, criar e gerenciar pastas).


Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: ensino médio incompleto

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso estará apto a estruturar e compreender corretamente o código de um site para web seguindo os padrões de Web Standards, conteúdo semântico, linguagem de marcação HTML5 e linguagem de formatação de estilos CSS.

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
-Identificar as principais mudanças nos elementos de construção e estruturação de conteúdo Web, por meio da contextualização da sua evolução, a fim de viabilizar melhores práticas de desenvolvimento.
-Reconhecer e aplicar os elementos da linguagem HTML5, integrando-os para o desenvolvimento semanticamente estruturado e acessível para a marcação de conteúdo Web.
- Reconhecer e aplicar os elementos de marcação da linguagem de estilos CSS3, integrando-os à linguagem de marcação HTML5 para a formatação visual de conteúdo Web.
- Aplicar e testar os requisitos de acessibilidade Web previstos pelo W3C, utilizando ferramentas de aferição e validação para garantir compatibilidade e a acessibilidade do conteúdo Web.

Panorama de mercado
A internet é o veículo de comunicação de maior penetração hoje, seja em âmbito pessoal ou profissional. Diante do volume de informações que a internet oferece, faz-se necessário estabelecer formas de organização dos conteúdos disponíveis.

O HTML5 é a nova versão da linguagem de marcação da web, que agrega estruturas e auxilia os desenvolvedores a criarem páginas de internet, com elementos precisos que facilitam os mecanismos de busca e fornecem resultados mais próximos daquilo que o usuário deseja. Essa linguagem oferece também recursos gráficos, multimídia, melhorias na estruturação de formulários e integração com as mais diversas linguagens de programação, proporcionando aos usuários uma acessibilidade mais prática e dinâmica. O CSS3 é a linguagem de estilo que permite adicionar a formatação visual - cores, tipografia e layout. Ela complementa HTML5.

O mercado web está em constante crescimento e a procura por profissionais qualificados é proporcional ao próprio crescimento e influência da “rede”. Nesse contexto, as possibilidades de atuação deste profissional são amplas, podendo desenvolver atividades nos departamentos de tecnologia, marketing, comunicação ou, criação de produtoras web, estúdios digitais, agências de publicidade, empresas de tecnologia ou telecomunicações, instituições de ensino e pesquisa, bancos, governos ou qualquer empresa que possua um departamento ou equipe voltados para a produção de conteúdo para o mercado digital.

Público-alvo

Estudantes e profissionais que desejam conhecer os fundamentos do desenvolvimento de sites para web com as linguagens HTML5 e CSS3.

Método

Proposta metodológica
O curso prevê exercícios práticos, exibição de sites e diálogo constante entre aluno e professor. Há um microcomputador disponível para cada aluno.

Programa

- História e evolução das linguagens de marcação
- Corpo básico
- Estrutura e conteúdo semântico
- Estrutura de texto
- Listas
- Tabelas
- Imagens e Multimídia
- Formulários
- Metadados
- Evolução e exemplos de uso do CSS3
- Elementos CSS3
- Estilos de fonte e texto
- Estilos de fonte e texto
- Formatação de listas
- Links, classes, pseudoclasses e IDs
- Box Model, imagens e posicionamento.
- Recursos adicionais de fontes e textos
- Recursos básicos de animação (básicos)
- Requisitos básicos de acessibilidade

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF


Livro:
HTML 5 e CSS3. Autor: Ana Laura Gomes e Richard Martelli. Editora: SENAC São Paulo
 


Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de criação de websites HTML5 CSS 3.0 SP, curso de criação de websites HTML5 CSS 3.0 do senac, curso de criação de websites SP, web semântica, CSS3, TAGS, XHTML, técnicas de criação de páginas na internet, Senac.