Curso Técnico

 

Auxiliar em Saúde Bucal

Objetivo
Qualificar o aluno para atuar sob supervisão do cirurgião-dentista e do técnico em saúde bucal, auxiliando-os na instrumentação dos procedimentos odontológicos, elaboração de modelos de gesso, processamento de filmes radiográficos, manipulação de materiais odontológicos, organização do consultório, agendamento e recepção de pacientes, controle de estoque, manutenção do instrumental e equipamentos odontológicos e em programas voltados à promoção da saúde bucal.

Diferenciais
- O Senac atua na área odontológica desde 1967, sendo referência no mercado de trabalho.
- O curso propicia ao aluno acesso a práticas de aprendizagem que propiciam a vivência de situações reais de trabalho, privilegiando a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado.
- Desenvolverá as competências voltadas à seleção de moldeiras, elaboração de modelos de gesso, processamento de filmes radiográficos, preenchimento de ficha clínica e odontograma, manipulação de materiais odontológicos, instrumentação do procedimento clínico, organização de equipamentos e instrumental, recepção de pacientes e organização do consultório odontológico por meio do agendamento de consultas, do cadastro de pacientes e do controle de estoque.

(Carga horária: 600 horas)
Portaria SENAC/GEDUC -SE nº 34 de 17/12/2010, publicada no DOE de 05/04/2011conforme Portaria CEE/GP nº 148.
Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso de auxiliar em saúde bucal poderá trabalhar em clínicas ou consultórios odontológicos públicos ou privados e no Sistema Único de Saúde (SUS). Suas atividades são desenvolvidas sob supervisão e orientação do cirurgião-dentista e do técnico em saúde bucal.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece o auxiliar em saúde bucal que, para estar legalmente autorizado ao exercício da profissão, deve se inscrever no Conselho Regional de Odontologia do seu Estado (CRO).

Panorama de mercado
O mercado para o auxiliar em saúde bucal (ASB) e para o técnico em saúde bucal (TSB) está em expansão. O Brasil vem avançando na prevenção e no controle da cárie, mas ainda há muito que ser feito. De acordo com o último levantamento epidemiológico (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, parte do Projeto SB Brasil 2010 do Ministério da Saúde) a cárie e a doença periodontal ainda atingem um percentual significativo da população. Frente a isso, o Governo Federal implantou, em 2002, o Programa Brasil Sorridente, incluindo o ASB e o TSB nas equipes do Programa de Saúde da Família, o que gerou um aumento na demanda por esses profissionais nos serviços públicos.
Por outro lado, as inovações dos procedimentos, técnicas e materiais odontológicos ocorre de forma muito rápida, obrigando a classe odontológica a uma atualização constante. Com isso, com o crescimento do segmento de planos odontológicos e com o aumento da exigência e conhecimento dos pacientes, os dentistas cada vez mais valorizam e necessitam de profissionais qualificados para compor sua equipe, visando à qualidade e otimização dos atendimentos. Assim, a procura pelos ASB e TSB nos consultórios e clínicas particulares também tende a crescer.
Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
São propostas atividades práticas em laboratório com manequins odontológicos associadas a estudos de casos, simulações, proposição de problemas, pesquisas, contato com especialistas da área, atividade na clínica odontológica, dentre outras, que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e privilegia a formação de um profissional de acordo com as exigências do mercado.
O curso não prevê estágio obrigatório. O aluno poderá solicitar estágio voluntariamente e, neste caso, deverá procurar a coordenação do curso.

Clique aqui para visualizar o plano de curso

Àquele que concluir os módulos 1, 2 e 3 é conferido o certificado de Auxiliar em Saúde Bucal.

Para participar do curso, o aluno precisa ter materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto a esses itens.

- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
- CPF (apresentação do documento).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.

Livro:
Consultório odontológico: guia prático para técnicos e auxiliares. Autor: MAROTTI, F. Z.. Editora: Senac São Paulo


 



  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Workshops na área de saúde
Tags
curso de auxiliar em saúde bucal, auxiliar em saúde bucal, auxiliar de saúde bucal, saúde bucal, promoção de saúde bucal, organização do consultório odontológico, saúde oral, odontologia, Senac, auxiliar de consultório, auxiliar do dentista, atendente de consultório, auxiliar de consultório dentário, ACD, curso de auxiliar bucal sp,
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade