Curso Livre

 

Formação de Sommelier: vinhos

Objetivo
Capacitar o participante para exercer a profissão de sommelier com ênfase em vinhos, selecionando produtos, elaborando cartas, servindo e orientando clientes, sugerindo diferentes tipos de vinho com suas possibilidades de degustação e harmonização, participando do desenvolvimento de estratégias de comunicação e comercialização e orientando equipes de trabalho de acordo com os parâmetros de qualidade do serviço, a fim de proporcionar experiências gastronômicas prazerosas e contribuir para a apreciação e disseminação da cultura do vinho, bem como da oferta e o consumo responsáveis.

O curso conta ainda com uma experiência opcional diferenciada: um circuito de visitas técnicas a regiões vinícolas do Brasil, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O aluno interessado em participar deve aceitar e cumprir os termos do regulamento da atividade. Verifique as condições de participação das visitas técnicas em 2014.

(Carga horária: 130 horas)
Mercado de trabalho
A indústria brasileira de bebidas representa considerável importância para a economia nacional por ser um gerador de emprego e renda por conta da complexidade e da grande variedade de atores envolvidos nas diversas cadeias produtivas.

Uma das profissões em destaque nesse segmento é a do sommelier, que hoje, mais do que nunca, tem um espaço competitivo e plural para preencher. Conforme a lei nº 12.467, de 26 de agosto de 2011, a regulamentação do exercício da profissão de sommelier: “Considera-se sommelier, para efeitos desta lei, aquele que executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas”. A atuação profissional do sommelier é necessária em variados segmentos: lojas de bebidas e supermercados de vários portes, vinícolas e importadoras, bares, restaurantes, hotéis e instituições de ensino de hospitalidade. Entretanto, por conta da importância e da pluralidade do setor de bebidas, é preciso que esse profissional se desenvolva constantemente para adquirir conhecimentos que extrapolem as fronteiras do vinho.

Os cursos de Formação de Sommelier do Senac São Paulo propõem o desenvolvimento de competências para que o profissional atue nesse mercado competitivo e múltiplo no qual diferentes bebidas fazem parte e trazem possibilidades para o profissional aprimorar-se em diferentes bebidas e construir sua carreira de acordo com sua realidade.

A tradição e o pioneirismo confirmam a proposta do Senac de capacitar e fortalecer um segmento de grande impacto na economia. Dessa forma, para o Senac São Paulo, o sommelier do século 21 é um profissional que atua em um mercado competitivo e abrangente.

Nesse contexto, o Senac oferece o curso Formação de Sommelier: Vinhos, com o objetivo de promover a formação de profissionais alinhados com as atuais exigências do mercado.

Atuação no mercado de trabalho
O curso está organizado com base nas etapas do processo de trabalho do sommelier com ênfase em vinhos. O profissional formado deverá ser capaz de:
- Promover a oferta e o consumo responsáveis, com base em uma postura ética e cidadã, observando o marco legal e os padrões de higiene e segurança aplicáveis.
- Promover a cultura do vinho, com base no reconhecimento da evolução histórica do vinho, dos seus principais aspectos socioculturais, geopolíticos, filosóficos e produtivos, bem como da importância da enogastronomia.
- Realizar análises sensoriais de diferentes tipos de vinho, identificando e descrevendo suas características organolépticas e interpretando rótulos, com base no reconhecimento das diferentes tipicidades.
- Recomendar e servir diferentes tipos de vinho, sugerindo suas possibilidades de degustação e harmonização conforme as boas práticas relativas ao serviço.
- Administrar a adega do estabelecimento, armazenando diferentes tipos de vinho, taças e acessórios, bem como controlando o fluxo e o estoque dos produtos, com base nos princípios de gerenciamento de cave.
- Elaborar cartas de vinhos adequadas aos estabelecimentos a que se destinam, contemplando diferentes tipos, estilos, regiões e preços, e observando aspectos enogastronômicos, mercadológicos e estratégicos.
- Participar da definição e da implantação de estratégias de comunicação e comercialização voltadas ao adequado posicionamento de mercado e ao incremento das vendas, com base na identificação do perfil de consumidor e do próprio estabelecimento.
Pré-requisitos
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo.
Obs.: o participante deverá assinar um termo de responsabilidade pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Público-alvo
Empreendedores e profissionais das áreas de gastronomia, turismo, hospitalidade e comércio, assim como aos demais interessados no serviço de vinhos.
Proposta metodológica
O curso estimula a capacidade de reflexão e o senso crítico do aluno, por meio de atividades como: experimentações, pesquisas, dramatizações, trabalho com vídeos, leituras, exposições dialogadas e simulações de diversos procedimentos relativos ao fazer profissional do sommelier com ênfase em vinhos.
Programa
- O profissional sommelier: postura, ética e responsabilidade.
- Vinho, saúde e boas práticas em alimentação.
- Aspectos socioculturais, geopolíticos e filosóficos do vinho.
- Princípios de vitivinicultura.
- Enografia: 23 países.
- Evolução tecnológica do vinho.
- Análise sensorial de vinhos.
- Fundamentos e técnicas da harmonização e suas aplicações.
- Serviço e técnicas de vendas.
- Elaboração de cartas de vinhos.
- Princípios de Gerenciamento de Adegas: controle de fluxo e estoque, precificação, fundamentos de marketing.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
Ao longo de sua atuação na área de hospitalidade, o Senac São Paulo realizou diversas ações voltadas ao profissional sommelier. De acordo com a historiografia da instituição, o ano de 1974 é o marco oficial da primeira incursão do Senac São Paulo na realização de atividades sobre degustação, classificação e serviços de vinho. O primeiro curso de sommelier foi lançado em 1987, e segundo documentos da instituição, abrangia atribuições profissionais, o mercado de trabalho, apresentação pessoal, compras, serviço, técnicas de vendas em restaurantes, degustação e técnicas de preparação de carta de vinhos.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Livro:
Enciclopédia do Vinho. Autor: Hugh Johnson. Editora: Senac São Paulo


 





  Unidades do Senac

Eventos relacionados à área


Workshop: Master Class em Vinhos Americanos


Palestra: Trabalho a Bordo de Cruzeiros Marítimos
Tags
curso de sommelier sp, sommelier, curso de sommelier de vinho sp, curso formação de sommelier de vinho do senac, harmonização de vinhos, cultura do vinho, tipos de vinho, beba menos beba melhor, degustação de vinho, vinho e gastronomia, serviço de vinho, montagem de carta de vinho, enografia, vitivinicultura, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade