Curso Técnico

 

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

Objetivo:
Especializar profissionais para realizar o planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho com o objetivo de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, suprindo assim as necessidades decorrentes dos empregados regidos pela CLT - que devem manter obrigatoriamente os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Diferenciais:
O curso Auxiliar de Enfermagem do Trabalho do Senac tem sua organização curricular estruturada por módulos, que possibilita ao aluno o desenvolvimento de competências e elaboração de projeto durante o curso, para o desenvolvimento profissional. Além disso, o curso está em perfeito alinhamento com o mercado de trabalho e atende às exigências específicas da ocupação. As situações de aprendizagem são dinâmicas e interativas e privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo.

(Carga horária: 260 horas)
Portaria Senac/NSE nº 01/2010 de 05/01/2010, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 66, em 23/03/2010
O egresso do curso de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho poderá integrar equipes multiprofissionais, sob supervisão do enfermeiro ou médico do trabalho, em instituições públicas e privadas, em órgãos oficiais, como integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), de acordo com as normas regulamentadoras do MTE e nos centros de referência em saúde do trabalhador conforme a portaria 2437/2005 do GM de 07 de dezembro de 2005 e da lei nº. 7.498/86 e decreto 94.406/87 que regulamentam o exercício da enfermagem.

Panorama de mercado:
O mundo do trabalho avança a passos largos frente às rápidas mudanças tecnológicas e a globalização da economia desencadeando pressões e desafios sem precedentes aos setores produtivos e de prestação de serviços e, em especial, aos trabalhadores. As doenças profissionais e os acidentes de trabalho, apesar de serem reconhecidamente evitáveis, ainda são responsáveis por grande parcela da morbidade da população trabalhadora no Brasil e no mundo, levando às incapacidades e até mesmo à morte e, com isso, gerando grandes impactos na produtividade dos trabalhadores e na economia dos países, além de causar sofrimento aos trabalhadores, famílias e à sociedade, fruto da negligência e da injustiça social.

No Brasil, a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, em vigor desde 2004, visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, colocando em prática ações que envolvam a promoção, a reabilitação e a vigilância na área da saúde do trabalhador.

No Brasil ocorre cerca de uma morte a cada três horas, decorrentes dos riscos nos ambientes de trabalho e cerca de catorze acidentes a cada quinze minutos da jornada diária.

Afora estes números alarmantes, não estão incluídos os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho de trabalhadores autônomos e domésticos, que embora sejam contribuintes da Previdência Social, não têm direito ao beneficio acidentário, bem como dos trabalhadores que estão na informalidade.

Frente a esse cenário é necessária a conscientização do empresariado, do governo, dos trabalhadores e da sociedade quanto ao número e à gravidade de acidentes e doenças do trabalho.

Diante do quadro nada animador, mas passível de mudanças positivas, a união de forças poderá contribuir para a transformação do cenário mundial. A atuação de equipes multidisciplinares junto aos trabalhadores vai possibilitar uma perspectiva maior de vida com melhor qualidade.
Comprovar a conclusão do curso de Auxiliar de Enfermagem.
O curso é destinado aos Auxiliares de Enfermagem.
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: qualificação técnica de nível médio
As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto que será desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimulam a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.
Estudo de casos e do meio de atuação, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, visitas técnicas, relatórios técnicos, trabalho de campo e simulações de contextos compõem o repertório de atividades do trabalho por projeto, que serão especificadas no planejamento dos docentes a ser elaborado sob a coordenação da área técnica da unidade e registrado em documento próprio.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Àquele que concluir com aprovação o conjunto de Módulos que compõem a organização curricular deste plano de curso e apresentar o diploma de Técnico em Enfermagem, será conferido o certificado de Técnico em Enfermagem do Trabalho - Especialização Técnica de Nível Médio - com validade nacional.
Àquele que concluir com aprovação os Módulos de 1 a 4 e possuir o certificado de Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem será expedido o certificado de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - Especialização Técnica de Nível Médio - com validade nacional.
• Requerimento de matrícula*;
• RG (fotocópia);
CPF (apresentação do documento);
• Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas através do portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.
 



  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


17º Congresso Brasileiro de Ergonomia
Tags
auxiliar de enfermagem do trabalho, curso de auxiliar de enfermagem do trabalho, saúde e segurança do trabalhador, prevenção de doenças e acidentes do trabalho, organização dos serviços de saúde do trabalhador, programas em saúde do trabalhador, Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, SESMT, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.