Curso Técnico

 

Técnico em Paisagismo

Habilitar profissionais para atuarem no desenvolvimento e implantação de projetos paisagísticos e também na manutenção de jardins, sempre respeitando o meio ambiente. O curso privilegia a viabilização dos projetos paisagísticos, considerando os recursos disponíveis, a fim de minimizar perdas financeiras e problemas técnicos.

(Carga horária: 800 horas)
Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 27/2012, de 11/12/2012.
Atuação no mercado de trabalho
O Técnico em Paisagismo pode atuar em escritórios de design, de projetos de arquitetura e de paisagismo, empresas de jardinagem, construtoras e imobiliárias em equipes multidisciplinares, na produção e comercialização de plantas ornamentais, participando da criação e desenvolvimento de projetos, o que incluiu as etapas de estudo e detalhamento.

Panorama de mercado
O cenário do Paisagismo vem se modificando ao longo dos anos, decorrente da situação econômica do país. Com o aquecimento do mercado imobiliário, a conscientização sobre o meio ambiente e a necessidade da melhoria da qualidade de vida nas cidades, tem exigido dos profissionais que atuam na área uma formação mais específica, focada na realidade das demandas do mercado com necessidades de projeto, implantação e manutenção das áreas livres de edificações.
A preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade, que antes era apenas um pensamento limitado a pequenos grupos isolados, agora de fato ganha maiores proporções alcançando escalas diversas, onde a inquietação, sobretudo quanto ao futuro dos recursos naturais, está diretamente ligada ao trabalho do paisagista. Fato este que confirma a forte evidência de não ser mais apenas uma busca por bem estar, a área do Paisagismo é uma grande aliada à necessidade atual de renovação dos espaços.
Interessados em uma formação técnica; estudantes e/ou profissionais de Arquitetura, Engenharia Agronômica, Florestal ou Botânica que queiram aprofundar seus conhecimentos em projetos paisagísticos; profissionais de outras áreas que queiram mudar de atividade; produtores de plantas ou prestadores de serviço de vendas, manutenção e implantação de jardins, que estejam interessados em projetos paisagísticos.

Idade mínima: 16 anos
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio
As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto que será desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho.

Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisa em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos compõem o repertório do trabalho por projeto.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o Diploma de Técnico em Paisagismo, com validade nacional.
Para participar do curso, o aluno precisa comprar materiais que serão usados ao longo do período. No primeiro dia de aula os participantes serão orientados quanto à compra desses itens.

- Borracha - caneta borracha, branca macia, plástica
- Caneta nanquim descartável - 0.2, 0.4 e 0.6mm
- Canudo/Tubo- Escalímetro- Esfuminho
- Esquadros de acrílico - 30º e 45º
- Gabarito de círculos - Bolômetro
- Lápis - HB, 2B, 4B, 6B- Lápis de cor aquarelável
- 24 cores- Lapiseiras e grafites - 0.3, 0.5, 0.7, 0.9 mm
- Limpa tipo- Papel Canson, Manteiga, Sulfite e Vegetal
- Pasta portfólio, polionda ou similar
- Pen drive
- Régua 60 cm - Acrílico Cristal ou PVC transparente
- Requerimento de Matrícula;
- Documento de Identidade (RG) - cópia simples;
- Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada) ou Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original);
- CPF (apresentação do documento).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Livro:
Criando Paisagens - guia de trabalho em arquitetura paisagística. Autor: Benedito Abbud. Editora: Senac São Paulo


 



  Unidades do Senac
 
Tags
curso técnico paisagismo, implantação de projetos paisagísticos, projetos paisagísticos, projeto de paisagismo, implantação de jardins, projetos de jardins, técnicas agronômicas, empreendimentos paisagísticos, projetos de macropaisagismo, gerenciamento de obras de paisagismo, paisagismo residencial, Paisagismo Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade