Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Noções sobre Medicamentos para Atendimento em Farmácias

Objetivo
Aperfeiçoar o aluno quanto às noções básicas de atendimento em farmácia e drogaria, englobando conceitos gerais sobre medicamentos e suas ações, encaminhando ao farmacêutico as demandas de forma ágil e correta, com ética e responsabilidade.

Carga horária: 16 horas

Pré-requisito
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio
Farmaceutica fazendo anotação e farmaceutico pegando remédio em prateleira

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Verificar a adequação da receita e a presença ou ausência de informações inerentes ao documento para determinar se é necessária a orientação do farmacêutico.
- Orientar, sob supervisão do farmacêutico, quanto à conservação dos medicamentos no que diz respeito a sua estabilidade físico-química e microbiológica.
- Orientar, sob supervisão do farmacêutico, quanto à posologia constante na receita para contribuir para a adesão ao tratamento.
- Armazenar adequadamente os medicamentos no estabelecimento, a fim de zelar pela manutenção de sua atividade terapêutica e evitar riscos ao usuário.

Panorama de mercado
Para os modelos atuais que preconizam os chamados serviços farmacêuticos, a prática de um serviço de qualidade no âmbito das farmácias e drogarias remete obrigatoriamente ao exercício da atenção e da assistência farmacêutica, segmentos de ação exclusiva do profissional farmacêutico.

Entretanto, o apoio e o suporte a todas as atividades executadas dependem decisivamente dos profissionais que atuam no contato direto com o cliente - o atendente de farmácia.

Para que haja um correto encaminhamento das demandas inerentes ao farmacêutico por parte do atendente, é necessário que este profissional tenha compreensão do papel que pode desempenhar bem como de sua importância no contexto que envolve o atendimento.

Público-alvo

Profissionais que atuam na área de farmácia e queiram ampliar seus conhecimentos sobre as classes de medicamentos e demais interessados em ingressar no segmento do varejo farmacêutico.

Método

O curso estimula a reflexão e o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício do atendimento em farmácia, a partir de trabalhos em grupo com receitas e bulas de medicamento e discussões acerca do papel do atendente em uma farmácia, além de exposições dialogadas sobre os temas envolvidos.


Programa

- Conceitos de saúde, doença e farmacoterapêutica.
- O impacto da posologia na eficácia do tratamento.
- A receita médica e seus elementos, previstos em legislação.
- Conceitos gerais sobre medicamentos, drogas e fármacos.
- Classes terapêuticas, formas farmacêuticas e vias de administração.
- Ética e responsabilidade do atendente no tratamento.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Observações

Indicações bibliográficas:
- DESTRUTI, A. B. C. B; PHILIPPI, M. L. S.; ARONE, E. M. Introdução à Farmacologia. 8. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.
- KOROLKOVAS, A; FRANÇA, F. F. A. C. Dicionário Terapêutico Guanabara. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso de noções sobre medicamentos para atendimento em farmácias sp, curso noções sobre medicamentos para atendimento em farmácias do senac, classes de medicamentos, , assistência farmacêutica, atendimento em farmácia e drogaria, atendimento em farmácia, Senac.