Curso Técnico

 

Técnico em Computação Gráfica

Objetivo:
Habilita o aluno a identificar, gerenciar e desenvolver projetos integrados de 3D, vídeo e CAD, bem como finalizar e acompanhar, sob supervisão, a implantação de projetos gráficos e técnicos de animação, ilustração e vídeo, desenvolvendo capacidades relativas ao universo da computação gráfica, adequando os projetos desenvolvidos ao mercado de trabalho.

Diferenciais:
O curso Técnico em Computação Gráfica do Senac conta com plano de curso atualizado, utilizando-se de técnicas avançadas e programas de ponta do mercado. Os docentes têm ampla experiência e seguem uma metodologia atual e inovadora, baseada no desenvolvimento de projetos para segmentos diversos. O aluno recebe material didático sempre que um software é apresentado.

A capacitação pode ser feita por módulos individuais. Ao final de cada módulo, o aluno recebe um certificado de qualificação e ao final do curso um diploma de Técnico em Computação Gráfica com validade em todo território nacional.
(Carga horária: 1.000 horas)
Resolução n° 25/2013, de 26/11/2013
Atuação no Mercado de Trabalho
O conhecimento de ferramentas denominadas CAD (Computer Aided Design ou Projeto Auxiliado por Computador) é indispensável para projetos na área de engenharia, arquitetura, design de produtos ou qualquer outra que utilize desenhos de projetos. Já os modelos (mockups) desenvolvidos em 3D auxiliam na checagem das ideias iniciais e seus desenvolvimentos, possibilitando a realização de produtos e embalagens no âmbito virtual, permitindo sua visualização muito antes do término do projeto. Assim como em 3D, no mercado de trabalho do audiovisual ocorreu uma grande expansão, alavancada pela revolução ocorrida na migração do sistema de vídeo analógico para digital. Isto está acontecendo por conta do aumento de conteúdo para suprir as programações de canais de TV de alta qualidade (HD), IPTV (TV por internet), podcasts, mídias móveis e digitais, cursos de educação à distância e até mesmo espaços de programação comercializados pela TV aberta.

Panorama do Mercado
Nas últimas décadas, surgiram novas profissões com demandas inimagináveis até então, do ponto de vista tecnológico. O mercado de trabalho está aos poucos se adaptando a essa realidade, especificamente na área da Computação Gráfica, aumentando a oferta de emprego em diversas áreas. Do profissional é cada vez mais exigido, além dos conhecimentos teóricos, principalmente experiência em termos práticos. Especificamente na área da Computação Gráfica, nomenclatura que designa o manuseio de imagens estáticas ou animadas, percebe-se tais características de forma mais significativa, podendo ser avaliadas sob o ponto de vista de três grandes grupos: CAD, 3D e Vídeo.
Concluintes ou egressos do ensino médio que se identificam com a área de computação gráfica, mais especificamente para quem deseja se desenvolver em projetos gráficos nas áreas de CAD, 3D e vídeo. O participante aprenderá a criar plantas, maquetes e projetos a partir de técnicas de modelagem, ilustração e animação, edição de áudio e vídeo, sempre sob a supervisão de um diretor de arte, produtor, arquiteto ou engenheiro.
Escolaridade mínima: cursando 2º ano do ensino médio.
A metodologia usada para o desenvolvimento de competências é focada em atividades dinâmicas que transformam a experiência do aprendizado em algo que tenha mais sentido prático para o aluno. A proposta metodológica é baseada em situações reais de trabalho, por meio de análise de casos, pesquisas, solução de problemas e outras estratégias. Há um microcomputador disponível para cada aluno.

Clique aqui para conhecer o plano de curso

Àquele que concluir com aprovação os módulos 1 e 2I será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Desenhista CAD.

Àquele que concluir com aprovação os módulos 1 e 3 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Desenhista e Animador(a) 3D.

Àquele que concluir com aprovação os módulos 1 e 4 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Editor(a) e Finalizador(a) de Vídeo Digital.

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o diploma de TÉCNICO(A) EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA, com validade nacional.
O aluno deve adquirir os materiais abaixo para uso no módulo 2:
· Transferidor 360 graus acrílico 12cm
· Compasso sem tira linha· Borracha Vinil
· Esquadro acrílico 45 graus - 21cm
· Esquadro acrílico 60 graus - 21cm
· Grafite 07mm HB
· Escalímetro NR. 1
· Bloco sulfite liso A3
· Lapiseira 07mm
· Prancheta portátil em MDF - A3
· Régua acrílica - 30cm
 · Fita crepe 19mm x 50mts
- Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
- CPF (apresentação do documento).

As inscrições e matrículas são efetuadas conforme cronograma da unidade do Senac que oferece o curso, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Para inscrições pela internet, a documentação necessária para matrícula deverá ser entregue em até 3 (três) dias úteis, pelos Correios ou pessoalmente, na unidade escolhida para realização do curso.

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas pelo Portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.


Livro:
Glossário de Termos Técnicos de TI. Autor: Marcos Aurélio Bianchi, Alex de Lima Cabral e Francisco Gyenge. Editora: Senac São Paulo
 
Livro:
AutoCAD 2014 - Projetos em 2D. Autor: Rosa Katori. Editora: Senac São Paulo
 
Livro:
AutoCAD 2014 - Modelando em 3D. Autor: Rosa Katori. Editora: Senac São Paulo
 
Livro:
Adobe After Effects CS6. Autor: Liana do Carmo. Editora: Senac São Paulo
 
Livro:
AutoCAD 2014 - Recursos Adicionais. Autor: Rosa Katori. Editora: Senac São Paulo


 


Assista ao vídeo

  Unidades do Senac
 

Eventos relacionados à área


Palestra: Animação
Tags
curso técnico de computação gráfica, curso 3D,curso de vídeo, curso CAD, curso de projetos gráficos de animação, curso de projetos gráficos de ilustração, curso de projetos gráficos de vídeo, curso de computação gráfica, senac, sp,
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade