Pós-graduação

Cosmetologia Aplicada à Estética

Formato: presencial

Objetivo
O curso de Especialização em Cosmetologia Aplicada à Estética tem por objetivo especializar o profissional para a análise crítica de produtos cosméticos, preparando-o para atuar em equipes multidisciplinares, contribuindo na pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de procedimentos estéticos e produtos para pele e cabelos.

Carga horária: 366 horas

Mercado de Trabalho
O egresso desse curso poderá atuar nas áreas de beleza, saúde e bem-estar, em institutos de estética, salões de beleza, academias, spas e hotéis; em espaço próprio ou em atendimento domiciliar, em clínicas médicas e demais serviços de saúde que integrem ações multidisciplinares; na indústria e centros de pesquisa, colaborando com equipes multiprofissionais voltadas às atividades de pesquisa e desenvolvimento, marketing e vendas.

Panorama de mercado:
Os avanços tecnológicos e científicos da cosmética, dos equipamentos eletrônicos e da medicina, assim como a incorporação de procedimentos complementares aplicados pelos médicos e esteticistas, confirmam a Estética como campo amparado na sua dimensão formativa pela grande área da saúde e cuja atuação profissional se dá em perspectiva multiprofissional.

O conceito de Estética está vinculado à qualidade de vida, à elevação da autoestima, aos cuidados da saúde e da beleza para a preservação e manutenção da pele e dos cabelos, como consequência, à melhora da aparência - fatores associados ao bem-estar, e que estão no âmbito da atuação conjunta de esteticistas, médicos, químicos, farmacêuticos e demais profissionais com foco multidisciplinar nas áreas de saúde e bem-estar, estética e beleza.

Nessa perspectiva, se encontra a interface entre as áreas profissionais de Saúde e Imagem Pessoal, nas quais é possível destacar, de um lado o significativo crescimento das indústrias de cosméticos, e de outro o aumento de espaços nos quais se realizam tratamentos estéticos. Fato do qual decorre um crescimento contínuo do número de postos de trabalho no segmento, revelando a importância da especialização dos profissionais.
Pré-requisito e público-alvo
Público-alvo
Esteticistas, fisioterapeutas, tricologistas, visagistas e demais profissionais de áreas afins, como químicos, farmacêuticos e biólogos, que estejam envolvidos ou interessados na área cosmética, com ensino superior completo.
Metodologia
Proposta metodológica
Para o desenvolvimento das competências necessárias à especialização profissional, este curso foi concebido a partir de uma abordagem que privilegia o estudo multidisciplinar, desenvolvido em três fases. Numa fase introdutória será realizada a contextualização ao aluno sobre o seu campo de atuação e o próprio curso. Serão fundamentadas as práticas e processos profissionais através dos estudos de anatomofisiologia da pele e cabelos, da metodologia para investigação científica, das interações físicas e químicas dos ingredientes cosméticos, das propriedades de emulsões e bases cosméticas, bem como da regulamentação específica da área.

Numa segunda fase, serão desenvolvidos os conteúdos específicos de Cosmetologia, considerando os cosméticos faciais, corporais e capilares, com abordagem aprofundada de formulações e princípios ativos específicos. Nessa etapa, a realização de atividades práticas mobiliza e consolida o conjunto conceitual abordado, trazendo a oportunidade de troca de experiências e trabalho multidisciplinar.

Na fase final, o profissional será sensibilizado para as questões emergentes na área de atuação, para a compreensão das técnicas utilizadas nas comprovações de eficácia e das questões relacionadas com atividades multidisciplinares.

O currículo do curso organiza-se em três blocos temáticos que compreendem: Fundamentos Técnico-Científicos e Normativos, Cosmetologia Integrada e a Integração Multiprofissional.

FUNDAMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS E NORMATIVOS
- Atuação Multidisciplinar - 24 horas
- Dermatoses de Pele e Cabelo - 24 horas
- Interações Hidrofóbicas, Permeação Cutânea e Biodisponibilidade - 24 horas
- Legislação Sanitária e Boas Práticas - 24 horas
- Pele e Cabelo - 24 horas
- Perspectivas da Pesquisa e Investigação Científica - 24 horas
- Princípios de Química - 32 horas

COSMETOLOGIA INTEGRADA
- Cosmetologia Capilar - 40 horas
- Cosmetologia Cutânea Facial e Corporal - 40 horas
- Cosmetologia Geral - 40 horas

INTEGRAÇÃO MULTIPROFISSIONAL
- Avaliações de Performance de Produtos - 32 horas
- Tendências em Cosmetologia - 32 horas
- Trabalho de Conclusão de Curso - 6 horas
Certificação
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Cosmetologia Aplicada à Estética (o certificado é expedido pelo Centro Universitário Senac).
Processo Seletivo
Inscrições abertas de:  15 de outubro de 2014 a 26 de fevereiro de 2015 (data final sujeita a alteração).
Taxa de inscrição:  R$ 50
Documentos para matrícula
Para candidatos brasileiros:
• 1 cópia (frente e verso) e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação);
- Obs.: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
• 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
• 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
• 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
• 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
• 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
• 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
• 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
• 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
• Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
• 1 foto 3x4 recente.
Unidades
Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line ou clique aqui e registre o interesse pelas próximas turmas.
Tags
pós-graduação em cosmetologia, pós em cosmetologia, especialização em cosmetologia, pós-graduação em estética, pós em estética, curso de cosmetologia, curso cosmetologia integrada, curso cosmetologia capilar, cosmetologia aplicada à estética, formação em cosmética, formação em cosmetologia, Senac, especialização em estética,
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CNPJ: [consulte as unidades] - Informações: 0800-883-2000 - email: centralsenac@sp.senac.br
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Créditos e Expediente.Termos de Uso
e Política de Privacidade