Pós-graduação

Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado

Formato: presencial

Objetivo
Especializar profissionais para atuarem como gestores culturais nas esferas pública, privada e de organizações sociais, com visão crítica, global, estratégica, empreendedora e ética. A especialização capacita o gestor cultural para gerenciar projetos que se materializam em programas e atividades, a partir de planejamento - pesquisa, análise, gestão, implementação e avaliação de programas, projetos e políticas culturais, e linhas programáticas definidoras de políticas culturais, participando de todas as fases do processo: criação, produção, distribuição e difusão. Diferenciais: O curso de pós-graduação em Gestão Cultural cultura, desenvolvimento e mercado do Senac está em ampla sintonia com as tendências do segmento cultural. Sua estrutura curricular foi construída para especializar profissionais nas especificidades e complexidades do setor cultural, além das técnicas gerenciais de projetos e de financiamento cultural. As disciplinas são articuladas em dois eixos principais.

Carga horária: 360 horas

Mercado de Trabalho
Atuação no mercado de trabalho:
O gestor cultural poderá atuar na coordenação geral de projetos ou em algumas das etapas relacionadas, como planejamento estratégico, produção executiva, captação de recursos, plano de comunicação, gestão de pessoas e financeira. Terá condições de desenvolver projetos culturais em mercados específicos da cultura, tais como o fonográfico, o editorial, o audiovisual entre outros. Panorama de mercado: O segmento de Gestão Cultural encontra-se em franca expansão no Brasil. Prova disso é a proliferação de cooperativas, redes e coletivos de artistas e produtores culturais, incentivados pela ampliação dos mecanismos de apoio e financiamento à cultura, tanto no setor público quanto privado. A cultura também está no centro de questões relacionadas ao desenvolvimento, ao lado da economia, meio ambiente e desenvolvimento social. A publicação da Convenção da Diversidade Cultural da Unesco, em 2005, estabelece como prioridade internacional a proteção e a promoção das expressões culturais, frutos da criatividade humana, portadoras de significados e vinculadas a identidades culturais. O Brasil está bastante alinhado a essa tendência, valorizando a cultura como um bem simbólico, que, atrelado à educação, ao desenvolvimento humano e à identidade, tem grande potencial de geração de trabalho e renda.

Dessa forma, a cultura aquece o mercado, movimentando a economia e gerando desenvolvimento. Nesse contexto, são demandados cada vez mais projetos e profissionais especializados, em uma área em que o autodidatismo ainda predomina e não pode mais atender às mudanças e complexidades do setor.
Metodologia
Proposta metodológica
Elaboração de trabalhos individuais que direcionam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em situações similares às de uma produção cultural real. Apresentações de estudos de caso, exibições de trechos de filmes, jogos, entre outros. Palestras de profissionais - referência sobre os temas a serem discutidos, apresentações artísticas pontuais e debates, discussões e análises críticas, em que os alunos serão estimulados a se aproximar das diversas linguagens artísticas e manifestações culturais da contemporaneidade.

Certificação
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Processo Seletivo
Inscrições abertas de:  15 de maio a 21 de agosto de 2014.
Taxa de inscrição:  R$ 50
Observações
O Centro Universitário Senac se reserva o direito de alterar a composição do corpo docente durante o curso em função de necessidades pessoais ou institucionais, sempre garantindo a qualidade do curso.
Documentos para matrícula
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (o diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação foi realizada);
- Obs. 1: diploma emitido por instituição estrangeira deve ser revalidado nos termos da legislação brasileira e da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.
Unidades
Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line ou clique aqui e registre o interesse pelas próximas turmas.
Eventos relacionados à área


Exposição: Brasil e Holanda - paz e justiça
Ação integra a mostra itinerante Anne Frank: uma história para hoje. Saiba mais.


Exposição: Metacampo
Ação é resultado do diálogo entre arte, ciência e tecnologia. Saiba mais.


11ª Mostra Senac de Artes Cênicas
Apresentações teatrais, oficinas e workshops serão realizados em sete unidades no Estado de São Paulo.


Ciranda - 2º Encontro de Contadores de Histórias
Evento promove uma discussão sobre os caminhos da leitura pelas ações narrativas. Saiba mais.
Tags
gestão cultural, especialização em gestão cultural, pós-graduação em Gestão Cultural, curso Gestão Cultural, projetos culturais, gestão de financiamento cultural, empreendedorismo cultural, identidade cultural, diversidade cultural, desenvolvimento e cultura, Senac.
INSTITUCIONAL

Conheça o Senac

Versão em Português   Version en Espanõl   English Version

Unidades

. Capital
. Interior
. Campi

. Bibliotecas
. Editora Senac
. Hotéis

SERVIÇOS

. Licitações
. Trabalhe Conosco
. Assessoria de Imprensa
. Bibliotecas
. Fale Conosco
CURSOS

. Livres
. Técnicos
. Idiomas
. Aprendizagem
. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância
. Cursos in Company

EVENTOS
. Calendário de Eventos
CENTRO
UNIVERSITÁRIO


. Graduação
. Pós-graduação
. Extensão Universitária
. Educação a Distância

. Programa de Relacionamento
. Centro de Inovação Microsoft
. Parcerias
. Biblioteca
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA


. Senac EAD
. Boletim Universo EAD

ATENDIMENTO
CORPORATIVO


Conheça o Atendimento
Cases e Clientes
Premiações
Fale Conosco
DESENVOLVIMENTO
SOCIAL


. Visão Institucional
. Bolsas de Estudo
. Programa Aprendizagem
. Programa Rede Social
. Iniciativas Sociais
. Ações Socioeducacionais
. Amamentação
. Portal Setor 3

 SENAC NAS REDES SOCIAIS
Twitter
Facebook
Google+
Youtube
WordPress
FourSquare
SlideShare
Picasa
LinkedIn
Copyright © 2007-2013. Todos os Direitos Reservados.
Informações Senac 0800 883 2000Créditos e Expediente.