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Gestão da Comunicação Integrada

O gestor em Comunicação é o profissional responsável por avaliar o ambiente interno e externo das empresas, identificando necessidades e oportunidades de comunicação junto aos públicos de interesse da organização.

Assim, este curso prepara o profissional para formular estratégias e estruturar o planejamento de comunicação integrada, coordenar equipes multidisciplinares na realização das atividades de comunicação (interna, institucional e com o mercado), além de atuar como agente catalisador e multiplicador do branding e de sua valoração, buscando inovações e inteligência competitiva no âmbito da comunicação organizacional.

O curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação Integrada do Senac oferece uma abordagem sistêmica para as demandas de comunicação existentes hoje no cenário corporativo mercadológicas, institucionais e internas, com foco em branding, consumidores finais e stakeholders, ferramentas e canais de comunicação e marketing e direcionamento voltado para resultados.

Diferencia-se pela visão estratégica e de gestão sobre a comunicação, incluindo as novas mídias e os princípios da comunicação em rede, planejamento com foco na integração estratégica, considerando as técnicas do transmedia storytelling a roteirização e orquestração transmidiática das ações de comunicação e pela visão sistêmica do programa que contextualiza o branding e sua relação com os consumidores e stakeholders.

As disciplinas são ministradas por profissionais atuantes em consultorias, grandes empresas e agências.

Carga horária: 366 horas

O mercado vem demandando profissionais que sejam capazes de enxergar os processos de comunicação de forma integrada e holística. A demanda se justifica sobretudo por conta de três elementos principais: a exigência de profissionais cada vez mais multidisciplinares; a importância de mapear a presença do consumidor e de impactá-lo em formatos e canais diferenciados; e o intangível poder da comunicação em rede.

A visão estratégica e a gestão da comunicação integrada nas empresas são vitais hoje e a comunicação presta suporte à criação de valor para marca, possibilitando o engajamento dos consumidores e stakeholders e auxiliando na construção de resultados positivos ao negócio e à comunidade.

O profissional formado por este curso estará apto para atuar em empresas privadas, agências de comunicação, instituições governamentais e educacionais, consultorias, organizações não governamentais, atuar como autônomo, professor de gestão da comunicação em pós-graduação, ou ainda constituindo seu próprio negócio.

Graduados nas diversas modalidades da comunicação e do marketing ou formados em outras especialidades que atuem profissionalmente na área.
ANÁLISE DO AMBIENTE CONTEMPORÂNEO
Discute o contexto global, a cultura digital, as tendências de comportamento na sociedade em rede e os novos ambientes econômicos e tecnológicos, visando contextualizar os desafios atuais para a comunicação das empresas com seus mercados e públicos.
BRANDING: VALOR SUSTENTÁVEL DA MARCA
Aborda holisticamente o branding na perspectiva da construção e da experiência da marca: sua identidade, posicionamento, valores e promessas, que são comunicados nos diversos pontos de contato com a rede de relacionamentos com o objetivo de formar e manter a reputação da empresa e a sustentação de seus negócios. Trata os estágios do desenvolvimento do branding: racional, emocional e a questão ética na gestão das marcas. Aborda estratégias de branded content nos projetos de comunicação de marca.
COMPORTAMENTO E ENGAJAMENTO DO CONSUMIDOR
Apresenta o perfil do novo-consumidor, surgido com o advento do impacto das novas tecnologias e mídias digitais presentes no comportamento de consumo, que é base para a contextualização e direcionamento das estratégias e ações de comunicação integrada das marcas e empresas. Desenvolve o entendimento da relação emocional e engajamento dos consumidores com as marcas, possibilitando o advento dos prosumers (produtores e consumidores) e dos advogados da marca. Discute o comportamento do consumidor pela ótica da psicologia, sociologia e a semiótica, antropologia e a cultura e economia, tecnologia e o consumo, na busca do engajamento aos valores, promessas e entregas das marcas.
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
Discute o papel da propaganda na construção do posicionamento da marca, na transmissão de conceitos e mensagens nas campanhas de comunicação, sejam elas institucionais, sejam de produtos e serviços ou de venda. Apresenta as ferramentas que possibilitam o contato e a experiência de marca e o estímulo à venda de produtos e serviços ao consumidor como promoção, comunicação dirigida, interativa e virtual; o merchandising e ações no ponto de venda, marketing de incentivos, patrocínios e eventos e marketing de relacionamento. Aborda a relevância da escolha dos pontos de convergência e contato com o consumidor (como parques, lojas, centros culturais, transporte dentre outros) e seu papel na construção do branding e no incentivo à decisão de compra.
GESTÃO DE CRISES E STAKEHOLDERS
Aborda a relevância do mapeamento de stakeholders na dinâmica das relações das empresas e o processo sistemático de engajamento e comunicação com esses públicos. Discute o planejamento da prevenção e de gerenciamento de crises de reputação e de imagem das empresas mediante diferentes stakeholders e os casos que envolvem as redes sociais, as melhores práticas e os cases do mercado.
GOVERNANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Discute governança e responsabilidade social no mundo corporativo, tendo como premissa um modelo de administração aderente às necessidades contemporâneas. Examina a governança como parte da atuação empresarial nos aspectos ligados à escolha dos gestores, papéis e responsabilidades, controle e auditoria da gestão, transparência e seus impactos na rede de relacionamento e nos negócios das empresas. Aborda o tema da responsabilidade social como parte da estratégia de marketing, comunicação empresarial e mercadológica, ampliando a repercussão na rede de relacionamentos.
INOVAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Discute os impactos das inovações tecnológicas na comunicação corporativa e mercadológica. Aborda comunicação e marketing em seu contexto pós-digital, fundamentando as inovações que ocorrem nos eixos da tecnologia, comportamento e economia. Discute gamefication e estratégias inovadoras de engajamento e relacionamento com públicos.
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES MULTIDISCIPLINARES
Discute a coordenação de equipes multidisciplinares, com estilo de liderança adequado à filosofia da organização. Elabora um processo sistêmico de planejamento, gestão e acompanhamento da execução da comunicação integrada. Especifica os papéis e responsabilidades da equipe envolvida no gerenciamento dos projetos, com clareza de metas e indicadores. Analisa a cultura motivacional, estimulando a criatividade e inovação no desempenho das equipes.
MARKETING ESTRATÉGICO
Discute o desenvolvimento do marketing como função estratégica nas empresas. Aborda a criação e gerenciamento de produtos e serviços que atendam às necessidades dos consumidores, que se comprometam com a comunidade e o ambiente e que garantam a perpetuação dos negócios empresariais. Apresenta os elementos referentes à construção, distribuição, precificação e comunicação, considerando a competitividade e o cenário atual.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresenta os fundamentos teóricos para a elaboração de monografias, de estudos de caso e de projetos em comunicação integrada, proporcionando condições ferramentais para que o profissional elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Propõe seminários de profissionais da área que abordem a prática da comunicação integrada das empresas.
PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Discute a formulação de estratégia, do planejamento integrado e de suas etapas de realização, tendo como foco o melhor uso de recursos e os objetivos de comunicação da empresa. Fundamenta a importância do briefing (conjunto de informações do projeto), das técnicas e modelos de pesquisas (qualitativas, quantitativas e etnográficas) e do rastreamento do comportamento virtual para geração de conhecimento sobre os públicos. Aborda o posicionamento, os conceitos e ideias para a criação de mensagens, campanhas e ações de comunicação. Discute os processos e boas práticas na gestão de projetos, aplicados a projetos de comunicação e marketing.
PLATAFORMAS E CANAIS DA COMUNICAÇÃO DE MARCA
Aborda as plataformas que viabilizam a divulgação da marca, por meio da percepção única e contextual de suas mensagens. Considera a música, os esportes, a cultura, a responsabilidade social, a sustentabilidade ambiental e o entretenimento como plataformas que criam e fortalecem vínculos emocionais na associação de seu conteúdo com as marcas. Discute as estratégias de comunicação integrada caracterizadas pelo full service ou 360º e o novo conceito de transmedia storytelling, considerando mídias e linguagens para distribuição de mensagens. Apresenta a mídia impressa, eletrônica, na internet e out of home (mídia externa), assim como os veículos que suportam a transmissão dessas mensagens e avalia sua efetividade.
RELAÇÕES PÚBLICAS, ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO INTERNA.
Aborda as ferramentas da comunicação empresarial, suas especificidades e funcionamento. Discute o desenvolvimento e execução da comunicação corporativa e suas ferramentas: comunicação interna, editoriais, relações públicas e assessoria de imprensa. Discute a eficácia dos canais de divulgação, tais como: portais corporativos, mídia social, imprensa e publicações.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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O curso está em permanente sintonia com o cenário atual e acompanha as transformações tecnológicas que hoje impactam a vida de consumidores e comunicadores. Portanto, propicia contato permanente com recursos e práticas pedagógicas ativas, compatíveis com as características do processo de comunicação nas empresas.
As aulas abrangem situações diversificadas, que possibilitam ao aluno o contato com atividades no contexto do mercado de trabalho, mediante recursos variados como estudos de casos, simulações, apresentação de processos de trabalho, pesquisas, entre outros.
Durante o desenvolvimento do curso, podem ser realizadas atividades extracurriculares como visitas a empresas, ao varejo e a indicação de visita em feiras e eventos que estarão sempre ligados aos componentes curriculares, e relacionados à área da Comunicação Empresarial.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Gestão da Comunicação Integrada (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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Outras informações sobre este curso