Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Animação

Animação

Objetivo:
Especializar o aluno para atuar na concepção, planejamento, produção, gerenciamento, apresentação, defesa e distribuição de produtos audiovisuais de animação, possibilitando-lhe a participação em produções de médio e grande portes e construção de produção autoral.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Animação do Senac otimiza a capacidade criativa, analítica, técnica, de gestão e estratégica do aluno para a criação e o desenvolvimento de roteiros/storyboards e animação de produções audiovisuais, bem como experimentações em direção de arte e sonorização, contribuindo, inclusive, para o desenvolvimento de uma linguagem e estilo próprios. Oferece também condições para que o profissional especialista aprofunde seu olhar sobre os processos de animação, habilitando-o a compreender e articular as diversas linguagens, técnicas e estilos, e melhor gerir e angariar recursos, de acordo com o atual momento de mercado.
O curso promove ainda a valorização da cultura nacional como diferencial artístico e competitivo, na busca pela consolidação de um mercado já reconhecido no mundo todo pela criatividade de seus profissionais, mas que ainda tem muito a crescer.

Carga horária: 366 horas

Aplicação:
O especialista em Animação está habilitado a atuar nos processos de pré-produção, criação e pós-produção de um projeto de animação, privilegiando as práticas, ferramentas e processos pertinentes ao exercício especializado da profissão. Terá fundamentação artística e de experimentação das técnicas, linguagens e estilos para atuar na criação, roteiro/ storyboard e animação de produções audiovisuais. Estabelecerá comunicação artística em diversos meios e mídias existentes como: cinema, televisão, vídeo, internet, dispositivos móveis, entre outros.

Panorama de mercado:
A Animação vem conquistando espaço cada vez maior e mais importante nas mídias digitais e na internet, com o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e do próprio mercado de entretenimento, a demanda por interatividade, o barateamento dos custos de produção, a multiplicidade de mídias digitais e não digitais, inovações nas áreas de Publicidade, Propaganda e Educação e novas maneiras de se construir narrativas junto aos públicos.

Valorizada por possibilitar a assimilação por meio da linguagem, imagens e ícones, favorecendo a retenção, recordação e associações eficazes, seu mercado encontra-se em franca expansão, sobretudo por conta da demanda crescente em TVs abertas e por assinatura, canais digitais, cinema, video on demand, internet, games, dispositivos móveis e DVDs.
Graduados em áreas afins, ligados ao universo artístico, cultural e da linguagem audiovisual, que pretendam atuar nos segmentos de cinema, TV e outras mídias.
HISTÓRIA E ESTÉTICA DA ARTE EM ANIMAÇÃO
Apresenta a evolução das artes imagéticas em paralelo com a evolução das tecnologias relacionadas à animação e ao cinema, visando à crítica estética e identificação de estilos, linguagens, técnicas (2D, 3D, stop motion, etc.) e suas aplicações para o desenvolvimento e a produção de animações. Apresenta animações interativas e suas especificidades (games, web e aplicativos móveis).
ESTRUTURA DE DESENHO
Apresenta e explora técnicas de desenho de observação direcionadas à animação, de modo a aprimorar o olhar e a percepção e a desenvolver a representação pictórica através de desenhos e imagens. Trabalha os conceitos de forma, volume, composição, organização espacial, perspectiva, valor tonal, luz e sombra, linha na animação como instrumento para definição de volumes no clean-up e estudos da representação da forma do corpo humano em movimento, com equilíbrio e intenção.
DESENHO DE ANIMAÇÃO
Apresenta e desenvolve tecnicamente os principais elementos de representação gráfica da animação: design de personagem (character design) a partir de critérios e parâmetros físicos e psicológicos, produzindo um model sheet
LINGUAGEM NARRATIVA
Apresenta os conceitos principais das narrativas audiovisuais, que definem a forma narrativa dramática em seu suporte audiovisual, tomando como âncora a animação. Define a forma narrativa como uma matriz de linguagem e pensamento, que evolui ao longo da história, por meio de argumentos ou roteiros transpostos para storyboards, apresentando o conceito de decupagem
ANIMAÇÃO E EXPRESSÃO
Propicia o exercício teórico-prático da Animação, de forma a conduzir o aluno aos princípios básicos da profissão. Aplica, desenvolve e aprofunda os fundamentos de timing e spacing e suas interrelações na definição e manipulação de objetos criando a ilusão de movimento na cena. Explora os conceitos de desenho de movimento, key-frame, ficha de animação, intervalos, clean-up, stretch, squash, massa, ação e reação, a partir da interpretação, registro e estudo do movimento de objetos. Aplica o conceito de mecânica do movimento, desenvolvendo noções de equilíbrio, inércia, peso, intenção, a partir da análise, interpretação e reprodução do movimento de pessoas e animais
ROTEIRO E STORYBOARD
Apresenta o argumento e desenvolve um roteiro de animação no formato de um storyboard, propondo situações de ruptura, surpresa, ironia e inesperado na trama ou na linguagem proposta, visando à identificação do público com os personagens e/ou estilo e o envolvimento necessário para comunicar a mensagem. Para tanto, figuras de linguagens visuais, metáforas e representações são utilizadas, criando um story reel.
DIREÇÃO DE ARTE
Desenvolve uma identidade visual coerente com a estória e os recursos disponíveis para a produção do projeto de animação. Constroe os layouts, movimentos de câmera, organiza e planeja a produção, avaliando a viabilidade dos enquadramentos e cenas, bem como suas possíveis readequações, de acordo com critérios técnicos.
ÁUDIO PARA ANIMAÇÃO
Fornece fundamentos teóricos e técnicos para a edição de sons em suporte digital, desenvolvendo a compreensão do processo, trilha, dublagem e efeitos sonoros. Discute questões relativas ao desenho sonoro de uma animação e suas etapas, de modo a fornecer as bases necessárias para orientar a sonorização num projeto de animação.
PESQUISA E PLANEJAMENTO DE PROJETO DE ANIMAÇÃO
Aborda estratégias e etapas da pesquisa de referência, planejamento e estruturação para um projeto de animação e participação em pitchings e sua defesa junto ao mercado e editais.
ANIMAÇÃO 3D
Explora a teoria e prática da mecânica do movimento de personagens 3D, a partir da análise, interpretação, reprodução e representação do movimento de pessoas e animais. Apresenta os conceitos de timing e spacing através de softwares de desenvolvimento e criação de animações tridimensionais digitais, com maior número de variáveis de movimentos e articulações em relação aos métodos convencionais, por meio de exercícios teórico-práticos e uso de técnicas de animação tradicional digital.
ILUMINAÇÃO E STOP MOTION
Aborda a luz e suas qualidades (cor, contraste e direção), apresentando e propiciando o exercício teórico-prático dos conceitos básicos da iluminação sobre objeto com ênfase na animação. Apresenta as particularidades da técnica de stop motion e seus conceitos estéticos no campo da animação.
PÓS-PRODUÇÃO
Apresenta a etapa final de uma produção, explorando as ferramentas necessárias para finalizar um projeto de animação como os softwares de edição, composição, correção de cores e kinescopia, seja para cinema, tv, publicidade ou web. Aborda as tecnologias existentes no mercado, explicando os padrões de transmissão broadcasting, IP etc., além dos sistemas de cores existentes no Brasil e no mundo. Discute as resoluções existentes como HDTV, 2k, 4k e formatos para web e mobile devices.
PROJETO
Propicia o desenvolvimento de um projeto de animação a partir dos fundamentos e ferramentas abordadas ao longo do curso. Subsidia escolhas técnicas e fornece orientação para resolução de problemas e readequações do processo. Orienta a gestão do processo de produção abordando temas relacionados à qualidade, prazo, direção de arte, estória e adequação do projeto ao formato selecionado, bem como as questões relacionadas à propriedade imaterial da produção e sua disponibilização.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas
 
   TOTAL
Proposta metodológica:
Metodologia diferenciada, a partir de conceitos teóricos associados às atividades práticas e estrutura curricular apoiada em projetos de animação, que possibilitam ao aluno o contato com diferentes atividades e processos na produção de um filme de animação. O curso também promove a valorização da cultura nacional, como diferencial artístico e competitivo.

Serão contempladas aulas expositivas, seminários, dinâmicas de grupo, discussões em sala de aula, exibições de vídeos e similares. São sugeridas ainda atividades extracurriculares como pesquisas bibliográficas, práticas laboratoriais e participações em fóruns de discussão online.

Caso sejam necessários investimentos adicionais (material extra, pessoal para operação e manipulação de equipamentos, etc.) para o desenvolvimento do trabalho final e/ou de disciplinas, estes serão por conta do aluno.

Trabalho de conclusão de curso:
Dará ao aluno a oportunidade de desenvolver competências técnicas e se aproximar da realidade da profissão, integrando teoria e prática de forma sistematizada.
Pós-graduação lato sensu - Especialização em Animação (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  6 de maio a 31 de julho de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso