Home  >  Cursos de Pós-Graduação  >  Gestão de Serviços de Assistência Domiciliar

Gestão de Serviços de Assistência Domiciliar

O curso visa formar especialistas na área de gestão de serviços de assistência domiciliar nos âmbitos público e privado, considerando suas peculiaridades, assim como propiciar a formação do profissional cidadão, que articula saberes para superar os desafios da sociedade contemporânea, por meio do incentivo à pesquisa científica e da atitude empreendedora, valorizando a ética e a sustentabilidade.

Diferenciais
Este curso busca promover a compreensão da formação profissional como um processo contínuo de aprendizagem, autônomo e permanente, priorizando o desenvolvimento criativo e empreendedor, que se pauta pelo respeito à responsabilidade socioambiental, à diversidade e dignidade humana.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
Na assistência domiciliar, os contextos de atuação são sempre únicos, o que demandará do gestor contínua reflexão sobre a sua atuação junto ao serviço e esse frente à família, não apenas de maneira pontual, mas ao longo do tempo, considerando as mudanças que sofrem estes mesmos contextos.
Caberá ao gestor exercer um papel de suporte técnico e emocional, muitas vezes intervindo diretamente nas situações e fazendo-se presente junto aos profissionais. Por isso, as bases científicas relacionadas à administração e gestão de pessoas serão imprescindíveis à formação deste especialista.

Panorama de mercado
A grande necessidade do profissional que ingressa no segmento de Assistência Domiciliar é a percepção sensível do paciente, da família e do ambiente. Assim, ele deve ser capaz de romper com o modelo de atuação profissional hospitalar. Além disso, faz-se necessário propiciar conhecimentos que subsidiem o futuro especialista para realizar as ações necessárias, a fim de gerir um serviço de Assistência Domiciliar, considerando sua estrutura diferenciada dentre os serviços de saúde, sem perder de vista o estabelecimento de vínculos com o paciente e família, oferecendo uma visão sistêmica e integradora de todo o processo de cuidado domiciliar.

Justamente para atender a essa necessidade que o curso de especialização em Gestão de Serviços de Assistência Domiciliar fundamenta-se na abordagem psicobiológica e sociocultural dos diferentes contextos familiares, visando propiciar uma atuação profissional que se caracterize pelo imperativo da humanização e integralidade na atenção à saúde e pautadas em práticas modernas de gestão.
Pré-requisitos: Graduados nas áreas da saúde, administração e gestão hospitalar.
Obs.: não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

O curso é destinado a profissionais graduados nas áreas de Saúde, assim como a egressos dos cursos superiores de Administração/Gestão Hospitalar.
Módulo I
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
Apresenta e discute o Sistema Único de Saúde a partir de seus princípios e diretrizes que organizam o sistema, considerando os serviços públicos e a saúde suplementar em todas as suas interfaces, apresentando a articulação de todos os níveis de atenção à saúde nas Redes, bem como o modelo de cuidados complexos nas condições crônicas de saúde. Aborda o corpo normativo e a legislação, que regulamentam a saúde no Brasil, considerando a especificidade dessa modalidade de assistência. Apresenta também os perfis demográfico e epidemiológico brasileiro, correlacionando-os com as novas demandas na área de assistência à saúde.
Módulo II
PROCESSO DE TRABALHO MULTIDISCIPLINAR
Analisa e discute o contexto sociocultural do indivíduo, família e comunidade de modo a proporcionar reflexão e foco de visão ampliados do sujeito, possibilitando que a atuação da equipe multidisciplinar aconteça de forma integradora e transdisciplinar. Discute a determinação exercida pelos padrões de costumes (morais) sobre o contexto da assistência domiciliar, consideradas as exigências éticas da atenção à Saúde. Apresenta ferramentas clínicas que apoiam o processo de cuidado integral do indivíduo e família, desde a sua avaliação inicial até a alta ou manutenção dos cuidados tendo como referencial a prática baseada em evidências.
Módulo III
GESTÃO DE PESSOAS NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
Aborda e investiga os elementos necessários para formação continuada dos profissionais que compõem a equipe de assistência domiciliar, inclusive terceirizados, considerando a primazia da satisfação e foco no cliente. Aborda o conjunto normativo que respalda e orienta a Assistência Domiciliar no que concerne à gestão de pessoas, retomando a discussão de aspectos morais e éticos na articulação com as exigências legais vigentes. A partir dos conceitos de gestão organizacional conhecidos, desenvolve modelos organizacionais que respondem às necessidades diferenciadas da gestão de pessoas na AD, com foco no trabalho em equipe e na utilização de ferramentas gerenciais e atitudes empreendedoras, que possibilitam o exercício da liderança e gestão de equipes multidisciplinares, introjetando novos paradigmas para sua atuação.
Módulo IV
SUSTENTABILIDADE E GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
Possui foco na gestão da área operacional da empresa, oferecendo subsídios para a integração e regulação das atividades meio da AD. Apresenta e discute as formas de negociação com operadoras de seguros-saúde, o Código de Defesa Do Consumidor e o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar na regulação dos serviços e planos privados de saúde. Fornece uma visão sobre o gerenciamento de equipamentos, medicamentos e insumos para a assistência. Compreende a relação com prestadores de serviço e fornecedores. Aborda o dimensionamento de investimentos em desenvolvimento de pessoal; valor agregado ao cliente; tecnologia e inovação; qualidade e certificação; o dimensionamento de custos tributários, trabalhistas e dos custos de manutenção, visando à sustentabilidade dos negócios. Apresenta os parâmetros estabelecidos pela RDC 11 Anvisa para a gestão da qualidade e segurança na Assistência Domiciliar.
Módulo V
GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
Descreve a aplicação e o desenvolvimento de recursos das tecnologias da informação na administração de recursos humanos e materiais; o armazenamento e recuperação de informação; e, a documentação e análise dos dados em saúde. Descreve os recursos mínimos de funcionalidade de sistemas eletrônicos em saúde. Proporciona a reflexão sobre os princípios e critérios para a seleção e utilização de recursos tecnológicos na assistência domiciliar. Oportuniza o conhecimento das experiências nacionais na utilização de ferramentas tecnológicas, como aliadas da assistência domiciliar, visando o encurtamento de distâncias, melhoria da comunicação entre todas as instâncias participantes da assistência domiciliar e a agilidade na tomada de decisões clínicas, operacionais e administrativas. Apresenta e discute a legislação pertinente as questões relacionadas a gestão dos dados clínicos (prontuários físicos e virtuais), sigilo, confidencialidade e ética no manuseio dos dados, frente ao indivíduo, família, operadoras de saúde e conselhos de classe.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
   TOTAL
Proposta metodológica
A opção por desenvolver competências profissionais demanda uma postura metodológica em relação à aprendizagem e ao ensino na qual a ação docente deve propiciar ao aluno o aprender a aprender, a valorização da percepção analítica, do raciocínio hipotético, da solução sistemática de problemas, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser condições básicas para a autonomia individual e profissional. Esta abordagem metodológica deve pautar-se na crença de que a aprendizagem é um processo que se dá na relação com o outro a partir de experiências que consideram os aspectos cognitivos e afetivos inerentes à realização de qualquer atividade.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialista em Gestão de Serviços de Assistência Domiciliar

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso