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Gestão de Negócios Internacionais

Formato: presencial

Objetivo
Preparar o aluno para exercer suas competências empreendedoras na área, segundo tendências do mercado internacional, seja atuando na gestão dos negócios internacionais ou na operacionalização do comércio exterior, a fim de que planeje e desenvolva projetos e empreendimentos internacionais rentáveis em ambientes de elevada segurança.

Diferenciais
O curso de pós-graduação em Gestão de Negócios Internacionais do Senac está em ampla sintonia com a atual configuração de mercado. Reflexo disso é a mudança em seu conteúdo programático, que atualiza técnicas emergentes e fundamentais na área de Administração de Empresas, em especial, Gestão de Negócios Internacionais.

O objetivo é desenvolver as competências necessárias para que os egressos tenham habilidade para comandar áreas de acordo com a nova dinâmica organizacional e global dos mercados. Foram inclusos também quatro componentes curriculares a distância.

Carga horária: 366 horas

Atuação no mercado de trabalho
O aluno formado nesse curso poderá trabalhar em empresas nacionais ou estrangeiras, que se dediquem a atividades de exportação ou de importação; em bancos, companhias de seguros ou outras organizações que operem em processos de financiamento ou de câmbio; em empresas de logística que mantenham operações internacionais; em agentes marítimos e de carga com atuação no mercado internacional; e em organizações públicas que promovam ou controlem operações de comércio exterior.

Panorama de mercado
O intercâmbio de mercadorias no Brasil e no mundo vem crescendo a taxas elevadas. Além disso, empresas brasileiras estão hoje competindo fortemente com estrangeiras no cenário internacional. Em contrapartida, muitos dos gestores desses quadros empresariais não são especialistas em negócios internacionais.

Nota-se então uma demanda crescente por profissionais capacitados na área de gestão de negócios internacionais, seja para atuarem com o comércio exterior das organizações, supervisionando ou realizando operações de importação, exportação e negociando com empresas no exterior, seja para gerirem departamentos ou empreendimentos internacionais ou mesmo para atuarem em qualquer atividade da empresa que esteja ligada aos negócios internacionais.
Público Alvo: profissionais que busquem se aprofundarem na área de negócios internacionais e aspirem a cargos executivos dentro de empresas privadas (serviços, varejo e indústria).

Pré-requisitos: Portadores de diplomas de graduação em cursos reconhecidos pelo MEC.

Gestão Estratégica da Empresa Internacional
Discute o conceito de gestão estratégia no contexto das empresas internacionais, fornecendo bases ao processo de gerenciamento que objetiva a otimização de recursos disponíveis e a maximização do valor empresarial.
Estratégias de Marketing Internacional
Desenvolve conceitos de marketing no ambiente global, utilizando as ferramentas do marketing (produto, preço, praça e promoção), propondo estratégias de marketing internacional, de forma a colaborar na inserção e desenvolvimento da empresa nos mercados exteriores.
Práticas da Empresa Internacional
Desenvolve o conceito de internacionalização de empresas, objetivando orientar a escolha do objeto do plano de negócios (Trabalho de Conclusão de Curso), fornecendo bases para implantar uma estrutura organizacional adaptável às operações nos mercados internacionais, de modo a optar pela estratégia de entrada nos mercados exteriores mais compatíveis, com vistas a garantir o crescimento sustentável e elevada rentabilidade.
Gestão de Processo
Desenvolve os processos administrativos de despacho aduaneiro de importação e exportação, problematizando alternativas, atendendo à legislação em vigor, para concretizar importações e exportações de forma fluida e rentável.
Gestão de Finanças em Comércio Exterior
Apresenta os fluxos de recursos financeiros entre as economias no contexto histórico das transformações econômicas e tecnológicas, levando ao entendimento das instituições que regulamentam ou influenciam a ordem econômica internacional.
Gestão de Pessoas em Empresas Multinacionais
Apresenta o perfil do comportamento humano no contexto do mundo global, contribuindo para o entendimento sobre as competências essenciais a serem desenvolvidas pelas pessoas que atuam em ambientes culturalmente diferenciados.
Logística
Apresenta a logística integrada no contexto das operações de importação e exportação, fornecendo bases para o entendimento dos componentes do sistema logístico, atendendo aos diversos modais, tendo em vista a operacionalização dos negócios internacionais em ambiente de segurança e rentabilidade.
Ambiente de Negociação Internacional
Desenvolve habilidades de negociação internacional em ambientes culturalmente diferenciados, com base nas técnicas de comunicação interpessoal e por meio de simulações, proporcionando a realização de negociações eficazes, éticas e que preservem relacionamentos futuros e superem barreiras culturais e ideológicas.
Análise e Viabilidade de Projetos
Apresenta conceitos e técnicas empregadas na solução de problemas de planejamento financeiro, incluindo a matemática financeira, objetivando quantificar financiamentos e determinar riscos na execução de projetos de internacionalização empresarial, com vistas a identificar a viabilidade dos mesmos.
Gestão da Inovação na Empresa Internacional
Permite a interpretação, simulação e solução de problemas práticos relativos aos vários aspectos do processo de gestão da inovação na empresa internacional, os quais baseiam-se em problemas reais, objetivando a elaboração de desenhos de cenários e a implementação de estratégias de inovação que garantam o crescimento e a competitividade das empresas no mercado internacional a longo prazo.
Direito do Comércio Internacional
Aborda os aspectos da contratação internacional que dizem respeito à compra e venda de mercadorias e serviços numa perspectiva econômica e de quantificação de risco, analisando as cláusulas contratuais, de forma a garantir a operacionalização de importação e exportação em ambiente seguro e não conflitante, tendo em vista os conceitos de direito aplicados às operações de comércio internacional.
Práticas da Empresa Internacional II
Propõe a elaboração do plano de negócio na íntegra, segundo perspectivas de análise dos fatores ambientais que influenciam na expansão internacional das empresas, com base em conceitos de organização e métodos, utilizando técnicas de pesquisa e metodologia de projetos, objetivando garantir a máxima eficiência da empresa internacional.
Trabalho de Conclusão de Curso
Orienta metodológica, científica e tecnologicamente para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso, levando o aluno a exercitar as etapas do processo de desenvolvimento do trabalho de natureza científica e as normas técnicas.
 
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Proposta metodológica
Inclui estudos prévios, realização de pesquisas, leituras, trabalhos individuais e em grupo e atividades em bibliotecas, definidas no plano de ensino e orientadas pelo professor. As aulas presenciais e à distância abrangem situações diversificadas, que possibilitam ao aluno o contato com situações reais ou simuladas do segmento de negócios internacionais, mediante recursos variados como estudo de casos, projetos, interpretação de cenários de negócios com aproveitamento de cadernos e outras publicações especializadas, exercícios que envolvam a utilização de técnicas de negociação, entre outras.

Trabalho de Conclusão de Curso:
O Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido na forma de um plano de negócios para uma empresa internacional e será trabalhado ao longo do curso com base no desenvolvimento dos componentes curriculares em cada bloco temático, além de propiciar o contato do aluno com problemas e situações reais, etapa fundamental para o empreendedor.
Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão de Negócios Internacionais (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  6 de maio a 31 de julho de 2019.

Veja as etapas do processo de ingresso de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

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