Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Gestão Ambiental

Formato: presencial

Objetivo:
Especializar profissionais para atuarem na área de gestão ambiental, realizando a gestão dos principais aspectos ambientais, nos setores público, privado e no terceiro setor, propiciando uma visão integrada do meio ambiente. Possibilita ainda a atuação em diferentes segmentos da área ambiental, incluindo, dentre outros, consultoria ambiental, recursos e defesas administrativas, planejamento ambiental, gestão da preservação e do controle da poluição, projetos ambientais, licenciamento ambiental, estudos de avaliação de impactos ambientais, gestão ambiental de áreas urbanas, rurais e naturais, gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos, qualidade do ar, áreas contaminadas, riscos ambientais, gestão de áreas especialmente protegidas.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Gestão Ambiental do Senac compromete-se com a formação sólida do aluno, baseada em uma abordagem interdisciplinar, que oferece visão integrada do meio ambiente e permite a atuação em diferentes segmentos da área ambiental. O diferencial deste curso é a formação abrangente do profissional, capacitando-o a pesquisar e analisar situações e propor soluções práticas, fundamentadas em conceitos atualizados e inovadores, como os que compõem a noção de integração e sinergia entre as áreas empresariais e a preocupação com a sustentabilidade organizacional, que alia o desenvolvimento econômico do negócio ao papel social da empresa.

Para atender a essa formação, o curso privilegia a pesquisa, o estudo de caso e a análise de situações-problema, dentro de uma visão crítica das questões de gestão ambiental, além de visitas técnicas a instituições públicas e privadas, visando identificar políticas, estratégias, tecnologias e processos atualizados de gestão.

Carga horária: 366 horas

Aplicação:
O profissional com essa especialização poderá atuar em organizações do setor público, privado e do terceiro setor, desenvolvendo atividades na gestão ambiental e na consultoria, integrando equipes multiprofissionais que demande conhecimento da legislação ambiental e formulando propostas de gestão e gerenciamento ambiental em questões relacionadas ao planejamento ambiental nas áreas urbanas, rurais e naturais, implementação de sistemas de gestão ambiental voluntário e aplicando os instrumentos da Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente.

Panorama de mercado:
A humanidade passa por um momento especial na busca por caminhos para vencer os desafios de aquecimento global e da implementação do paradigma da sustentabilidade nas políticas públicas e no mundo corporativo. Para além dos modelos de gestão consagrados, como a ISO 14001, as organizações começam a buscar instrumentos complementares, seja por percepção interna de sua necessidade ou exigência de públicos de interesse.

Dentre esses instrumentos, destacam-se aqueles que buscam dar maior transparência aos resultados, por meio de indicadores propostos e/ou acompanhados por organizações não governamentais, como o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, Indicadores Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Indicadores do Global Reporting Initiative (GRI), e os Relatórios de Sustentabilidade do Centro Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável – CEBDS.

Nesse contexto, as instituições de ensino e pesquisa são fundamentais no desenvolvimento das pesquisas e na formação de profissionais capazes de atuar com um tema transdisciplinar, que exige uma visão sistêmica do meio ambiente e suas interrelações.
Público-alvo: este curso destina-se a engenheiros (químico, de segurança do trabalho, industrial, civil, ambiental e sanitário), administradores, agrônomos, ambientalistas, advogados, biólogos, economistas, geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas, químicos e técnicos em segurança do trabalho com formação superior. E demais profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento, que trabalham ou pretendem trabalhar em planejamento e gestão ambiental.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos cerificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a engenheiros (químico, de segurança do trabalho, industrial, civil, ambiental e sanitário), administradores, agrônomos, ambientalistas, advogados, biólogos, economistas, geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas, químicos e técnicos em segurança do trabalho com formação superior. E demais profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento que trabalham ou pretendam trabalhar em planejamento e gestão ambiental.
Proposta metodológica:
O curso integra os aspectos teóricos e práticos, propondo a participação ativa dos alunos em estudos de caso, debates, pesquisas, consulta a sites especializados, entrevistas com especialistas, além de visitas técnicas a instituições e empresas públicas e privadas.

Trabalho de conclusão de curso:
Consiste na elaboração de monografia, projeto ou artigo técnico.

Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão Ambiental (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).

Taxa de inscrição:  R$ 50

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação em gestão ambiental, especialização, curso sistemas de gestão ambiental, ISO 14001, ISE, GRI, CEBDS, licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, gestão de riscos emergências ambientais, mercado de carbono, gestão da sustentabilidade organizacional, Senac sp.



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco


Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.