Menu
Senac São Paulo
Busca

Pós-graduação

Gestão Ambiental

Formato: presencial

Objetivo:
Especializar profissionais para atuarem na área de gestão ambiental, realizando a gestão dos principais aspectos ambientais, nos setores público, privado e no terceiro setor, propiciando uma visão integrada do meio ambiente. Possibilita ainda a atuação em diferentes segmentos da área ambiental, incluindo, dentre outros, consultoria ambiental, recursos e defesas administrativas, planejamento ambiental, gestão da preservação e do controle da poluição, projetos ambientais, licenciamento ambiental, estudos de avaliação de impactos ambientais, gestão ambiental de áreas urbanas, rurais e naturais, gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos, qualidade do ar, áreas contaminadas, riscos ambientais, gestão de áreas especialmente protegidas.

Diferenciais:
O curso de pós-graduação em Gestão Ambiental do Senac compromete-se com a formação sólida do aluno, baseada em uma abordagem interdisciplinar, que oferece visão integrada do meio ambiente e permite a atuação em diferentes segmentos da área ambiental. O diferencial deste curso é a formação abrangente do profissional, capacitando-o a pesquisar e analisar situações e propor soluções práticas, fundamentadas em conceitos atualizados e inovadores, como os que compõem a noção de integração e sinergia entre as áreas empresariais e a preocupação com a sustentabilidade organizacional, que alia o desenvolvimento econômico do negócio ao papel social da empresa.

Para atender a essa formação, o curso privilegia a pesquisa, o estudo de caso e a análise de situações-problema, dentro de uma visão crítica das questões de gestão ambiental, além de visitas técnicas a instituições públicas e privadas, visando identificar políticas, estratégias, tecnologias e processos atualizados de gestão.

Carga horária: 366 horas

Aplicação:
O profissional com essa especialização poderá atuar em organizações do setor público, privado e do terceiro setor, desenvolvendo atividades na gestão ambiental e na consultoria, integrando equipes multiprofissionais que demande conhecimento da legislação ambiental e formulando propostas de gestão e gerenciamento ambiental em questões relacionadas ao planejamento ambiental nas áreas urbanas, rurais e naturais, implementação de sistemas de gestão ambiental voluntário e aplicando os instrumentos da Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente.

Panorama de mercado:
A humanidade passa por um momento especial na busca por caminhos para vencer os desafios de aquecimento global e da implementação do paradigma da sustentabilidade nas políticas públicas e no mundo corporativo. Para além dos modelos de gestão consagrados, como a ISO 14001, as organizações começam a buscar instrumentos complementares, seja por percepção interna de sua necessidade ou exigência de públicos de interesse.

Dentre esses instrumentos, destacam-se aqueles que buscam dar maior transparência aos resultados, por meio de indicadores propostos e/ou acompanhados por organizações não governamentais, como o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, Indicadores Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Indicadores do Global Reporting Initiative (GRI), e os Relatórios de Sustentabilidade do Centro Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável – CEBDS.

Nesse contexto, as instituições de ensino e pesquisa são fundamentais no desenvolvimento das pesquisas e na formação de profissionais capazes de atuar com um tema transdisciplinar, que exige uma visão sistêmica do meio ambiente e suas interrelações.
Público-alvo: este curso destina-se a engenheiros (químico, de segurança do trabalho, industrial, civil, ambiental e sanitário), administradores, agrônomos, ambientalistas, advogados, biólogos, economistas, geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas, químicos e técnicos em segurança do trabalho com formação superior. E demais profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento, que trabalham ou pretendem trabalhar em planejamento e gestão ambiental.
Pré-requisito: Portadores de diploma de graduação.
Obs: Não são aceitos cerificados de cursos sequenciais.

Este curso destina-se a engenheiros (químico, de segurança do trabalho, industrial, civil, ambiental e sanitário), administradores, agrônomos, ambientalistas, advogados, biólogos, economistas, geógrafos, geólogos, arquitetos, urbanistas, químicos e técnicos em segurança do trabalho com formação superior. E demais profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento que trabalham ou pretendam trabalhar em planejamento e gestão ambiental.
Planejamento ambiental - PA
Aborda os principais instrumentos de políticas públicas de Gestão Ambiental no Brasil, o planejamento regional e por bacias hidrográficas, gestão de recursos hídricos e gerenciamento costeiro, gestão de unidades de conservação, e as normas legais e técnicas pertinentes. Discute o papel dos principais atores responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente, incluindo os governos nos âmbitos federal, estadual e municipal, como também as organizações não governamentais e o setor privado como novos atores no processo de gestão ambiental visando a abordagem e apropriação dos conceitos de construção sustentável.
Gestão do meio biótico - GMB
Aborda os conceitos e os processos básicos de ecologia, analisando os componentes dos ecossistemas, os fluxos de energia, as relações alimentares entre os organismos e os ciclos biogeoquímicos. Analisa as interferências sobre o ecossistema, propiciando aos alunos visão integradora dos aspectos biofísicos e antrópicos para a gestão ambiental. Caracteriza os principais ecossistemas brasileiros e discute os problemas ambientais contemporâneos decorrentes das ações antrópicas, dando subsídios para atuação do gestor ambiental. Aborda a legislação pertinente e aplicada a fauna e flora.
Educação ambiental para sustentabilidade - EAS
Desenvolve a capacidade de trabalhar a problemática ambiental junto a diferentes atores sociais, como facilitadores e agentes multiplicadores nos setores públicos e privados. Discute aspectos práticos da implantação, monitoramento e avaliação de projetos de educação ambiental em diferentes áreas de atuação. Aborda a legislação pertinente ao tema e ao consumo sustentável.
Introdução ao direito ambiental - IDA
Aborda os conceitos básicos e princípios do Direito aplicados ao Direito Ambiental e a hierarquia da legislação brasileira. Aborda a Responsabilidade administrativa, civil e penal. Discute a responsabilidade solidaria e a compartilhada. Apresenta as competências legais e técnicas do especialista em Gestão Ambiental e lista as principais normas temáticas.
Metodologia da pesquisa - MP
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o trabalho de conclusão de curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade, incluindo orientação para a elaboração de artigo técnico.
Gestão de recursos hídricos - GRH
Apresenta os usos dos recursos hídricos e aborda a caracterização das águas de abastecimento público e dos efluentes líquidos, discutindo os parâmetros e respectivos padrões de qualidade e de lançamento previstos na legislação ambiental. Aborda as principais tecnologias de tratamento de água e efluentes utilizando processos físicos, químicos e biológicos, incluindo o reuso de água. Apresenta a rede de monitoramento de quantidade e qualidade das águas do Estado de São Paulo. Discute os instrumentos da gestão de recursos hídricos: Outorga de Direito de Uso, Enquadramento dos corpos d’água, cobrança pelo uso da água.
Gestão e tecnologias de controle da poluição do ar - GTAr
Apresenta as principais fontes de emissão e caracterização dos poluentes atmosféricos e os aspectos relacionados à saúde, abordando os padrões de qualidade do ar e de emissão previstos, frente à capacidade de suporte do meio e a legislação ambiental aplicável. Aborda o monitoramento das fontes fixadas e móveis. Discute as principais tecnologias de controle da poluição atmosférica, suas características e aplicações, fornecendo subsídios para a seleção dos processos apropriados a cada caso, considerando a relação custo e beneficio, e mesmo a redução do potencial poluidor.
Gerenciamento dos resíduos sólidos - GRS
Apresenta e discute a metodologia para caracterização e classificação dos resíduos e rejeitos, assim como os métodos e tecnologias para minimização, reutilização, reciclagem e tratamento, o visando destinação e a disposição final ambientalmente adequada. Aborda a legislação e as normas associadas ao tema. Discute os tipos de Coletas Seletivas e Diferenciada e aborda os instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Estado de São Paulo. Aborda o conteúdo do Plano de Gerenciamento de Resíduos para os geradores e os operadores de resíduos perigosos.
Gerenciamento de áreas contaminadas - GAC
Aborda os conceitos relacionados às fases do gerenciamento de áreas contaminadas, incluindo as metodologias empregadas para identificação de áreas potenciais, avaliação preliminar, classificação e cadastro, investigação confirmatória e detalhada, como também as tecnologias de monitoramento e remediação. Aborda a legislação ambiental pertinente e discute os aspectos relevantes para mudança de uso do terreno.
Ecoeficiência e práticas sustentáveis - EPS
Aborda os fundamentos, conceitos e mecanismos de produção mais limpa, discutindo os principais instrumentos para implementação de programas de prevenção à poluição em empresas, visando à melhoria da ecoeficência material e energética, de modo sustentável. Discute a matriz energética brasileira, as tecnologias que usam energias mais limpas e alternativas, tais como parques eólicos, energia solar e biomassa e a ecoeficiência no uso de recursos naturais. Aborda as mudanças climáticas e os fundamentos regulatórios associados ao Protocolo de Kyoto, com ênfase nos projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Aborda o mercado de carbono oficial e o voluntário.
Licenciamento ambiental e avaliação de impactos ambientais - LAIA
Aborda as etapas e procedimentos do processo de licenciamento ambiental (licença prévia, de instalação, de operação) com base na legislação e normas aplicáveis aos diferentes tipos de empreendimentos. Discute os principais conceitos e definições associados à Avaliação de Impactos Ambientais e respectivos estudos ambientais pertinentes (EIA/RIMA, RAP, EAS, entre outros). Discute as competências legais dos entes federativos na aplicação do instrumento de licenciamento ambiental e outras autorizações ambientais. Aborda os critérios de renovação da licença de operação, desativação do empreendimento e outras exigências vinculadas ao licenciamento.
Gestão de riscos e emergências ambientais - GRE
Discute o histórico dos grandes acidentes ambientais e suas consequências socioambientais. Aborda os conceitos, definições e as principais metodologias de análise de riscos naturais e tecnológicos. Aborda sobre o manual de orientação para elaboração de estudos de análises de riscos da CETESB. Discute o desenvolvimento e a implementação de planos de atendimento às emergências ambientais.
Gestão da sustentabilidade empresarial - GSE
Aborda o desenvolvimento sustentável e discute as variáveis que envolvem a sustentabilidade organizacional, conceituando o Triple Botton Line (TBL), e analisa os principais instrumentos de gestão relacionados tais como governança corporativa, gestão da responsabilidade social, balanço social, adoção de indicadores do GRI e os índices de sustentabilidade empresariais. Discute as ferramentas de liderança e ética na governança e aborda sobre economia verde e os conceitos para o desenvolvimento sustentável.
Certificação e auditorias de sistemas de gestão ambiental - SGA
Discute a importância da inserção da dimensão ambiental na gestão global das organizações e suas vantagens competitivas, assim analisando a interação entre o setor produtivo e o meio ambiente à luz do desenvolvimento sustentável, tendo como ferramenta a implementação e certificação do sistema de gestão ambiental, com base no referencial normativo NBR ISO 14001:2004. Discute os procedimentos a serem seguidos pela administração empresarial para conformidade perante os critérios de avaliação dos sistemas de gerenciamento ambiental, pelas entidades credenciadas para certificação e fiscalização dos procedimentos de gestão. Aborda os princípios da integração da gestão ambiental com outros sistemas e suas respectivas normatizações.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
O TCC é uma atividade obrigatória e composta de carga horária de 6 (seis) horas para orientação, que será realizada sob a orientação de um professor do curso de pós-graduação lato sensu. Esta carga horária destinada à orientação compõe a estrutura curricular do curso e os procedimentos metodológicos relativos à sua realização deverão ser acordados entre o professor-orientador e os alunos do curso.
 
   TOTAL
Planejamento Ambiental
Aborda os principais instrumentos de políticas públicas de Gestão Ambiental no Brasil, o planejamento regional e por bacias hidrográficas, gestão de recursos hídricos e gerenciamento costeiro, gestão de unidades de conservação, e as normas legais e técnicas pertinentes. Discute o papel dos principais atores responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente, incluindo os governos nos âmbitos federal, estadual e municipal, como também as organizações não governamentais e o setor privado como novos atores no processo de gestão ambiental visando a abordagem e apropriação dos conceitos de construção sustentável.
Gestão do Meio Biótico
Aborda os conceitos e os processos básicos de ecologia, analisando os componentes dos ecossistemas, os fluxos de energia, as relações alimentares entre os organismos e os ciclos biogeoquímicos. Analisa as interferências sobre o ecossistema, propiciando aos alunos visão integradora dos aspectos biofísicos e antrópicos para a gestão ambiental. Caracteriza os principais ecossistemas brasileiros e discute os problemas ambientais contemporâneos decorrentes das ações antrópicas, dando subsídios para atuação do gestor ambiental. Aborda a legislação pertinente e aplicada a fauna e flora.
Metodologia de Pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o trabalho de conclusão de curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade, incluindo orientação para a elaboração de artigo técnico.
Educação Ambiental para Sustentabilidade
Desenvolve a capacidade de trabalhar a problemática ambiental junto a diferentes atores sociais, como facilitadores e agentes multiplicadores nos setores públicos e privados. Discute aspectos práticos da implantação, monitoramento e avaliação de projetos de educação ambiental em diferentes áreas de atuação. Aborda a legislação pertinente ao tema e ao consumo sustentável.
Introdução ao Direito Ambiental
Aborda os conceitos básicos e princípios do Direito aplicado ao Direito Ambiental e a hierarquia da legislação brasileira. Aborda a Responsabilidade administrativa, civil e penal. Discute a responsabilidade solidaria e a compartilhada. Apresenta as competências legais e técnicas do especialista em Gestão Ambiental e lista as principais normas temáticas.
Gestão de Recursos Hídricos
Apresenta os usos dos recursos hídricos e aborda a caracterização das águas de abastecimento público e dos efluentes líquidos, discutindo os parâmetros e respectivos padrões de qualidade e de lançamento previstos na legislação ambiental. Aborda as principais tecnologias de tratamento de água e efluentes utilizando processos físicos, químicos e biológicos, incluindo o reuso de água. Apresenta a rede de monitoramento de quantidade e qualidade das águas do Estado de São Paulo. Discute os instrumentos da gestão de recursos hídricos: Outorga de Direito de Uso, Enquadramento dos corpos d’água, cobrança pelo uso da água.
Gestão e Tecnologias de Controle da Poluição do Ar
Apresenta as principais fontes de emissão e caracterização dos poluentes atmosféricos e os aspectos relacionados à saúde, abordando os padrões de qualidade do ar e de emissão previstos, frente à capacidade de suporte do meio e a legislação ambiental aplicável. Aborda o monitoramento das fontes fixadas e móveis. Discute as principais tecnologias de controle da poluição atmosférica, suas características e aplicações, fornecendo subsídios para a seleção dos processos apropriados a cada caso, considerando a relação custo e beneficio, e mesmo a redução do potencial poluidor.
Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Apresenta e discute a metodologia para caracterização e classificação dos resíduos e rejeitos, assim como os métodos e tecnologias para minimização, reutilização, reciclagem e tratamento, o visando destinação e a disposição final ambientalmente adequada. Aborda a legislação e as normas associadas ao tema. Discute os tipos de Coletas Seletivas e Diferenciada e aborda os instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Estado de São Paulo. Aborda o conteúdo do Plano de Gerenciamento de Resíduos para os geradores e os operadores de resíduos perigosos.
Gerenciamento de Áreas Contaminadas
Aborda os conceitos relacionados às fases do gerenciamento de áreas contaminadas, incluindo as metodologias empregadas para identificação de áreas potenciais, avaliação preliminar, classificação e cadastro, investigação confirmatória e detalhada, como também as tecnologias de monitoramento e remediação. Aborda a legislação ambiental pertinente e discute os aspectos relevantes para mudança de uso do terreno.
Ecoeficiência e Práticas Sustentáveis
Aborda os fundamentos, conceitos e mecanismos de produção mais limpa, discutindo os principais instrumentos para implementação de programas de prevenção à poluição em empresas, visando à melhoria da ecoeficência material e energética, de modo sustentável. Discute a matriz energética brasileira, as tecnologias que usam energias mais limpas e alternativas, tais como parques eólicos, energia solar e biomassa e a ecoeficiência no uso de recursos naturais. Aborda as mudanças climáticas e os fundamentos regulatórios associados ao Protocolo de Kyoto, com ênfase nos projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Aborda o mercado de carbono oficial e o voluntário.
Certificação e Auditorias de Sistemas de Gestão Ambiental
Discute a importância da inserção da dimensão ambiental na gestão global das organizações e suas vantagens competitivas, assim analisando a interação entre o setor produtivo e o meio ambiente à luz do desenvolvimento sustentável, tendo como ferramenta a implementação e certificação do sistema de gestão ambiental, com base no referencial normativo NBR ISO 14001:2004. Discute os procedimentos a serem seguidos pela administração empresarial para conformidade perante os critérios de avaliação dos sistemas de gerenciamento ambiental, pelas entidades credenciadas para certificação e fiscalização dos procedimentos de gestão. Aborda os princípios da integração da gestão ambiental com outros sistemas e suas respectivas normatizações.
Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impactos Ambientais
Aborda as etapas e procedimentos do processo de licenciamento ambiental (licença prévia, de instalação, de operação) com base na legislação e normas aplicáveis aos diferentes tipos de empreendimentos. Discute os principais conceitos e definições associados à Avaliação de Impactos Ambientais e respectivos estudos ambientais pertinentes (EIA/RIMA, RAP, EAS, entre outros). Discute as competências legais dos entes federativos na aplicação do instrumento de licenciamento ambiental e outras autorizações ambientais. Aborda os critérios de renovação da licença de operação, desativação do empreendimento e outras exigências vinculadas ao licenciamento.
Gestão de Riscos e Emergências Ambientais
Discute o histórico dos grandes acidentes ambientais e suas consequências socioambientais. Aborda os conceitos, definições e as principais metodologias de análise de riscos naturais e tecnológicos. Aborda sobre o manual de orientação para elaboração de estudos de análises de riscos da CETESB. Discute o desenvolvimento e a implementação de planos de atendimento às emergências ambientais.
Gestão da Sustentabilidade Empresarial
Aborda o desenvolvimento sustentável e discute as variáveis que envolvem a sustentabilidade organizacional, conceituando o Triple Botton Line (TBL), e analisa os principais instrumentos de gestão relacionados tais como governança corporativa, gestão da responsabilidade social, balanço social, adoção de indicadores do GRI e os índices de sustentabilidade empresariais. Discute as ferramentas de liderança e ética na governança e aborda sobre economia verde e os conceitos para o desenvolvimento sustentável.
Trabalho de Conclusão do Curso
 
   TOTAL
Planejamento ambiental
Aborda os principais instrumentos de políticas públicas de Gestão Ambiental no Brasil, o planejamento regional e por bacias hidrográficas, gestão de recursos hídricos e gerenciamento costeiro, gestão de unidades de conservação, e as normas legais e técnicas pertinentes. Discute o papel dos principais atores responsáveis pelas políticas públicas de meio ambiente, incluindo os governos nos âmbitos federal, estadual e municipal, como também as organizações não governamentais e o setor privado como novos atores no processo de gestão ambiental visando a abordagem e apropriação dos conceitos de construção sustentável.
Gestão do meio biótico
Aborda os conceitos e os processos básicos de ecologia, analisando os componentes dos ecossistemas, os fluxos de energia, as relações alimentares entre os organismos e os ciclos biogeoquímicos. Analisa as interferências sobre o ecossistema, propiciando aos alunos visão integradora dos aspectos biofísicos e antrópicos para a gestão ambiental. Caracteriza os principais ecossistemas brasileiros e discute os problemas ambientais contemporâneos decorrentes das ações antrópicas, dando subsídios para atuação do gestor ambiental. Aborda a legislação pertinente e aplicada a fauna e flora.
Educação Ambiental para sustentabilidade
Desenvolve a capacidade de trabalhar a problemática ambiental junto a diferentes atores sociais, como facilitadores e agentes multiplicadores nos setores públicos e privados. Discute aspectos práticos da implantação, monitoramento e avaliação de projetos de educação ambiental em diferentes áreas de atuação. Aborda a legislação pertinente ao tema e ao consumo sustentável.
Introdução ao direito ambiental
Aborda os conceitos básicos e princípios do Direito aplicados ao Direito Ambiental e a hierarquia da legislação brasileira. Aborda a Responsabilidade administrativa, civil e penal. Discute a responsabilidade solidaria e a compartilhada. Apresenta as competências legais e técnicas do especialista em Gestão Ambiental e lista as principais normas temáticas.

Metodologia da pesquisa
Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o trabalho de conclusão de curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de acordo com a proposta do curso, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade, incluindo orientação para a elaboração de artigo técnico.
Gestão de recursos hídricos
Apresenta os usos dos recursos hídricos e aborda a caracterização das águas de abastecimento público e dos efluentes líquidos, discutindo os parâmetros e respectivos padrões de qualidade e de lançamento previstos na legislação ambiental. Aborda as principais tecnologias de tratamento de água e efluentes utilizando processos físicos, químicos e biológicos, incluindo o reuso de água. Apresenta a rede de monitoramento de quantidade e qualidade das águas do Estado de São Paulo. Discute os instrumentos da gestão de recursos hídricos: Outorga de Direito de Uso, Enquadramento dos corpos d’água, cobrança pelo uso da água.
Gestão e tecnologias de controle da poluição do ar
Apresenta as principais fontes de emissão e caracterização dos poluentes atmosféricos e os aspectos relacionados à saúde, abordando os padrões de qualidade do ar e de emissão previstos, frente à capacidade de suporte do meio e a legislação ambiental aplicável. Aborda o monitoramento das fontes fixadas e móveis. Discute as principais tecnologias de controle da poluição atmosférica, suas características e aplicações, fornecendo subsídios para a seleção dos processos apropriados a cada caso, considerando a relação custo e beneficio, e mesmo a redução do potencial poluidor.
Gerenciamento de resíduos sólidos
Apresenta e discute a metodologia para caracterização e classificação dos resíduos e rejeitos, assim como os métodos e tecnologias para minimização, reutilização, reciclagem e tratamento, o visando destinação e a disposição final ambientalmente adequada. Aborda a legislação e as normas associadas ao tema. Discute os tipos de Coletas Seletivas e Diferenciada e aborda os instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Estado de São Paulo. Aborda o conteúdo do Plano de Gerenciamento de Resíduos para os geradores e os operadores de resíduos perigosos.
Gerenciamento de áreas contaminadas
Aborda os conceitos relacionados às fases do gerenciamento de áreas contaminadas, incluindo as metodologias empregadas para identificação de áreas potenciais, avaliação preliminar, classificação e cadastro, investigação confirmatória e detalhada, como também as tecnologias de monitoramento e remediação. Aborda a legislação ambiental pertinente e discute os aspectos relevantes para mudança de uso do terreno.
Ecoeficiência e práticas sustentáveis
Aborda os fundamentos, conceitos e mecanismos de produção mais limpa, discutindo os principais instrumentos para implementação de programas de prevenção à poluição em empresas, visando à melhoria da ecoeficência material e energética, de modo sustentável. Discute a matriz energética brasileira, as tecnologias que usam energias mais limpas e alternativas, tais como parques eólicos, energia solar e biomassa e a ecoeficiência no uso de recursos naturais. Aborda as mudanças climáticas e os fundamentos regulatórios associados ao Protocolo de Kyoto, com ênfase nos projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Aborda o mercado de carbono oficial e o voluntário.
Licenciamento ambiental e avaliação de impactos ambientais
Aborda as etapas e procedimentos do processo de licenciamento ambiental (licença prévia, de instalação, de operação) com base na legislação e normas aplicáveis aos diferentes tipos de empreendimentos. Discute os principais conceitos e definições associados à Avaliação de Impactos Ambientais e respectivos estudos ambientais pertinentes (EIA/RIMA, RAP, EAS, entre outros). Discute as competências legais dos entes federativos na aplicação do instrumento de licenciamento ambiental e outras autorizações ambientais. Aborda os critérios de renovação da licença de operação, desativação do empreendimento e outras exigências vinculadas ao licenciamento.
Gestão de riscos e emergências ambientais
Discute o histórico dos grandes acidentes ambientais e suas consequências socioambientais. Aborda os conceitos, definições e as principais metodologias de análise de riscos naturais e tecnológicos. Aborda sobre o manual de orientação para elaboração de estudos de análises de riscos da CETESB. Discute o desenvolvimento e a implementação de planos de atendimento às emergências ambientais.
Gestão da sustentabilidade empresarial
Aborda o desenvolvimento sustentável e discute as variáveis que envolvem a sustentabilidade organizacional, conceituando o Triple Botton Line (TBL), e analisa os principais instrumentos de gestão relacionados tais como governança corporativa, gestão da responsabilidade social, balanço social, adoção de indicadores do GRI e os índices de sustentabilidade empresariais. Discute as ferramentas de liderança e ética na governança e aborda sobre economia verde e os conceitos para o desenvolvimento sustentável.
Certificação e auditorias de sistemas de gestão ambiental
Discute a importância da inserção da dimensão ambiental na gestão global das organizações e suas vantagens competitivas, assim analisando a interação entre o setor produtivo e o meio ambiente à luz do desenvolvimento sustentável, tendo como ferramenta a implementação e certificação do sistema de gestão ambiental, com base no referencial normativo NBR ISO 14001:2004. Discute os procedimentos a serem seguidos pela administração empresarial para conformidade perante os critérios de avaliação dos sistemas de gerenciamento ambiental, pelas entidades credenciadas para certificação e fiscalização dos procedimentos de gestão. Aborda os princípios da integração da gestão ambiental com outros sistemas e suas respectivas normatizações.
 
   TOTAL
Fundamentos do Meio Biótico
Aborda os conceitos e processos básicos de ecologia, analisando os componentes dos ecossistemas, os fluxos de energia, as relações alimentares entre os organismos e os ciclos biogeoquímicos. Analisa ainda as interferências sobre o ecossistema, propiciando aos alunos visão integradora dos aspectos biofísicos e antrópicos. Caracteriza os principais ecossistemas brasileiros e discute os problemas ambientais contemporâneos decorrentes das ações antrópicas, dando subsídios para atuação do gestor ambiental.
Planejamento Ambiental
Aborda os principais instrumentos de políticas públicas de gestão ambiental no Brasil, tais como sistemas de informação por geoprocessamento, zoneamento e ordenamento territorial, licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento regional, gerenciamento costeiro, política de recursos hídricos, gestão de unidades de conservação. Discute, o papel dos principais atores responsáveis pelas políticas publicas de meio ambiente, incluindo os governos em âmbito federal, estadual e municipal, como também as organizações não governamentais e o setor privado como novos atores no processo de gestão ambiental.
Gestão e Tecnologias de Controle da Poluição da Água
Apresenta a caracterização das águas de abastecimento público e dos efluentes líquidos, discutindo os parâmetros e respectivos padrões de qualidade e de lançamento previstos na legislação ambiental. Aborda as principais tecnologias de tratamento de água e efluentes utilizando processos físicos, químicos e biológicos, incluindo o reuso de água. Discute os programas de gestão de recursos hídricos, incluindo controle de qualidade das águas, índice de qualidade das águas e gestão de bacias hidrográficas.
Metodologia de Pesquisa (disciplina EaD)
Gestão e Tecnologias de Controle da Polição do Ar
Apresenta as principais fontes de emissão e caracteriza os poluentes atmosféricos, apresentando os padrões de qualidade do ar e de emissão previstos na legislação ambiental aplicável. Discute as principais tecnologias de controle da poluição atmosférica, suas características e aplicações, fornecendo subsídios para a seleção dos processos apropriados a cada caso, considerando a relação custo-benefício.
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Apresenta e discute metodologia para caracterização e classificação dos resíduos, como também métodos e tecnologias para minimização, reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos sólidos. Aborda a legislação e normas associadas ao transporte e destinação de resíduos sólidos.
Gerenciamento de Águas Contaminadas
Aborda os conceitos em torno de áreas degradadas e analisa todas as fases do gerenciamento de áreas contaminadas, incluindo as metodologias empregadas para identificação de áreas potencialmente contaminadas, avaliação preliminar, classificação e cadastro, investigação confirmatória e detalhada, como também as tecnologias de monitoramento e remediação.
Tecnologias de Produção Mais Limpa
Aborda os fundamentos, conceitos e mecanismos de produção mais limpa, discutindo os principais instrumentos para implementação da produção mais limpa, visando à melhoria da ecoeficência.
Licenciamento/Avaliação - Impactos Ambientais
Aborda as etapas e procedimentos dos processos de licenciamento ambiental com base na legislação e normas aplicáveis aos diferentes tipos de empreendimentos. Discute os principais conceitos e definições associados à avaliação de impactos ambientais (EIA) e dos relatórios de impactos no meio ambiente (rima). Discute ainda as normas legais aplicáveis, as etapas da elaboração do EIA/rima e as metodologias e aplicações dos estudos simplificados, como RAP, RIA e PGA.
Gestão de Riscos e Emergencias Ambientais
Discute o histórico dos grandes acidentes ambientais e suas consequências socioambientais. Aborda os conceitos, definições e as principais metodologias de análise de risco, dando ênfase ao Manual de Orientação para Elaboração de Estudos de Análises de Riscos da Cetesb. Discute o desenvolvimento e implementação de planos de atendimento às emergências ambientais.
Mercado de Carbono - Projetos
Aborda os conceitos e fundamentos regulatórios associados ao protocolo de Kyoto, com ênfase nos projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL). Discute as etapas de concepção de um projeto de MDL, incluindo as metodologias de linha de base e de monitoramento, ferramentas de adicionalidade, processos de validação e verificação do projeto, até a emissão dos certificados de emissões reduzidas (CER). Discute, ainda, o mercado de carbono oficial e voluntário e as perspectivas do MDL no mundo.
Certificação e Auditorias de Sistema de GA
Aborda os conceitos e fundamentos regulatórios associados ao protocolo de Kyoto, com ênfase nos projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL). Discute as etapas de concepção de um projeto de MDL, incluindo as metodologias de linha de base e de monitoramento, ferramentas de adicionalidade, processos de validação e verificação do projeto, até a emissão dos certificados de emissões reduzidas (CER). Discute, ainda, o mercado de carbono oficial e voluntário e as perspectivas do MDL no mundo.
Gestão da Sustentabilidade Organizacional
Aborda o Desenvolvimento Sustentável e discute as variáveis que envolvem a sustentabilidade organizacional, conceituando o triple botton line e analisando os principais instrumentos de gestão relacionados, tais como governança corporativa, gestão da responsabilidade social, balanço social, adoção de indicadores do GRI e índices de sustentabilidade empresariais (ISE e Dow Jones Sustainability).

Educação Ambiental
Desenvolve a capacidade de trabalhar a problemática ambiental junto a diferentes atores sociais, como “facilitador” e “agentes multiplicadores”.Discute aspectos práticos da implantação, monitoramento e avaliação de projetos de educação ambiental em diferentes áreas de atuação.
Trabalho de Conclusão de Curso
 
   TOTAL
Proposta metodológica:
O curso integra os aspectos teóricos e práticos, propondo a participação ativa dos alunos em estudos de caso, debates, pesquisas, consulta a sites especializados, entrevistas com especialistas, além de visitas técnicas a instituições e empresas públicas e privadas.

Trabalho de conclusão de curso:
Consiste na elaboração de monografia, projeto ou artigo técnico.

Pós-graduação (lato sensu) - Especialização em Gestão Ambiental (certificado expedido pelo Centro Universitário Senac).
Inscrições abertas de:  3 de outubro de 2016 a 2 de março de 2017.
Taxa de inscrição:  R$ 50,00

Veja as etapas do processo seletivo de pós-graduação
Para candidatos brasileiros:
- 1 cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC (Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu). O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu. Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;
- 1 cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);
- 1 cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE) e CPF;
- 1 foto 3x4 recente.

Para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil:
- 1 cópia autenticada do diploma de graduação (com autorização consular e tradução juramentada, exceto se estiver em língua espanhola);
- 1 cópia do passaporte e do visto de permanência no país;
- 1 cópia de plano de seguro que garanta a cobertura de despesas médico-hospitalares e de repatriação;
- Declaração de proficiência em língua portuguesa, assinada por professor habilitado;
- 1 foto 3x4 recente.

Selecione a unidade de seu interesse e faça a inscrição on-line

Quer ser informado sobre novas turmas?
 

Outras informações sobre este curso

Pela parceria estabelecida com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), visando agregar valor educacional aos envolvidos, o Senac oferta este curso de pós-graduação com desconto diferenciado de 25%, não cumulativo, aos farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP e funcionários desse conselho.



Comerciários tem 20% de desconto na pós-graduação

Pós-graduação em Gestão Ambiental - Centro Universitário Senac from Senac São Paulo
Conheça os outros cursos
ligados à área:
Tags
pós-graduação em gestão ambiental, especialização, curso sistemas de gestão ambiental, ISO 14001, ISE, GRI, CEBDS, licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, gestão de riscos emergências ambientais, mercado de carbono, gestão da sustentabilidade organizacional, Senac sp.



Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.