Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Segurança na Operação de Empilhadeiras

Objetivo
Aperfeiçoar o profissional para operar empilhadeiras, utilizando técnicas específicas para o armazenamento, empilhamento e transporte de cargas, respeitando a legislação vigente, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores e do patrimônio.

Carga horária: 24 horas

Pré-requisito
Possuir carteira nacional de habilitação para a operação em via pública nas categorias B, C, D ou E.
Apresentar condições de saúde satisfatórias comprovadas por Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que indique estar apto para a função.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Reconhecer as diferentes atividades laborais, considerando o processo produtivo, a fim de identificar os riscos existentes.
- Identificar o processo de funcionamento das empilhadeiras, considerando características mecânicas, elétricas e de capacidade para selecionar a mais adequada ao tipo de atividade.
- Operar a empilhadeira no carregamento, descarregamento, armazenamento e transporte de materiais, considerando os aspectos de segurança e a legislação vigente, de modo a garantir o bom desenvolvimento do trabalho.

Panorama de mercado
As empilhadeiras são utilizadas nos mais diversos segmentos, como indústrias, comércio, serviços, para aperfeiçoar métodos de produção e a logística do sistema produtivo. Sua operação requer observação de cuidados distintos dos exigidos na condução de outro veículo qualquer, pois requer manobras complexas, tanto no carregamento como no transporte e no descarregamento de materiais e produtos.

De acordo com a Lei 6514 de 22 de dezembro de 1977, regulamentada pelas Normas NR 11, NR 18, NR 29 e NR 31, instituídas pela Portaria 3214 de 08 de junho de 1978 e suas atualizações, faz-se necessário o treinamento de profissionais para operar este veículo.

Público-alvo

Pessoas que necessitam se preparar para operar empilhadeiras.

Método

Proposta metodológica
O curso coloca o aluno no papel de operador do equipamento em situações que correspondam ao desenvolvimento de seu trabalho no dia a dia na empresa, bem como o reconhecimento e identificação das diversas situações de riscos existentes na atividade desenvolvida. Nesse sentido serão utilizados diálogos, exposições, análises e discussões em grupo, plenárias, jogos e vivências, filme, slides, apostila e o equipamento empilhadeira para exercícios práticos.

Programa

- Empilhadeira: características e definições.
- Área de operação da empilhadeira.
- Procedimentos e práticas de condução e operação.
- Riscos inerentes à atividade.
- Legislação vigente.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados, com frequência de 75% da carga horária total e aproveitamento satisfatório nas avaliações durante o curso, além de presença de 100% nas atividades práticas.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso para operador de empilhadeira sp, curso segurança na operação de empilhadeiras sp, curso segurança na operação de empilhadeiras do senac, armazenamento de cargas, empilhamento de cargas, transporte de cargas, Lei 6514 de 22 de Dezembro de 1977, NR 11, NR 18, NR 29, NR 31, Senac.
Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
e 0800-883-2000 para demais regiões ou pelo Fale Conosco

Copyright © 2007-2016.
Todos os Direitos Reservados.