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Curso Livre

 

Inclusão de Pessoas com Deficiência: planejamento e prática

Objetivo
Aperfeiçoar profissionais de diversos segmentos, nas áreas educacional e organizacional, para promoverem a inclusão de pessoas com deficiência, visando proporcionar o convívio em condições de igualdade entre pessoas com e sem deficiência por meio de informações, vivências e reflexões sobre o assunto.
O curso oferece subsídios que possibilitam aos participantes lidar com as questões relativas à deficiência, discutindo possibilidades, saberes e fazeres, com foco na conscientização de equipes de trabalho.

(Carga horária: 24 horas)
Panorama de mercado
Conforme dados do IBGE coletados ainda no censo de 2000, a população do Brasil era de 169.872.856, sendo que destes, 24.600.256 eram pessoas com deficiências. Entre 15 e 17 anos havia um total de 689.272 e de 18 a 24 anos esse número subia para 1.682.760.
Esses dados nos convidam a refletir sobre o tema da diversidade vista como um valor, levando-nos a enxergar as diferenças como forma de melhorar não apenas as relações interpessoais ou de dar condições de igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência ou para aquelas que por algum motivo estejam em condições de desigualdade, mas a compreender que a diversidade também pode fazer a diferença no processo produtivo, quer ele ocorra no contexto da sala de aula, quer aconteça no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, o Brasil tem adotado políticas públicas que enfatizam e ratificam essa conduta em todas as instâncias sociais, passando pelas áreas da educação e do trabalho, tornando necessária a formação de profissionais diretamente ligados aos processos de aprendizagem e de gestão de pessoas.
Este curso destina-se a profissionais da área da educação, de gestão de pessoas e das diversas áreas do conhecimento que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos sobre o trabalho com pessoas com deficiência.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Proposta metodológica
Uma combinação de estratégias compõe este curso, entre as quais se destacam: leituras, aulas expositivas, atividades práticas, vivências e trabalhos em grupo. Sensibilizações e relatos de experiência serão ponto de partida para reflexões sobre o tema. Tais estratégias permitem que o participante tome contato com as particularidades da deficiência e agregue valores e subsídios teóricos e práticos à sua atividade profissional.
- Aspectos históricos e legais da deficiência;
- Diferenças entre conceito de Integração e Inclusão;
- Cultura: homogeneidade x diversidade;
- Paradigmas da inclusão: conhecimento, reflexão, posturas e ações;
- Implantação de programas de sensibilização de equipes de trabalho para o convívio com pessoas com deficiência.
O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF
 






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Tags
curso de inclusão de pessoas com deficiência sp, curso inclusão de pessoas com deficiência planejamento e prática do senac, planejamento de inclusão de pessoas com deficiência, planejamento de inclusão de deficientes, inclusão de pessoas com deficiência, inclusão de deficientes, ações inclusivas, direitos das pessoas com deficiência, ambiente inclusivo, integração e inclusão, homogeneidade x diversidade, Senac.


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Inclusão de Pessoas com Deficiência: planejamento e prática

Objetivo
Aperfeiçoar profissionais de diversos segmentos, nas áreas educacional e organizacional, para promoverem a inclusão de pessoas com deficiência, visando proporcionar o convívio em condições de igualdade entre pessoas com e sem deficiência por meio de informações, vivências e reflexões sobre o assunto.
O curso oferece subsídios que possibilitam aos participantes lidar com as questões relativas à deficiência, discutindo possibilidades, saberes e fazeres, com foco na conscientização de equipes de trabalho.

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Panorama de mercado
Conforme dados do IBGE coletados ainda no censo de 2000, a população do Brasil era de 169.872.856, sendo que destes, 24.600.256 eram pessoas com deficiências. Entre 15 e 17 anos havia um total de 689.272 e de 18 a 24 anos esse número subia para 1.682.760.
Esses dados nos convidam a refletir sobre o tema da diversidade vista como um valor, levando-nos a enxergar as diferenças como forma de melhorar não apenas as relações interpessoais ou de dar condições de igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência ou para aquelas que por algum motivo estejam em condições de desigualdade, mas a compreender que a diversidade também pode fazer a diferença no processo produtivo, quer ele ocorra no contexto da sala de aula, quer aconteça no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, o Brasil tem adotado políticas públicas que enfatizam e ratificam essa conduta em todas as instâncias sociais, passando pelas áreas da educação e do trabalho, tornando necessária a formação de profissionais diretamente ligados aos processos de aprendizagem e de gestão de pessoas.
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Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Proposta metodológica
Uma combinação de estratégias compõe este curso, entre as quais se destacam: leituras, aulas expositivas, atividades práticas, vivências e trabalhos em grupo. Sensibilizações e relatos de experiência serão ponto de partida para reflexões sobre o tema. Tais estratégias permitem que o participante tome contato com as particularidades da deficiência e agregue valores e subsídios teóricos e práticos à sua atividade profissional.
- Aspectos históricos e legais da deficiência;
- Diferenças entre conceito de Integração e Inclusão;
- Cultura: homogeneidade x diversidade;
- Paradigmas da inclusão: conhecimento, reflexão, posturas e ações;
- Implantação de programas de sensibilização de equipes de trabalho para o convívio com pessoas com deficiência.
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