Senac | São Paulo
Menu
Senac São Paulo
Busca

Cursos Livres

Estratégias para Elaboração do PPRA

Objetivo
Aperfeiçoar o profissional para elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) adequado às características da empresa, para contribuir com a prevenção de acidentes de trabalho e, mais especificamente, das doenças ocupacionais.

Carga horária: 16 horas

Pré-requisito
Formação na área de segurança e saúde do trabalho.

Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo
Curso Livre Estratégias para Elaboração do PPRA

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Prever e reconhecer os riscos ambientais ocupacionais existentes, baseando-se nas normas relativas à higiene ocupacional e na observação do ambiente e da atividade laboral.
- Avaliar qualitativa e, quando necessário, quantitativamente, os riscos ambientais ocupacionais, utilizando-se de equipamentos e metodologias, de acordo com os requisitos legais adequados para conhecer as reais condições do ambiente em que atuam os trabalhadores da empresa.
- Propor medidas de controle dos riscos ambientais ocupacionais provenientes de agentes físicos, químicos e biológicos, analisando-os com base nos limites de tolerância e nos níveis de ação previstos em normas, e estabelecendo um cronograma de ações preventivas e/ou corretivas conforme as recomendações normativas.
- Sistematizar as informações obtidas e comunicá-las adequadamente, a fim de promover as mudanças necessárias.

Panorama de mercado
A Portaria nº 25, de 29/12/94 alterou a Norma Regulamentadora nº 9 e introduziu o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. A partir dela, a NR 9 “[...] estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.” (NR9, 9.1.1)

Assim, o curso prepara profissionais para elaborarem, implantarem e implementarem adequadamente o PPRA, tendo em vista a legislação vigente. Estes profissionais poderão atuar nas mais diversas empresas, tanto como empregados quanto como prestadores de serviço.

Público-alvo

Este curso destina-se a profissionais da área de segurança e saúde do trabalho, tais como engenheiros, tecnólogos e técnicos de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho e higienistas ocupacionais.

Método

O curso prevê atividades em grupo, estudo de casos, discussões em plenária e exposições dialogadas, visando aproximar o aluno da realidade do mercado de trabalho.


Programa

- Os parâmetros da legislação para análise dos riscos ambientais ocupacionais.
- Equipamentos adequados à quantificação dos riscos ambientais ocupacionais.
- Avaliação e análise dos riscos ambientais ocupacionais.
- Responsabilidade legal da empresa e dos envolvidos pelas não conformidades na elaboração do PPRA e nas ações de controle de risco ambientais ocupacionais.
- A importância da negociação do cronograma de ações para a implantação e implementação do PPRA.
- Hierarquização das medidas de controle.
- A dinâmica do PPRA: construção do documento base, atualização e (adequação à realidade das condições de trabalho e das atividades laborais.
- O PPRA como instrumento de gestão e prevenção de acidentes de trabalho e sua interface com os demais programas da área.
- A importância da terminologia adequada na elaboração do PPRA.
- Apropriação das informações oriundas do Mapa de Riscos para elaboração do PPRA.

Certificação

O Senac confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados, que cumprirem 75% da carga horária total do curso.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Matrículas abertas! Clique na unidade de seu interesse para conhecer valores, datas e horários.

 
Confira outras Unidades com Inscrições Abertas para este curso.
 
O Senac reserva-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o programa.

Quer ser informado sobre novas turmas? Selecione a unidade e registre seu interesse.

 
Tags
curso elaboração do PPRA sp, curso estratégia para elaboração do PPRA do senac, estratégia para elaborar o PPRA, PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, prevenção de acidentes de trabalho, prevenção doenças ocupacionais, NR9, implantação do PPRA, implementação do PPRA, riscos ambientais ocupacionais, controle de riscos ambientais ocupacionais, mapa de riscos para elaboração do PPRA, Senac.